Azaléia: Como Plantar, Como Cuidar, Preço

Confira tudo sobre Azaléia através deste post, como plantar, como cuidar, preço, cores e muito mais. Se quer saber mais sobre a Azaléia então continue acompanhando este artigo que nele vamos mostrar tudo sobre essa planta.

A Azaléia é uma planta colorida e florida que atrai a atenção de qualquer pessoa onde está. Por esse motivo, ela é uma das plantas mais requisitadas atualmente na hora de montar um jardim ou plantar um vaso. Por isso, hoje vamos falar dessa linda planta que se destaca.

Significado da Azaléia flor

A Azaleia é um arbusto de porte médio originária do Japão que se adaptou muito bem no Brasil. Ela é uma planta muito bonita que produz flores que podem ser simples ou dobradas e de variadas cores. O interessante é que cada uma delas tem um significado, e os principais são a alegria de amar e a perserverança.

A Azaléia dá variados tipos de flores, o que faz dela um grande destaque. E, é por isso que ela é muito usada para decoração de casas e outros tipos de locais, pois a sua beleza deixa qualquer lugar muito mais bonito e aconchegante. Mas, é preciso tomar cuidado com essa planta em locais que tem animais como o cachorro, pois ela não deve ser ingerida já pode ser tóxica.

A Azaléia floresce uma vez por ano e essas plantas são bem resistentes. Elas podem chegar a atingir até 2 metros de altura, mas na grande maioria das vezes ela é encontrada em porte pequeno e médio, além de serem muito usadas em jardim, também são encontradas em vasos.

Como cuidar da Azaléia

Uma das vantagens da Azaléia é que ela é bem resistente e se adapta de forma fácil tanto em ambientes internos quanto externos. Em ambientes internos é importante que o solo seja ácido e fique bem drenado e a planta precisa ficar em um local bem iluminado, em um ambiente mais úmido.

Algo que ajuda a manter a umidade da planta é colocar um prato com pedras molhadas no fundo do vaso. Assim que ela florescer, o ideal é mudar o vaso para a parte mais fria da casa, pois assim ela vai se adaptar e desabrochar de forma natural nos meses de primavera. O solo da Azaléia precisa ser úmido, porém nunca encharcado, por isso é recomendado usar vasos que tenham furos.

Em relação a rega, essa planta deve ser regada pela manhã, pois assim ela tem o dia todo para absorver a água e também para secar as folhas. E é importante molhar as folhas durante as regas, pois essa planta absorve água pelas folhas. Saiba que essa planta não precisa de regas constantes, mas o solo precisa estar sempre úmido.

E para que essa planta consiga ter mais flores é importante fazer uma poda anual. O ideal é que a poda seja realizada depois da floração e é recomendado usar tesouras próprias para poda, para evitar o desgaste nos galhos.

Agora, para cuidar das azaleias em ambientes externos é mais fácil ainda, pois essas plantas são mais fáceis de cuidar fora de casa, já que elas são muito resistentes e não precisam ser protegidas do sol. Mas, de qualquer forma é interessante que essa planta tenha um pouco de sombra, para que assim o solo consiga se manter úmido.

Mudas novas precisam ser regadas em dias alternados até que estejam desenvolvidas por completo. Após estarem crescidas, as regas podem ser um pouco menos frequentes. Além disso, ela também deve ter as suas folhas molhadas, de preferência pela parte da manhã. E, nos período de seca é importante prestar atenção para manter a planta sempre hidratada.

Também é importante podar a planta, pois as podas auxiliam a planta a dar mais flores no próximo período. Por isso, corte os ramos em excesso e retire também os galhos mortos e secos.

VEJA TAMBÉM: 5 plantas para muro

Azaléia como plantar

Como plantar a Azaléia

O solo recomendado para plantar a Azaléia é o que tem PH mais ácido, com terra preparada e uma parte de areia. Se for plantar em um vaso, ele precisa ter boas condições de drenagem para que a planta não sufoque com as regas. Uma indicação é fazer o uso de casca de pinus ou argila expandida sobre a terra.

Para ter mudas novas, é preciso escolher ramos fortes, que tenham galhos laterais e folhas e que tenham de 7 a 10 cm de comprimento. Para isso, é preciso retirar as folhas da base deixando apenas quatro folhas na parte superior do galho e colocar os galhos na terra misturado com areia e sem adubação prévia.

Fique sabendo que os galhos demoram em torno de sessenta dias para criar raízes e, após esse tempo, já podem ser transportados para o vaso ou canteiro em que for colocar essa planta. Além disso, é preciso ter muito cuidado para não deixar a terra encharcada e matar a planta.

Azaléia gosta de sol?

Sim, a planta Azaléia gosta de sol. Elas precisam tomar luz direta do sol por pelo menos quatro horas por dia, porém precisam também ficar abrigadas do vento e da chuva, se não podem acabar morrendo.

Cores da Azaléia

A Azaléia pode ser encontrada de várias cores, sendo as principais rosa, vermelha, branca, amarela e mescladas. Essa é uma das plantas mais bonitas que existe e, o bom é que o seu cultivo é bem fácil.

Como fazer muda

Para fazer muda da Azeléia comece primeiro cortando ramos da planta, de preferência corte galhos médios, que não sejam muito pequenos e faça isso com o auxílio de uma tesoura especial. Depois, retire as folhas de forma cuidadosa da parte de baixo do ramo e deixe três camadas de folhas na parte de cima do galho.

Depois, pegue vasos pequenos ou sacos plásticos próprios para mudas e coloque uma mistura de três partes de terra e uma de areia. Realize um buraco central na terra antes de colocar a muda que foi cortada. Em seguida, corte a parte superior de garrafas PET e encaixe nas mudas enterrada levemente no solo. Saiba que é preciso regar pouco a muda e levar a garrafa cortada para trocar o ar.

Preço da Azaléia

O preço da Azaléia é em torno de R$50,00, mas varia muito.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *