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Como Escrever uma Carta para Pedir Reunião (Solicitação)

Confira como escrever uma carta para pedir reunião. Além disso, veja também como sugerir uma reunião por e-mail, requerimento para reunião e muito mais. Fique atento para saber mais sobre esse assunto.

Atualmente a maioria das pessoas vivem ocupadas. Por isso, para se reunir com alguém é necessário planejar bem antes todos os detalhes, como o lugar e a hora específica para uma reunião.

Como escrever uma carta para pedir reunião

Confira o passo a passo de como escrever uma carta para pedir reunião:

  • Inicie a carta com a data, o endereço do destinatário e uma saudação como “Caro Sr. José”. Caso trabalhe em um local separado do destinatário, é importante incluir seu endereço físico e o endereço do destinatário. Os endereços são dados essenciais caso esteja enviando a carta pelo correio, mas não são necessários se estiver mandando por e-mail;
  • Comece o corpo da carta informando que deseja se encontrar com a pessoa. Para isso escreva algo tipo: “Escrevo esta carta para solicitar uma reunião com o senhor”;
  • Informe a razão pelo qual você deseja encontrar com essa pessoa e a duração em média que a reunião provavelmente terá. O motivo precisa ser bem interessante para a outra pessoa também, pois se não corre o risco de ter uma resposta não tão boa;
  • Indique datas e horários disponíveis para a reunião, escrevendo tipo: “Durante a semana de 11 de fevereiro, estou disponível para nos encontrarmos em qualquer dia entre 12h às 15h.
  • Pergunte por datas alternativas, pois pode ser que as que você ofereceu não se encaixem no horário da pessoa. Para isso, escreva da seguinte forma: “Caso as datas não se encaixarem com seus horários, me envie por favor possíveis datas e horários”;
  • Solicite uma resposta para o seu pedido de reunião e coloque suas informações para contato;
  • Para finalizar, se despeça da pessoa usando palavras de encerramento, como Atenciosamente ou Cordialmente.

Como fazer uma solicitação de reunião

Para fazer uma solicitação de reunião é só seguir o passo a passo mostrado acima. Mas, saiba que para reuniões informais uma ligação telefônica ou uma mensagem de texto funciona para marcar. Agora, para reuniões formais você pode usar uma carta para fazer o pedido.

Como sugerir uma reunião por e-mail

Nos dias atuais o e-mail se tornou o meio de comunicação preferencial das pessoas principalmente na área dos negócios. Esse meio é confiável, rápido e serve de documentação escrita das transações feitas. Porém, algumas vezes as caixas de entrada são lotadas com spam, por isso é importante fazer um e-mail sugerindo uma reunião que se destaque dos demais, principalmente se for a primeira vez.

Além das dicas já mostradas acima, ao sugerir uma reunião por e-mail é importante ser direto, escrever no campo assunto corretamente, checar a ortografia atentamente, ser educado e discutir detalhes da reunião.

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Como Escrever uma Carta para Pedir Reunião

Requerimento para reunião

O requerimento para reunião vai variar muito, pois depende de alguns fatores, como o motivo da reunião, quem irá participar e tudo mais. Porém, para que você tenha uma ideia de como é um requerimento, confira agora um exemplo de requerimento para reunião:

São Paulo, 11 de fevereiro de 2020.

À Prefeitura Municipal de São Paulo

Sr. Prefeito

Considerando que o Sindicado dos Servidores Públicos está ligado às reivindicações da categoria e em Assembleia Geral da categoria foi eleita uma comissão com representantes das principais secretarias municipais para acompanhar o processo de reajuste salarial, solicitamos reunião com Vossa Excelência, para tratarmos desse assunto de muita importância para os servidores do município, até o dia 24 de julho do corrente ano.

Certos de Vosso pronto atendimento a esta solicitação, renovamos os votos de elevada estima e consideração.

Anteciosamente,

(assinatura)

(nome)

Presidente do Sindicato dos Servidores Públicos.

Solicitação de reunião formal

A maioria das pessoas hoje em dia tem uma vida muito atarefada e ocupada. Por isso, para se reunir com alguém é muito difícil, sendo necessário planejar muito bem o momento específico para uma reunião. Para as reuniões informais uma mensagem de texto ou uma ligação já é suficiente.

Porém, para as reuniões formais, o ideal é enviar uma carta formal para fazer a solicitação. Mas, saiba que essas cartas não precisam ser tão longas, elas precisam especificar o motivo da reunião, as possíveis datas e horas de reuniões e o pedido de reunião. Neste artigo acima já mostramos todos os detalhes sobre solicitação de reunião formal.

Sobre uma reunião

Reunião é o encontro de duas ou mais pessoas com o intuito de discutir alguns temas ou fazer alguma atividade. Uma reunião tem normalmente como tema de discussão negócios ou assuntos comunitários. As reuniões são muito importantes, principalmente em empresas de pequeno e grande porte, para melhor a produtividade dos trabalhadores e líderes, para aumentar os lucros e muito mais.

As reuniões podem ser feitas tanto pessoalmente quanto à distância, mediante uso de computadores ou celulares conectados a redes. Por conta dos últimos acontecimentos que ocorreu no mundo todo, devido a pandemia do novo coronavírus, a maioria das coisas passaram a serem feitas online, inclusive reuniões.

A maioria delas agora são feitas por teleconferência, onde qualquer pessoa pode participar de qualquer lugar que estiver. Funciona da seguinte maneira: o organizador abre uma sala de reuniões virtual própria e convida os participantes, somente as pessoas que são selecionadas podem participar. Inclusive, quem criou a reunião pode excluir pessoas, adicionar outras e tudo mais. Mas, é importante que todos os participantes estejam conectados a uma internet boa.