5 Dicas de Como Estudar a Bíblia Sozinha (Funciona)

0

Veja agora 5 dicas de como estudar a Bíblia sozinha de modo prático. Se quer começar a estudar a Bíblia, saiba que essa é uma atitude muito importante e que irá te conectar ainda mais com Deus, fazendo sua vida melhorar.

Mas, se estiver com dificuldades em saber por onde começar, como compreender tudo o que está escrito, qual frequência estudar, entre outros. Então, saiba que este artigo irá te ajudar em tudo isso e muito mais.

Por onde começar a estudar a bíblia

Todas as pessoas que estão começando a ler a Bíblia agora, devem começar ela pelo Novo Testamento, pois é essencial conhecer a vida, a história e os ensinamentos do senhor Jesus. Se estiver com dúvidas por onde começar, siga a ordem que vamos mostrar que irá te ajudar muito:

  • Novo Testemunho;
  • Evangelho de João;
  • Evangelho de Lucas;
  • Atos dos apóstolos;
  • Romanos;
  • Salmos;
  • Evangelho de Mateus;
  • Gálatas e Efésios;
  • Evangelho de Marcos;
  • Filipenses, Colossenses, 1ª e 2ª Tessalonicenses;
  • 1ª João;
  • 1ª e 2ª Pedro;
  • Tiago;
  • Provérbios;
  • Gênesis, Êxodo.

Como estudar a bíblia sozinha

  1. Tenha uma rotina de estudos diária: É necessário ter organização, pois não adianta só ter vontade, é preciso incluir no seu dia a dia essa atividade e fazer dela importante. Para isso, separe um lugar para seus estudos bíblicos, de modo que ele seja tranquilo, confortável e que dê para você se concentrar. Escolha um horário para todos os dias estudar, determine o tempo que vai fazer essa atividade e encaixe na sua agenda.
  2. Tenha um plano e estabeleça metas a cumprir: É importante ter em mente aonde deseja chegar. Para isso, é necessário planejar as metas que quer alcançar. Ter um plano e metas ajuda muito no dia a dia, por exemplo: estabeleça a meta de ler três capítulos da Bíblia por dia, em um tempo de trinta minutos.
  3. Busque por ferramentas de apoio para seus estudos: As pessoas que estudam a Bíblia normalmente encontram dificuldade em compreender alguns pontos e as vezes não conhecem algumas palavras. Por isso, é interessante investir em ferramentas de apoio que vão te ajudar na hora do estudo, é importante ter um dicionário por perto para pesquisar as palavras que tem dúvidas, para compreender melhor o texto. Além disso, também existe algumas bíblias com comentários, que já vem tudo explicado. Outra dica é você pesquisar no Youtube vídeos explicativos da parte que você não entendeu.
  4. Mantenha um diário: Quando estiver estudando a Bíblia, anote as principais passagens. Para isso, faça um caderno de anotações, como se fosse um diário, guarde nele as principais informações, como reflexões, descobertas, dúvidas, etc. Esse caderno pode ser bom para servir de consulta futura, para estudar alguns temas. O que vai estar escrito por você vai facilitar o que está sendo estudado.
  5. Não desista por causa das dificuldades: Saiba que dificuldades sempre irão aparecer, ainda mais porque a Bíblia não é um livro comum. Dessa forma é preciso estar preparado para as adversidades e não desistir dos seus estudos por causa delas. Seja persistente e não fique desanimado com os problemas.

VEJA TAMBÉM: Dicas de como ser uma pessoa confiante

5 Dicas de Como Estudar a Bíblia Sozinha

Estudar a bíblia por temas

Uma super dica é estudar a Bíblia por temas específicos, fazendo isso o estudo fica bem mais fácil, já que é possível usar a tecnologia atual a seu favor. Existem diversas ferramentas de busca em sites e aplicativos, e ainda existe Bíblias impressas com comentários, referências, e outros recursos. Com isso, é possível recorrer a esses meios para deixar ainda mais fácil a sua compreensão.

Por isso, se tinha dúvida sobre como estudar a Bíblia de um jeito que fique mais fácil a sua compreensão. Então, aproveite essa dica e estude a Bíblia por temas e utilize também recursos atuais a seu favor.

Como estudar a bíblia para iniciantes

Se você é iniciante, então recomendamos que você siga todas as dicas que já passamos acima. Todas as dicas já mostradas neste artigo irão te ajudar muito a estudar a Bíblia, principalmente se você for iniciante nessa atividade.

Além disso, um bom jeito de começar também é lendo livretos que contém reflexões diárias, como o Pão da Vida, Pão Diário e Cenáculo. Neles costumam ter algumas reflexões para cada dia do ano, com textos de fácil entendimento, onde é possível compreender melhor e com um preço super acessível.

Mas, fique sabendo que ler esses livretos não é o mesmo que estudar a Bíblia. Quando você usa livretos você está só refletindo sobre passagens bíblicas, o que é interessante para você já ir se acostumando com os conceitos teológicos que tem na Bíblia.

Muitas das vezes é difícil a compreensão de alguns termos bíblicos, por isso começar lendo livretos pode te ajudar a ter uma compreensão melhor. Porém, não deixe de fazer o estudo da Bíblia se estiver lendo algum deles.

Baixe o app bíblia no celular

Ler a Bíblia Sagrada em seu celular é uma ótima opção de se manter em dia com as escrituras, de um modo fácil. Atualmente, existem vários aplicativos para smartphone grátis, que ajuda muito os iniciantes. Muitos desses aplicativos disponibilizam os versículos para baixar, o que garante o funcionamento até mesmo sem internet.

Tem vários aplicativos gratuitos e em português para ler a Bíblia no telefone, que estão disponíveis para download em Android e iPhone. Esses aplicativos trazem abordagens distintas, mas atendem a diferentes públicos e necessidades.

Um dos aplicativos mais famosos dessa área é a Bíblia Sagrada, que reúne os 73 livros bíblicos da tradução neovulgata. Ele traz também os detalhes que constam na versão distribuída pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, da igreja católica.

Esse aplicativo de início foi criado para iPhone, mas com o passar do tempo ganhou uma versão para celulares Android. Todas essas duas versões estão disponíveis na App Store e Play Store de maneira gratuita para ser instalado.

Se não tiver muito tempo disponível em seu dia, essa é uma dica interessante, instalar um aplicativo bíblico e ler um pouco a cada dia. É bom deixar as notificações ativadas, e tente ler um pouco a cada dia, até total compreensão da Bíblia Sagrada.

Artigo anterior5 Dicas de Como Ser uma Pessoa Fria (Funciona)
Próximo artigo5 Jogadas de Xadrez para Iniciantes (Dica Profissional)
blank
Gosto de escrever sobre entretenimento. Assisto TV o dia inteiro, sei das fofocas dos famosos e novidades do entretenimento.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui