Como Cuidar de Violetas (Adubo Caseiro)

Saiba através deste artigo como cuidar de violetas. Então, se você tem essa planta ou pretende ter, saiba que esse post está cheio de conteúdo exclusivo sobre Violetas, por isso, fique atento e acompanhe para não perder nada.

As violetas são lindas flores que embelezam qualquer lugar onde estão presentes. Elas são muito populares e são encontradas no mundo todo, sendo símbolo de amor entre casais e divindades. O cuidado com essa flor é muito simples, e o bom é que ela se adapta fácil a diversos tipos de solo e clima.

Adubo caseiro de violetas

A adubação é um passo fundamental para que as violetas tenham um cultivo florado, fiquem saudáveis e bonitas. Por isso, busque no mercado de adubos e floricultura, adubos específicos para a floração de violetas de solução NPK (nitrogênio, potássio e fósforo) para aplicar nelas. Mas, saiba que também tem como fazer uma produção caseira desse tipo de fertilizante, usando cascas de ovos, banana e húmus.

Para fazer o fertilizante caseiro é só misturar húmus, banana e cascas de ovos, que esses ingredientes contém a porção ideal de nitrogênio, potássio e fósforo, garantindo tudo o que as violetas precisam. A banana é rica em potássio, as cascas de ovos em fósforo e o húmus tem uma grande quantidade de nitrogênio, fornecendo assim os nutrientes essenciais para o cultivo da violeta.

Como cultivar violetas para sempre

Para cultivar violetas é preciso ter alguns cuidados específicos, principalmente em relação a luz que incide sobre a planta. É importante que você saiba que a violeta tem uma necessidade grande de iluminação, para que consiga fazer fotossíntese e florescer da melhor maneira possível. Porém, é legal ressaltar que a luz não pode incidir de forma direta sobre as folhas e flores da violeta, pois essa planta é sensível ao sol e pode acabar queimando se ficar muito exposta.

Além disso, a irrigação é um fato que precisa de atenção. Essa planta não suporta receber regas excessivas, pois isso acaba impedindo o crescimento saudável dessa planta, devido aos fungos que acabam prejudicando as raízes da mesma. Por isso, o ideal é sempre manter o solo úmido, mas nunca encharcado.

Outro fator que precisa de cuidado é em relação a temperatura do ambiente. A violeta não consegue ter uma boa resistência aos tempos frios, por isso, é importante colocar ela em um lugar mais protegido nos dias frios, para evitar problemas. Mas, essa planta também não suporta muito calor, temperaturas acima de 30ºC podem acabar inibindo o florescimento da planta.

Inclusive, saiba que é mais interessante cultivar a violeta em vasos, pois como ela tem necessidade de luz indireta, essa planta em vaso fica mais fácil de controlar essa questão. Por isso, busque por vasos de barro, pois eles absorvem umidade e não deixam o solo ficar encharcado, garantindo assim o desenvolvimento saudável dessa planta e também florido.

VEJA TAMBÉM: Como cuidar de antúrio

Como Cuidar de Violetas

Como podar violetas

É muito importante realizar a poda das violetas corretamente, para isso, saiba que o momento ideal é durante a floração. As flores que já estiverem murchas precisam ser cortadas, para que assim os nutrientes se dediquem as novas flores, inclusive, as flores amareladas e mortas precisam ser retiradas o mais rápido possível, para que o desenvolvimento da planta não seja prejudicado. Além disso, os pulgões da violeta também precisam ser tirados.

Substrato para violetas

O substrato ideal para as violetas precisa ser bem leve para permitir a respiração das raízes dessa planta. E, também precisa ser rico em matéria orgânica e nutrientes. O substrato para hortaliças é uma boa opção para o plantio. Mas, também é possível fazer um substrato a base de areia grossa, terra vegetal e outros materiais, para aumentar a aeração das raízes como galhinhos, turva, casca de pinus, entre outros.

Como cuidar de violetas doentes

Antes de tudo é preciso identificar o que a violeta tem, pois ela pode estar com alguma doença, apresentar pragas, entre outros. E, o cuidado que ela irá precisar vai depender disso, por isso, identifique o que essa planta tem. Depois, você pode trocar a violeta de vaso, alimentar ela melhor, não exagerar na hora das regas, etc. Mas, o ideal mesmo é prevenir que a violeta fique doente cuidando bem dela com as dicas mencionadas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *