Como denunciar um Advogado na OAB (2021)

Saiba como denunciar um advogado na OAB através deste artigo. Se por algum motivo você precisa denunciar um advogado, então acompanhe este post que nele vamos mostrar de forma detalhada como denunciar um profissional na OAB.

Uma pessoa pode querer processar um advogado por diversos motivos, e isso deve ser feito na OAB que é a Ordem dos Advogados do Brasil. Por isso, caso esteja passando por alguma situação complicada algum advogado, saiba que vamos mostrar como fazer uma denúncia de forma simples.

Denunciando um advogado na OAB MG

Para denunciar um advogado na OAB MG é preciso fazer alguns procedimentos, confira quais:

  • Primeiro é importante reunir provas contra o seu advogado, pois a OAB só aceita denúncias se tiver um embasamento forte de que o seu advogado realmente agiu contra a ética da instituição e foi negligente. Algumas das provas que você pode apresentar são: conversas em que o seu advogado age de má fé, registro de mensagens, ligações ou e-mails não respondidos, entre outros.
  • Feito isso é hora de procurar a OAB da sua cidade. Cada estado conta com a sua própria OAB, e o local mais indicado para fazer a denúncia é na OAB da sua cidade, pois assim você consegue acompanhar todo o processo de perto.
  • Depois, é necessário apresentar as provas à OAB para dar entrada no processo contra o advogado. Fique sabendo que quanto mais firmes as provas melhor é para ajudar no processo de denúncia.
  • Após ter feito a denúncia, então é só aguardar o parecer da instituição. Mas, saiba que nem sempre denunciar um advogado na OAB garante que ele vai ser expulso dos quadros da Ordem e nem que ele vai ter a carteirinha confiscada. O processo de denúncia contra um advogado na OAB pode levar anos e ser arquivado. Porém, não desanime e saiba que é muito importante denunciar profissionais que agem de forma incoerente com a profissão.
  • Para finalizar, você deve buscar outro advogado para atuar na sua causa. Para isso, é essencial que você certifique a reputação antes de contratar o profissional, por isso peça indicação de pessoas que realmente comprovem a competência do profissional. Pois, só contratando um profissional competente que você vai conseguir um resultado eficiente e vai evitar problemas.
Como denunciar um Advogado na OAB

Liga no telefone OAB do seu estado

Se tiver qualquer dúvida ou questão para ser tratada com a OAB, saiba que você pode ligar para essa instituição para obter as informações desejadas. Para isso, é só consultar o telefone da OAB do seu estado no Google, mas se você mora em Minas Gerais você pode acessar os telefones da OAB diretamente aqui.

Saiba que questões relacionadas a denúncia de advogados podem ser consultadas diretamente na OAB da sua cidade. Portanto, se por algum motivo você se sentiu lesado em relação aos serviços prestados por algum advogado, não fique com receio e faça a sua denúncia na OAB do seu estado.

VEJA TAMBÉM: Como saber se um relógio Invicta é original?

Quais os processos serão feitos?

Os processos que devem ser feitos para fazer uma denúncia na OAB são simples, primeiro é importante conferir se o seu caso realmente entra como negligência ou coisa do tipo, para ter certeza que você pode denunciar o advogado. Para tirar essa dúvida você pode entrar em contato com a OAB do seu estado.

Se o seu caso realmente cabe uma denúncia, então você deve reunir todas as provas que tem contra o advogado e apresentar para a OAB da sua cidade. Mas, é importante que você saiba que nem sempre a denúncia feita irá resultar na expulsão do advogado dos quadros da Ordem dos Advogados do Brasil e o processo também pode levar um bom tempo para ser concluído.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *