As 10 Maiores Favelas do Rio de Janeiro – Conheça!

0

O Rio de Janeiro é um estado famoso pelas praias e outras belezas naturais que possui. Provavelmente, você já conhece ou mesmo planejou alguma viagem para lá.

Além do lado turístico, é comum encontrarmos na TV as favelas do Rio de Janeiro. E, a partir disso, surge uma série de curiosidades nos indivíduos que moram em outros estados ou mesmo países. A seguir, conheça algumas curiosidades sobre o assunto!

Lista de maiores favelas do Rio de Janeiro

Afinal, quais são as maiores favelas do Rio de Janeiro? Neste tópico, preparamos um top 10 com as mais faladas de todo o Brasil e mundo (e que você provavelmente já ouviu alguma informação a respeito).

  • Rocinha

A Rocinha pode ser considerada a maior favela do Estado do Rio de Janeiro, e também de todo o país. Estima-se que aproximadamente 160.000 pessoas vivam lá – não é a toa que ela ocupa o primeiro lugar do ranking!

  • Complexo do alemão

Situado na cidade Rio de Janeiro, esta favela abriga aproximadamente 70.000 pessoas – o que se aproxima a população de muitas cidades brasileiras.

VEJA TAMBÉM ESSE POST:  Quanto Custa uma Prótese Dentária Fixa (2020)
  • Complexo da Maré

Com aproximadamente 80 anos de história, esta favela também se destaca dentre as maiores do RJ, seja pela sua popularidade como também pelo grande número de habitantes.

  • Vidigal

Devido a sua vista privilegiada para inúmeras praias da “cidade maravilhosa”, o Vidigal atrai todos os anos milhares de turistas.

  • Mangueira

Embora esta favela tenha uma menor população que as demais, ela chama atenção de todo o Brasil principalmente pela Escola de Samba que leva seu nome, e anualmente se apresenta no carnaval do RJ.

  • Vila Cruzeiro

Ainda que esta esteja dentre as maiores favelas do Rio de Janeiro, a sua fama e popularidade ocorrem principalmente pelo fato de ser um local extremamente perigoso.

  • Manguinhos

Assim como a Vila Cruzeiro, aqui nota-se um grande número de violência e ocorrências policiais todos os meses, devido principalmente ao tráfico de drogas.

  • Jacarezinho

Se você acompanha os noticiários, é provável que já tenha ouvido falar nesta favela, uma das maiores do país, e também com grande ocupação policial.

VEJA TAMBÉM ESSE POST:  Quanto Custa o IPVA do Optimus Prime (2020)
  • Rio das Pedras

Com aproximadamente 60 mil habitantes, esta também é uma das favelas de destaque do Rio de Janeiro.

Maiores favelas do Rio de Janeiro

Qual a mais conhecida? Qual a mais visitada?

Sem dúvidas, a favela da Rocinha é o maior alvo de turistas, sejam eles brasileiros ou estrangeiros. Além das inúmeras vistas privilegiadas que o local oferece, também é preciso reconhecer que esta comunidade é abrigo de vários projetos sociais.

Ao mesmo tempo, a Rocinha é um local onde ocorrem muitos confrontos policiais, e se você deseja visitá-la, é preciso estar atento a tal detalhe!

História sobre as favelas do Rio de Janeiro

Afinal, como nasceram as favelas do Rio de Janeiro? Qual foi o motivo que levou inúmeros povos a ocupar estas regiões e morros da cidade maravilhosa?

No final do século XIX, após uma batalha famosa na história brasileira (chamada Guerra de Canudos), inúmeras pessoas começaram a habitar morros da Bahia. Em tais locais, havia uma planta chamada de “faveleira” pelos novos habitantes.

A partir de então, pessoas que viviam em morros começaram a chamá-los de favelas, e desde este momento o nome é do conhecimento de todos os brasileiros.

Em se tratando do Rio de Janeiro, quando houve a demolição de inúmeros cortiços no centro da cidade (com o objetivo de tornar a cidade mais “limpa”), pessoas com condição socioeconômica mais baixa passaram a habitar os morros (ou, favelas).

VEJA TAMBÉM: Mais curiosidades

Facções e milícia

As milícias existem nas comunidades do Rio de Janeiro há algumas décadas, e são formadas por inúmeros moradores locais (incluindo bombeiros, policiais e outros) para impedir que traficantes ou outros indivíduos tomem a comunidade.

VEJA TAMBÉM ESSE POST:  Cauda ou Calda: Como se escreve? Significado

Cada vez mais, a polícia tem tentado combater o tráfico nas favelas do Rio de Janeiro, o que é um ponto positivo não apenas para os moradores locais, como também a todos que desejam turistar pela região!

Tarcísio Oliveira
Formado em administração na Universidade de São Paulo (USP) em 2015. Adoro temas relacionados a finanças, principalmente mercado financeiro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui