Skip to content

Como Descobrir CPF pelo RG no site da Receita Federal

Confira agora como descobrir CPF pelo RG no site da Receita Federal. Além disso, descubra se existe aplicativo para descobrir CPF, veja como descobrir CPF pelo CNPJ, e muito mais conteúdo interessante.

CPF é a sigla de Cadastro de Pessoa Física e nada mais é que um documento emitido pela Receita Federal que possui onze dígitos, e tem como função principal identificar contribuintes do Imposto de Renda, mas também é fundamental na hora de fazer compras online e abrir contas em bancos.

Como descobrir CPF pelo RG

O CPF é o registro mantido pela Receita Federal no Brasil, e é um documento pessoal e intransferível, onde as pessoas naturais, independentemente da nacionalidade e idade podem se inscrever só uma vez. Esse é um dos documentos mais exigidos, e por isso é muito importante estar sempre que possível com ele em mãos.

Atualmente, a maioria dos documentos de identidades que no caso são os RG, contém o número do CPF nele próprio. Portanto, consulte o seu RG e verifique se nele consta o número do seu CPF.

Outro jeito que tem para descobrir o CPF pelo RG é indo até uma unidade de atendimento da Receita Federal. E, você consegue consultar o endereço mais perto da sua residência dentro do próprio site da Receita Federal, acessando a área Unidades de Atendimento. É preciso portar o RG para ser atendido, até porque você precisa provar que você é realmente você para evitar que suas informações pessoais sejam divulgadas para outras pessoas. 

Informe a sua situação, falando que você perdeu seu CPF e que precisa de uma segunda via, já que não sabe o número do mesmo. E, assim que você conseguir a segunda via do documento, guarde ele em um local seguro onde você não vai esquecer. O CPF não é tão exigido igual o RG devido a ele não ter foto, mas, em algumas ocasiões ele é solicitado e por isso precisa ser bem guardado. 

Se você tiver se casado e mudado o sobrenome, então é preciso verificar para saber a qual nome o CPF está cadastrado, até porque, se os dados não estiverem certos, não vai ter como localizar a pessoa.

É importante que você saiba que não existem aplicativos para descobrir CPF, só é possível descobrir o CPF de uma pessoa juntamente com a Receita Federal. Por isso, não confie em todos os sites e aplicativos que vê pela frente.

1- Site da Receita Federal

O único jeito que tem de descobrir o número do seu CPF é indo pessoalmente até uma unidade da Receita Federal mais próxima. Chegando nesse estabelecimento é só informar que o que aconteceu com o seu CPF e solicitar um novo.

Quando você conseguir o número do seu CPF de novo é importante que você guarde bem ele para não perder novamente. E, quando for até a Receita Federal é necessário levar o seu documento de identidade ou outro documento oficial com foto como carteira de motorista, carteira de trabalho ou passaporte.

O documento com foto é essencial para que você consiga comprovar que é o responsável pelo CPF que está solicitando. Além disso, essa é uma medida de segurança para evitar que outras pessoas tenham acesso aos seus dados pessoais. Se está precisando do número do seu CPF é preciso ir até a Receita Federal o mais breve possível, pois esse número é fundamental no dia a dia, sendo preciso usar ele em diversas ocasiões.

Se o seu CPF não está inserido no seu RG, então recomendamos que você coloque ele nesse documento, pois assim, caso aconteça alguma coisa com o seu CPF, você vai saber qual é o número pois ele vai estar inserido no seu RG. E, para colocar é só pedir a segunda via do RG e falar que deseja colocar o CPF, dessa maneira esse documento vai conter o número do registro geral e CPF.

Existe aplicativo para descobrir CPF?

Não tem nenhum aplicativo para descobrir o número do CPF e nem site com essa função. Porém, você pode tentar jogar o nome da pessoa no Google junto com o nome da cidade onde ela mora, que pode ser que você consiga encontrar algo relacionado ao CPF dela, mas não é certeza de achar.

Por questões de segurança só tem como consultar o número do CPF diretamente na Receita Federal, e para fazer isso é necessário que o dono do CPF vá lá com algum documento de identificação, ou outra pessoa portando a documentação para descobrir o CPF da outra.

Tem como descobrir CPF pelo nome e data de nascimento?

Não tem como descobrir o CPF pelo nome e data de nascimento. Como já dissemos, só tem como descobrir o CPF indo direto na Receita Federal. Portanto, não tem como descobrir CPF pelo nome e data de nascimento, mas pode ser que se você jogar esses dados no Google talvez você encontre algo sobre a pessoa.

VEJA TAMBÉM: Como mudar o CPF de solteiro para casado
Como Descobrir CPF pelo RG no site da Receita Federal

Descobrir CPF pelo CNPJ

Se deseja descobrir quem são os donos de uma empresa ou então deseja descobrir o CPF dos responsáveis de tal empresa, saiba que esse processo é muito simples de ser feito. Para isso, siga o passo a passo abaixo:

  • Acesse o site da Receita Federal na área de empresas;
  • Clique na opção Cadastros e selecione depois CNPJ;
  • Agora selecione a opção Consultar Comprovante de Inscrição e de Situação Cadastral no CNPJ;
  • Encontre a opção Atendimento pela Internet e toque nela;
  • Para finalizar digite o CNPJ da empresa e pronto, depois disso você vai conseguir ter acesso aos dados que busca.

Pessoa física pode consultar CPF pelo nome?

Não, pois por questões de segurança, só existem dois jeitos de consultar o CPF pelo nome completo da pessoa que é diretamente na Receita Federal, ou empresas que tem convênio com birôs de crédito conseguem fazer essa pesquisa, porém não podem repassar informações para os consumidores.

Esse levantamento é exclusivo para que as empresas consigam fazer a análise de crédito. Portanto, não tem como uma pessoa física conseguir consultar o CPF somente pelo nome.