Quer saber como escrever um e-mail pedindo algo? Então é só continuar acompanhando este artigo, pois logo abaixo vamos mostrar como fazer isso, e ainda vai ter muito conteúdo que é interessante que você saiba.
Se deseja mandar um e-mail pedindo algo, mas quer ser mais formal e não sabe como fazer isso. Portanto, você visitou o lugar certo, pois logo abaixo vamos mostrar todos os detalhes sobre esse assunto.
Como escrever um e-mail pedindo algo (solicitação)
Conteúdo dessa matéria:
Antes de começar a mandar o e-mail, é importante certificar de alguns detalhes. Para começar é essencial que você esteja usando um e-mail profissional, por isso o endereço de e-mail conta muito. Mensagens formais, principalmente quando estamos pedindo algo, devem ser enviadas pelo e-mail com seu nome verdadeiro, evitando apelidos e qualquer outra coisa que não transmita seriedade.
Além disso, é essencial conferir se o e-mail do destinatário é o correto, pois muitas pessoas tem mais de um e-mail, e quando for mandar uma mensagem formal é interessante mandar ele o e-mail formal da pessoa.
Também é muito importante explicar bem o assunto, além do texto do e-mail, é necessário já indicar o assunto na qual deseja tratar na caixa destinada, para que o destinatário já saiba de forma prévia do que se trata o assunto.
Exemplos de e-mail formal
Confira agora um exemplo de e-mail formal:
Bom dia Dr. (nome)
Venho por meio deste me candidatar à vaga de auxiliar administrativo, de acordo com o anúncio publicado no site (nome do site), para o cargo (nome do cargo).
Em anexo segue meu currículo, bem como minha carta de apresentação, explicando os motivos da minha candidatura.
Qualquer questão, não hesite em contatar-me. Estou disponível para qualquer esclarecimento.
Att;
(Seu nome).
Como iniciar e terminar um e-mail formal
Vamos mostrar algumas maneiras que tem de começar um e-mail formal, confira:
- Caro (a);
- Prezado (a);
- Aos responsáveis;
- À administração;
- Aos que possa interessar (esse é indicado para e-mail enviado para várias pessoas de uma empresa).
É importante ressaltar que qualquer tipo de e-mail formal precisa conter o nome e sobrenome do destinatário seguido da saudação inicial, não se esqueça.
Assim como a saudação inicial, a final também é muito importante para um e-mail formal. Portanto, veja agora exemplos de finalizações para e-mail:
- No aguardo de sua resposta;
- Atenciosamente (esse é o jeito mais seguro que tem de terminar);
- Coloco-me a sua disposição em caso de dúvidas;
- Cordialmente;
- Contacte-me caso necessário;
- Saudações;
- Melhores cumprimentos;
- Com estima;
- Antecipadamente agradeço;
- Grato (a).
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Como responder e-mail de trabalho
Para responder um e-mail de trabalho, a sua resposta precisa estar enquadrada com o texto do e-mail. Portanto, comece com palavras como Prezado ou Caro, por exemplo. Depois, responda de acordo com o que foi falado no e-mail anterior.
Seja para confirmar sua presença ou qualquer outra coisa, como você vai estar respondendo um e-mail de trabalho é essencial que você seja objetivo e não se prolongue na resposta, e depois de responder, termine com um Atenciosamente ou ATT;
Quando foi criado o e-mail?
O primeiro sistema de troca de mensagens entre computadores foi no ano de 1965, e permitia a comunicação entre os múltiplos usuários de um PC do tipo mainframe. Os sistemas de e-mail foram uma ferramenta fundamental para a criação da rede internacional de computadores.
Qual o e-mail mais profissional? Hotmail, Gmail ou Yahoo
Todos esses são ótimos e-mails e podem ser usados como profissionais. Porém, o mais usado atualmente é o Gmail e também é o mais eficiente e que dá menos problema. Mas, os outros dois que são o Yahoo e Hotmail também são bons, porém menos usados.
Tenho 34 anos, sou formada em jornalismo, sou do signo de aquário, gosto de assistir TV e jogar video game.