Skip to content

Como Cuidar de uma Palmeira (RESOLVIDO)

Saiba como cuidar de uma Palmeira através deste artigo. Nele vamos mostrar os tipos de palmeiras que existe, vamos dar dicas sobre elas, mostrar como tratar delas doentes e muito mais. Então, fique atento a este artigo para conferir tudo sobre as palmeiras.

Se você tem palmeiras em casa ou pretende ter uma, saiba que é preciso saber cuidar bem delas para que elas fiquem além de bonitas, saudáveis. Cuidar de palmeira é muito simples e a seguir vamos mostrar tudo o que precisa ser feito para cuidar dessa planta corretamente.

Como cuidar de uma palmeira

Existem muitas espécies de palmeiras, porém a maioria delas praticamente necessitam dos mesmos cuidados. Por isso, para cuidar de uma palmeira primeiro é preciso estar atento em relação à hidratação, pois não é aconselhado deixar o solo secar totalmente, já que quando isso acontece as folhas passam a ficar em um tom marrom, o que indica que a saúde da planta não vai bem.

Por isso, o indicado é regar a planta de forma moderada a cada quinze dias, em uma quantidade suficiente para manter o solo úmido. Mas, lembre-se que a palmeira não deve ficar com o substrato encharcado, somente úmido. Caso essa planta receba muita água, as folhas ficam amareladas.

Ao longo dos quinze dias em que a planta não é regada, é indicado borrifar água nela toda, de maneira que ela fique com umidade para crescer de forma adequada. Saiba que as palmeiras de interior não gostam da luz direta do sol, por isso, o ideal é colocar elas à meia luz em lugares onde recebam pouca luminosidade.

Ao encontrar folhas mortas na palmeira é importante cortar elas, por pelo menos sete centímetros do tronco. Fazendo isso, a planta vai ter mais energia para crescer e ficará mais saudável e bonita. As palmeiras geralmente tem um crescimento lento, por isso, se quer promover um crescimento mais rápido você pode procurar uma loja especializada em plantas e pedir um adubo específico e acrescentar nela de acordo com as orientações passadas.

Como Cuidar de uma Palmeira

Tipos de palmeiras

Existe uma variedade muito grande de palmeiras e normalmente elas são muito vistas em varandas, jardins e canteiros. Para ser mais exato, existem cerca de duas mil espécies de palmeiras catalogadas. Devido a grande variedade, fica até difícil escolher o tipo de palmeira para compor um ambiente.

As palmeiras são plantas tropicais oriundas de países como a África, Sul da Ásia e América Latina. Ao plantar uma palmeira é muito importante conferir todos os detalhes da espécie, pois tem algumas que podem crescer muito atingindo até 40 metros de altura, como é o caso da Palmeira Imperial. E por isso, é importante analisar bem os detalhes do local onde ela será plantada, para evitar problemas futuros.

VEJA TAMBÉM: Como cuidar de uma planta jiboia

Mas, saiba que tem espécies de palmeiras que podem ser plantadas em canteiros ou vasos, e outras por conta do seu crescimento, são mais recomendadas para serem plantadas em áreas externas, como jardins. Vamos citar agora alguns tipos de palmeiras:

  • Palmeira Areca;
  • Palmeira Azul;
  • Palmeira Leque;
  • Palmeira Garrafa;
  • Palmeira Laca;
  • Palmeira Imperial;
  • Palmeira Triângulo;
  • Palmeira Rabo de Raposa;
  • Palmeira Ráfia;
  • Palmeira Washingtonia.

Como tratar palmeiras doentes

Primeiro é importante verificar o motivo dela estar doente, se for por conta de fungos é preciso controlar eles. Para isso, é recomendado a poda das folhas afetadas e sua retirada do local de plantio. Em viveiros, é preciso que as mudas afetadas sejam retiradas do local para que assim não haja contaminação com as plantas sadias e, também é importante promover um espaçamento maior entre as mudas para impedir que o fungo se prolifere.

Caso não tenha muita experiência com plantas, então o recomendado é pedir orientações para profissionais especializados, para que assim, a sua planta volte a ser saudável e não morra.

Dicas sobre as palmeiras

Como existem diversos tipos de palmeiras, cada espécie possui necessidades específicas, por isso, se tiver dúvida em relação as regas por exemplo, você pode definir a quantidade de água de acordo com a exposição solar. Se a palmeira recebe luz solar direta todos os dias, então ela precisa de rega por pelo menos a cada dois dias. Agora, se ela fica exposta ao sol de forma constante, o ideal é que ela seja regada diariamente.

Como prevenir é melhor do que remediar é importante conferir a saúde da palmeira constantemente. Para fazer isso, busque por pontos felpudos que normalmente ficam localizados de baixo das folhas, pois podem ser um sinal de que a planta precisa de mais cuidados. Além disso, manchas nas folhas podem ser ácaros, e para tratar é preciso tirar as partes afetadas. Folhas queimadas podem indicar que a planta está recebendo muito sol ou regas demasiadas. E, se a palmeira estiver crescendo para fora do solo, esse é um sinal bom que indica que ela está saudável. Portanto, cuide bem da sua palmeira.