Como Fazer um Ofício no Word (Passo a Passo)

Logo abaixo você vai conferir como fazer um ofício no Word, todo o passo a passo. Além disso, também mostraremos para que serve um ofício, o que é, como fazer um de comunicado, para prefeitura e muito mais.

Oficio é uma carta formal destinada a alguma autoridade pública, pessoa física ou empresa, para pedir, reivindicas ou comunicar alguma coisa. O texto escrito nesse documento deve ser de maneira formal e ter argumentos consistentes e coerentes.

Como fazer um ofício no Word

Veja agora algumas dicas de como redigir bem um ofício no Word:

  • Primeiramente defina o seu objetivo, pois é essencial ter isso bem claro em mente para que a formalidade usada em seu texto fique pontual. Caso você queira fazer um ofício de comunicação, tenha como objetivo e centro do texto comunicar o que for preciso.
  • É essencial escolher o pronome de tratamento ideal, para isso não tem muito segredo, pois o pronome de tratamento não pode ser deixado de lado. Logo no começo do ofício é preciso estipular para quem o texto vai ser mandado, dessa maneira, colocando o pronome ideal para a situação.
  • Depois, faça uma lista de pontos necessários, já que ofícios precisam ser diretos, dessa maneira, é interessante que você faça uma lista de todos os pontos que quer ressaltar em seu texto para que não fique faltando nenhuma informação importante.
  • Além disso, a frase final do ofício deve agradecer a parte recebida pela atenção. Por isso, você pode escrever “Agradeço desde já” ou alguma coisa parecida, em casos onde o ofício tem o intuito fazer um pedido formal. Se você fez um ofício de solicitação, o agradecimento final é essencial, até porque, você precisa mostrar respeito e não parecer que está exigindo alguma coisa como se tivesse fazendo um pedido.
  • Coloque uma finalização, e essa finalização pode ser feita com palavras como Atenciosamente ou Cordialmente.
  • Coloque data e nome, para deixar bem claro quando e por quem foi realizado o ofício, e a assinatura precisa ser inserida à mão no fim do ofício.
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Fazer ofício para prefeitura

Se deseja fazer um ofício para a prefeitura, tenha como objetivo o que você está demandando do governo. Confira agora um modelo de ofício:

A/C Sr. (sra) (nome da pessoa que vai receber)

(Cargo ou função do destinatário)

(Empresa ou órgão do destinatário)

Assunto: (Tema sobre o qual você vai tratar)

Prezado (a) sr (sra) (cargo ou função da pessoa),

Eu (seu nome), (nacionalidade), (estado civil), (profissão), inscrito no CPF sob o número (número do seu CPF), residente e domiciliado à (colocar a cidade ou endereço), sirvo-me do presente para solicitar (descreva a sua solicitação e o objetivo pretendido).

(Saudação e despedida),

(Localidade), (dia) de (mês) de (ano).

Assinatura:

Como Fazer um Ofício no Word

Fazer ofício para vereador

Para fazer ofício para vereador você pode seguir a linha do que mostramos de prefeito. E, sempre que você for se direcionar a uma autoridade no envio de um ofício, é obrigatório o uso de um pronome de tratamento. E, logo abaixo vamos mostrar agora os mais usados, e a escolha para usar no ofício vai depender da pessoa na qual você está enviando o documento.

  • Para reitores de Universidade: Vossa Magnificência (V. Mag.ª).
  • Para o presidente da República: Vossa Excelência (V. Ex.ª).
  • Para magistrados como juízes de direito: Vossa Excelência (V. Ex.ª).
  • Para vereadores: Vossa Senhoria (V. S.ª).
  • Para chefes do Executivo: Vossa Excelência (V. Ex.ª).
  • Para referência ao Juízo: Meritíssimo Juízo (M. Juízo).
  • Para oficiais generais: Vossa Excelência (V. Exª).
  • Para cardeais: Vossa Eminência (V. Em.ª Revma).
  • Para o papa: Vossa Santidade (V. S.).
  • Para bispos em geral: Vossa Excelência Reverendíssima (V. Ex.ª Revma).
  • Para os patriarcas das igrejas: Vossa Beatitude.
  • Para superiores de ordens religiosas: Vossa Paternidade.
  • Para sacerdotes em geral: Vossa Reverendíssima (V. Revma).
  • Para padres: Padre (Pe.).
  • Para diáconos: Diácono (Diác).
  • Para acólitos: Acólito (Ac)
  • Para bispos em geral: Dom (Dom).

Fazer ofício de comunicado

Veja um exemplo de um ofício de comunicado e aproveite para se inspirar:

A/C sr. (sra.) (nome da pessoa que vai receber)

(cargo ou função do destinatário)

(empresa ou órgão do destinatário)

Assunto: (Tema sobre o qual você vai tratar)

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Prezado (a) sr. (sra.) (cargo ou função do destinatário),

Na condição de (seu cargo ou posição em que se apresenta), informo que (descreva o teor do que você deseja comunicar e a finalidade pretendida, como a revisão de uma multa, o pagamento de um tributo, o arquivamento de um processo administrativo).

(Saudação e despedida),

(Localidade), (dia) de (mês) de (ano)

(assinatura)

(seu nome)

O que é um ofício

Muitas pessoas não sabem o que é um ofício, e para não ser uma delas, saiba que o ofício nada mais é que um documento, uma carta, formal para fazer cobranças, pedidos, ou dar esclarecimentos, explicando uma situação que tenha implicações legais. Normalmente ele é direcionado a partições privadas ou públicas. Os ofícios podem ser enviados para pessoas jurídicas, físicas ou para autoridades e instituições governamentais.

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Para que serve um ofício

O ofício é um documento normalmente utilizado pela administração, mas também pode ser utilizado por particulares. Mesmo ele podendo ser usado no âmbito privado, a utilização desse documento é quase basicamente explorada por secretarias, prefeituras, tribunais e outros órgãos que compõem o estado.

Quando entidades privadas, pessoas ou empresas, fazem o uso desse documento, normalmente acontece em situações em que vai ser enviado para a administração pública ou por autoridades que fazem parte dela.

Portanto, é possível concluir que um oficio serve para enviar comunicações oficiais em que uma das partes ou as duas envolvam a entes públicos. Esse documento é citado no manual de redação da Presidência da República.

Então, um ofício é utilizado para reivindicar, notificar, solicitar ou comunicar formalmente sobre determinado assunto. Ele é mais utilizado por repartições públicas ou corporações empresariais que necessitam ter um registro e controle das notificações enviadas. 

Portanto, agora que você sabe o que é um ofício e se precisa fazer um, então é só seguir as dicas que mostramos acima e conferir os exemplos que você consegue.

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