Como Cuidar da Unha Caída (Como Tratar)

Saiba como cuidar da unha caída com as dicas que vamos dar neste post. Além disso, veja como tratar, remédio caseiro para resolver, confira se unha arrancada nasce de novo e muito mais.

Infecção fungosa, tombos, sapatos muito apertados e traumas são algumas das causas da perda de uma unha. Quando uma unha cai a pele por baixo dela fica exposta, o que não é nada bom, pois pode entrar fungos e bactérias e até causar dor.

Como cuidar da unha caída

De início limpe a ferida com a ajuda de uma gaze embebida em soro fisiológico. Depois de ter feito essa limpeza, cubra com gaze e prenda com uma fita. Lembrando que é essencial trocar a gaze todos os dias, fazendo a limpeza da lesão.

Mas, de qualquer forma quando uma unha cai o ideal é ir até um médico ou podólogo, para que ele veja a lesão e consiga conduzir o melhor tratamento para que o caso evolua. Inclusive, o médico pode até prescrever alguns medicamentos para acelerar o processo de crescimento da unha.

Portanto, se a sua unha caiu procure um médico o mais rápido possível, e depois de fazer a limpeza no local lesionado, faça um tipo de curativo pode ser utilizando gaze. Que, os próximos cuidados com o local o médico que irá passar.

Como tratar unha caída

Se a sua unha caiu e estiver sangrando, então faça uma leve e contínua pressão na base da unha utilizando uma gaze por cerca de cinco minutos. E, deixe a sua mão ou o seu pé elevado (o local onde caiu a unha) para conter o fluxo.

Depois, mergulhe a região na água pode ser tanto morna quanto gelada. Pois, assim vai ajudar na limpeza do local e também no controle da dor. É importante deixar a região afetada dentro da água por cerca de dez minutos.

Caso a unha não tenha caído totalmente, não puxe ela. Pode ser muito incomodo ficar com a unha assim, mas cubra ela com o auxílio de uma gaze e fita micropore para proteger. Além disso, nesse tempo não use calçados apertados para não piorar a situação.

VEJA TAMBÉM: Oração para o marido

Como Cuidar da Unha Caída

Remédio caseiro para unha que caiu

Não é recomendado aplicar remédio caseiro na unha que caiu, o ideal é procurar um médico o quanto antes. Mas, saiba que tem alguns remédios caseiros que podem até ajudar, mas não recomendamos passar sem antes consultar um médico.

O óleo de tea tree por exemplo, mais conhecido como óleo de melaleuca, contém um composto, que de acordo com alguns estudos, tem efeito antifúngico e bactericida, o que pode até ajudar no processo quando uma unha cai.

Para usar é recomendado pingar uma gota diretamente na unha lesionada, umas duas vezes no dia, depois da lavagem do local com água corrente. O tratamento deve ser mantido durante cerca de quatro semanas mais ou menos.

Em grande parte dos casos não tem efeitos colaterais com o uso desse óleo, mas quem possui a pele mais sensível deve misturar a gota desse óleo com uma gota de um óleo vegetal, como o de abacate ou o de coco, antes de aplicar na unha afetada. De qualquer forma, não recomendamos o uso desse óleo sem antes consultar um médico.

Hematoma embaixo da unha

Hematoma embaixo da unha mais conhecido como hematoma subungueal acontece quando existe um acúmulo de sangue embaixo da lâmina ungueal depois de um trauma. Geralmente o hematoma não compromete a unha inteira, e geralmente é absorvido pelo organismo e vai subindo junto com o crescimento da unha, até sumir.

Unha arrancada nasce de novo

Se o motivo dela ter sido arrancada foi simples, ela nasce sim de novo. É muito raro, mas existem casos que ela não nasce novamente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.