Atrás ou Atraz: Qual é o Certo? Como Se Pronúncia

Saiba qual é o certo se é atrás ou atraz. Além disso, confira como se pronuncia essa palavra, confira dicas exclusivas de português e muito mais. Este artigo está cheio de conteúdo interessante, fique bem atento para não perder nada.

O uso de “s” ou “z” em algumas palavras acaba gerando muitas dúvidas, principalmente quando elas não mudam muito o pronunciamento. Um exemplo disso são as palavras atrás e atraz, que possui a mesma sonoridade, mas só uma delas é correto escrever.

Atrás ou Atraz: Qual é o certo?

O jeito certo de escrever essa palavra é atrás, com s no final e não z. A palavra atraz, com z no final está escrita errada. Para quem não sabe, atrás é um advérbio de lugar, ele serve para indicar alguma coisa ou alguma pessoa que se encontra em posição atrás de algo ou alguém. Pode indicar também tempo e lugar anterior, já passado, exemplo: Há um bom tempo atrás.

Trás ou traz? Como se escreve?

Trás e traz são palavras com sentidos diferentes, mas as duas existem. Trás é sinônimo de atrás, após e detrás, agora a palavra traz é a conjugação do verbo trazer. Portanto, essas duas palavras estão certas, mas tem sentidos e são usadas de formas diferentes.

Portanto, trás é um advérbio de lugar, indica uma posição posterior, isso quer dizer atrás, após, como: por trás, para trás, de trás, etc. Agora, a palavra traz é a forma conjugada do verbo trazer, que quer dizer levar, transportar para perto da pessoa que fala, como: traz para mim, traz para aqui, traz isso, ela traz, você traz, traz a maquiagem, etc.

Confira agora algumas frases com o uso correto das palavras trás e traz:

  • Passe por trás daquela cadeira para não pisar nos cacos de vidro.
  • A fofoqueira passou você para trás.
  • Não olhe para trás agora, a sua ex está vindo.
  • Rafael traz muito serviço para fazer em casa.
  • O caminhoneiro é quem traz os produtos para a cidade.
  • Meu tio traz, no carrinho, bastante coisa do supermercado.

VEJA TAMBÉM: Como abrir os poros

Atrás ou Atraz

Como Se Pronúncia Atrás

Atrás se pronuncia do mesmo jeito que se escreve, com o som no final de “s” mesmo. A palavra atrás possui sua origem no latim ad trans, por isso deve ser escrita com s no final e não com z. Inclusive, todas as palavras cognatas de atrás devem ser escritas com s, como: traseira, trás, atrasar, atrasado, atraso.

Portanto, saiba que a maneira certa de escrever é atrás, e não atraz, e o jeito que se pronuncia é igual a maneira que escreve, com o som de s no final.

Dicas de português

  • Agora, vamos mostrar algumas dicas de português que você precisa saber para não passar vergonha. Para começar, saiba que o correto é utilizar a palavra menos e não menas, pois o termo menas não existe, mesmo se referindo a palavras femininas, use sempre menos.

Outra dúvida muito comum é em relação as palavras seje e seja, esqueça o seje e o esteje, essas palavras são usadas de maneira errada. O certo de escrever e falar é seja e esteja. “A” ou “Há” também é algo que gera muita dúvida entre os brasileiros.

Saiba que para indicar tempo passado, é preciso usar o verso haver. Exemplo: Trabalho na área de contabilidade há 12 anos. A palavra “a” como expressão de tempo, é usada para indicar futuro ou distância. Exemplo: Irei comunicar ao reitor daqui a dois dias. Ou então: Ela mora a três horas do trabalho. Agora que você já conferiu algumas dicas importantes de português, aproveite para compartilhar com as pessoas, para elas não errarem mais também.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.