Skip to content

Como Cuidar de Samambaia em Apartamento (GUIA COMPLETO)

Saiba como cuidar de Samambaia em apartamento através deste artigo. Nele vamos mostrar além do cuidado necessário, o preço, o adubo caseiro que precisa ser usado e muito mais informações relacionadas a essa planta.

Ter uma planta em casa pode trazer muitas vantagens, pois geralmente as plantas deixam o ambiente mais alegre e agradável, fresco e ainda contribui com a saúde dos residentes do local. Mas, não são todas as plantas que se adaptam bem em ambientes internos como apartamentos, por isso é importante estar atento a isso.

Como cuidar de Samambaia dentro de apartamento

A Samambaia é uma planta que vive bem em clima tropical e cresce nas florestas, principalmente em regiões úmidas. Porém, isso não impede que ela possa ser cultivada dentro de casa, pois ela se adapta muito facilmente em locais com pouca luz, não precisando de muita manutenção.

Para ter Samambaia em apartamento é preciso que o solo seja feito com matéria orgânica, e é necessário que a temperatura se mantenha entre 18 e 24 graus, que é o ideal para essa planta. Em relação a iluminação é preciso deixar ela com uma luz natural indireta, sem muita intensidade.

Além disso, para reter melhor a umidade o ideal é usar vasos de plástico e não de barro. É importante também ficar sempre atento em relação a hidratação dessa planta, verificando se ela precisa de mais água, se a superfície estiver seca é porque precisa. Se for preciso pode usar um umidificador para ajudar.

É necessário trocar a terra do vaso durante um tempo e, na primavera e outono deve aplicar fertilizantes. E, na primavera é importante dividir e replantar a samambaia. Se seguir todas essas dicas corretamente de como cuidar de Samambaia dentro de apartamento, ela irá crescer forte e saudável.

Como cuidar de Samambaia no vaso

Para cuidar de Samambaia no vaso primeiro é preciso saber onde ela deve ser colocada que é em um ambiente com sombra, mas é importante também que ela receba um pouco da luz do sol, mas de forma suave. Por isso, o ideal é cultivar essa planta próximo à janela.

Como já foi dito nas dicas a cima, o vaso para colocar a Samambaia deve ser de plástico, pois os de barro não retém tanta umidade. As Samambaias precisam ser cultivadas em ambientes úmidos e os solos delas também precisam estar úmidos, por isso, é importante regar essa planta todos os dias. Mas, não regue ela toda hora, pois ela não pode ficar encharcada, somente úmida.

A temperatura ideal para a samambaia é perto dos 21 graus, elas não se adaptam bem em ambientes frios abaixo de 15 graus. Caso o local onde você mora esteja com o clima abaixo dessa temperatura, então é preciso encontrar soluções para aumentar a temperatura. Uma dica é deixar a planta dentro do banheiro, já que esse é um dos lugares mais úmidos da casa.

Em relação ao adubo das Samambaias é preciso encontrar um bom para elas. Para isso, saiba que existem centros de jardinagem para comprar adubo de plantas caseiras, você pode comprar o seu nesse lugar. É preciso aplicar todo mês o adubo nas Samambaias para que elas tenham os nutrientes necessários. Mas, saiba que é preciso esperar seis meses em média depois do plantio para começar a adubar.

Mesmo as Samambaias que ficam dentro de casa estão sujeitas a desenvolver doenças, principalmente se não tiverem em ambientes úmidos. E, caso isso aconteça é preciso cortar as áreas que estiverem danificadas, para isso é necessário utilizar uma tesoura de poda para tirar a parte danificada. Saiba que se essa planta não estiver sendo cuidada corretamente ela pode morrer.

A Samambaia é uma planta que tem um crescimento acelerado e, dessa forma, é bem capaz dela ultrapassar o tamanho do vaso. Para evitar que isso aconteça, é recomendado fazer o transplante dessa planta para um vaso maior. Mas, antes de fazer isso é essencial conferir a saúde da planta.

VEJA TAMBÉM: Alamanda Amarela

Como Cuidar de Samambaia em Apartamento

Adubo caseiro para Samambaia

Primeiramente, saiba que a Samambaia precisa de muito cálcio, então ao fazer o adubo caseiro é preciso ter esse item em destaque, que pode ser por meio de cascas de ovos, torta de mamona ou farinha de ossos. Para fazer adubo caseiro para essa planta você pode misturar uma colher de torta de mamona e uma de farinha de osso e colocar no solo pelo menos uma vez por mês.

Outra opção de adubo caseiro para Samambaia é fazer o uso de restos orgânicos vegetais que tiver em casa, mas é preciso triturar eles antes de misturar na terra. O bom de usar restos orgânicos vegetais é que além de economizar dinheiro, o processo é todo feito em casa com itens que você já tem. Os materiais que você pode usar para fazer adubo podem ser cascas de frutas e vegetais, pedaços de legumes, etc.

Como cuidar de Samambaia Americana, havaiana, holandesa

Para cuidar corretamente de Samambaia Americana, havaiana ou holandesa é preciso primeiro que você coloque essa planta em um lugar de meia sombra e mantenha o vaso úmido. Além disso, é essencial fazer a mistura correta de adubos, para a planta ficar bonita, já mostramos acima como faz a mistura de farinha de osso com torta de mamona.

Com a mistura feita é só espalhar na terra a cada 40 dias. E, outra dica é que você pode borrifar também as folhas num mês com NPK 20-20-20 e, no outro, com NPK 15-05-30, de acordo com as instruções certas de diluição contidas na embalagem.

Samambaia dentro da sala

A Samambaia é muito usada dentro de casa, principalmente na sala. Mas, ela também pode ser colocada em banheiro, cozinha, varanda, hall de entrada, etc. Essa planta é uma ótima decoração, mas para estar sempre bonita é preciso saber cuidar bem dela.

Preço da Samambaia

O preço médio da Samambaia é R$20,00. Porém, saiba que esse valor varia muito, pois depende de diversos fatores como a espécie, o lugar que está comprando essa planta e muitos outros. Esse preço é só uma estimativa de quanto está custando.