Como Fazer um Relatório de Trabalho para o Chefe (2021)

0

Confira como fazer um relatório de trabalho para o chefe, veja exemplos de relatórios de trabalho, saiba como é feito e muito mais. Neste artigo você encontra tudo sobre relatório de trabalho.

Os relatórios de trabalho estão presente em boa parte da rotina dos trabalhadores em uma variadas áreas de empregos, principalmente das que trabalham em escritório. Esses relatórios podem servir para a empresa dar os próximos passos em um projeto ou como forma de acompanhar o trabalho dos funcionários se está fluindo ou não, entre outros.

Como fazer um relatório de trabalho para o chefe

Dependendo da função de um funcionário dentro de uma empresa, o chefe pode exigir que ele faça um relatório de maneira frequente e periódica. Esse documento pode ter variadas funções, pode ser uma maneira de saber se o trabalhador está cumprindo de forma certa as suas tarefas, pode ser essencial para a tomada de decisões pela diretoria, entre outros aspectos. Não importa qual seja o motivo, é essencial fazer um relatório de acordo com o que é pedido. Por isso, logo abaixo vamos dar algumas dicas para te ajudar:

Para começar é necessário ficar de olho nos prazos, pois além de entregar um relatório para o chefe de acordo com suas especificações é necessário que ele seja entregue dentro do prazo estabelecido. Tudo isso é avaliado pelo seu patrão quando você negocia com ele algumas coisas com ele, como um cargo melhor dentro da empresa, um aumento salarial, quando precisa faltar do serviço, entre outros. 

A gramática e a forma de escrita também são fatores essenciais. O conteúdo escrito no relatório vai variar de acordo como seu intuito, mas, existem algumas regras que podem ser aplicadas em todos eles. Entre elas, é importante ter cuidado para não se desviar do seu objetivo, relatando assim, somente o que é realmente necessário. Além disso, a linguagem precisa ser coesa e objetiva. Apesar de ser algo que nem precisa tanto falar, mas é importante ressaltar que o relatório precisa estar bem escrito, sem erros de português.

VEJA TAMBÉM ESSE POST:  Até Quanto Posso Sacar na Boca do Caixa na Caixa Econômica

É importante também tomar cuidado com os modelos, eles são bem úteis se os seus relatórios seguem sempre o mesmo padrão e são frequentes. Inclusive, você pode fazer uso do mesmo software sempre, como o Google Docs ou o Office. Tem como abrir o arquivo do último relatório e escolher a opção Salvar Como, pois assim, não é necessário escrever tudo de novo, só atualizar o mesmo. Mas, lembre-se de que o seu conteúdo não pode se repetido, por isso é importante escrever um novo texto.

É essencial revisar o relatório antes de entregar, por isso leia atentamente o relatório de novo para identificar possíveis erros, que precisam ser corrigidos antes de ser entregue ao chefe. Caso tenha escrito um relatório no computador, você pode imprimir ele e ler de novo que pode ser mais fácil encontrar erros.

Também é importante que os relatórios que você produz sejam colocados em uma pasta que você consegue acessar de um jeito rápido, caso for preciso. Por isso, recomenda-se que a pasta esteja subdividida em outras com os relatórios organizados por mês, ano, de acordo com a frequência de relatórios da empresa. Pois, assim a procura pelo relatório vai ser mais prático.

VEJA TAMBÉM ESSE POST:  Como cancelar pedido no Uber Eats 2021

Exemplos de relatórios de trabalho

O que está escrito em um relatório vai depender do que foi pedido pelo chefe. Ele pode ter solicitado o acompanhamento das vendas de um item, a avaliação de um projeto, rendimento do contrato feito com um criador de conteúdo digital, entre outros. As possibilidades de um relatório de trabalho são muito grandes.

Mas, não importa qual seja o conteúdo, é necessário que o seu relatório tenha: cabeçalho com o nome da empresa, funcionário responsável pelo relatório, data, tarefa ou avaliação das tarefas. Em um relatório, como o próprio nome já diz, o importante é relatar, isso quer dizer que você precisa contar para o seu chefe quais foram as atividades feitas no trabalho. Confira agora um exemplo de relatório de atividades realizadas no trabalho:

08h00 – Reunião com os funcionários do departamento x para discussão do projeto x. Não se chegou a uma conclusão até então, mas houve remarcação para a próxima quarta.

11h – Vistoria e controle de qualidade dos novos equipamentos de informática. O assistente de TI me acompanhou e disse que tudo está funcionando perfeitamente.

Esse foi só um exemplo básico de relatório simples de atividades, viu o quanto é fácil fazer um relatório? Não precisa ficar preocupado na hora de fazer o seu.

VEJA TAMBÉM ESSE POST:  25x5 - Assinatura Eletrônica vencida Caixa - O que fazer?

Como é feito um relatório?

Um relatório é realizado de acordo com o que foi pedido por seu chefe. Existem diversos tipos de relatórios, mas todos tem que ter um intuito específico e é essencial manter a gramática adequada e não ter erros de português.

VEJA TAMBÉM: Revendedora Boticário

Como Fazer um Relatório de Trabalho para o Chefe

Como é feito um relatório de atividades realizadas no trabalho

Um relatório vai depender do que foi solicitado pelo seu chefe, ele pode ter pedido a avaliação de um projeto, rendimento do contrato feito com um criador de conteúdo digital, acompanhamento das vendas de um produto e muito mais. Um relatório tem infinitas possibilidades.
Mas, o mais importante de tudo é que você entenda que relatório foi feito para relatar. Isso quer dizer que, de forma geral você tem que contar para o seu chefe, quais foram as atividades feitas no trabalho.
Já o relatório técnico, precisa observar as mesmas regras dos outros relatórios que já até mostramos. Porém, ele observa o dispositivo 10719 da Associação Brasileira de Normas Técnicas, de maneira que é necessário ser um pouco mais rigoroso ao produzir esse tipo de relatório. Mas, em geral esse relatório tira uma certa base dos outros que já mostramos acima.
Alguns prestadores de serviço também tiram vantagem dos relatórios. Nesse tipo de relatório é descrito o tipo de serviço prestado, a situação em que foi encontrado e detalha também o tipo de serviço prestado. Além disso, é essencial lembrar de colocar os dados do cliente como nome, endereço, forma de pagamento, caso desejar e muito mais.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui