Como Fazer um Tabuleiro de Dama de Papelão e Madeira

0

Quer saber como fazer um tabuleiro de dama de papelão e madeira? Então, saiba que a seguir vamos mostrar todo o passo a passo de como fazer para você se divertir jogando esse jogo com seus amigos e familiares.

A dama é um jogo muito divertido, que envolve raciocínio lógico e muita atenção, e treina também a capacidade de criar estratégias. Esse jogo é jogado por duas pessoas e o intuito final é conseguir o máximo de peças do jogador adversário.

Como fazer um tabuleiro de dama de papelão

A dama é um ótimo jogo para passar o dia mais divertido. E, o bom desse jogo é que não é necessário gastar dinheiro para conseguir um, pois qualquer pessoa pode criar o seu próprio jogo. Confira agora como fazer um tabuleiro de dama de papelão:

Para começar a fazer seu tabuleiro de damas recorte um pedaço de papelão ou cartolina em um tamanho quadrado, com cerca de 35 cm por 35 cm. Em seguida, risque nele sete linhas na vertical e sete linhas na horizontal para formar os quadrados do tabuleiro, deixando um espaço em torno de 4 cm entre as linhas.

Após isso é só pintar os quadradinhos que se formaram com duas cores diferentes, pode ser vermelho e branco, e depois junte 12 tampinhas de garrafas brancas e 12 da cor vermelha, para formar as peças do tabuleiro. Pronto, depois disso o seu jogo vai estar pronto e você vai conseguir se divertir muito com ele.

VEJA TAMBÉM ESSE POST:  Como Escrever um E-mail Pedindo Algo (Exemplos)

Como fazer um tabuleiro de dama de madeira

Veja como fazer um tabuleiro de dama de madeira seguindo as instruções abaixo:

  • Comece fazendo a base do tabuleiro, para isso pegue um pedaço de madeira e corte ele com 35 cm x 35 cm em média;
  • Depois de cortar, lixe bem e passe um verniz por cima para ficar com um aspecto melhor;
  • Agora é hora de pintar a base do tabuleiro, para isso escolha uma cor sólida como o branco, e com o auxílio de uma régua para ficar bem certinho faça o desenho dos quadrados. Comece definindo as linhas horizontais e depois as verticais, formando os quadrados, o tabuleiro deverá ter 8 linhas verticais e horizontais;
  • Após ter desenhado os quadrados, pinte eles;
  • Depois de pintar tudo, passe verniz ou selante por cima, ou então pode passar um papel autocolante;
  • Para fazer as peças do jogo você pode utilizar tampinhas de garrafa pet, para isso é só pintar elas com as cores desejadas. E, não se esqueça de fazer algumas peças a mais, pois pode ser que algumas se perca, tendo outras para substituir.

Como jogar damas

Para começar é preciso posicionar o tabuleiro para que cada participante fique com uma casa escura à esquerda. Depois, os jogadores precisam colocar as peças no jogo, colocando as damas escuras e as claras nas casas mais escuras.

VEJA TAMBÉM ESSE POST:  Quanto Custa Extrair um Dente Siso (2021)

O intuito do jogo de dama é imobilizar ou capturar todas as peças do adversário. Por isso, nesse jogo ganha aquele que se mantiver com o número maior de peças no jogo, eliminando todas as do outro adversário.

VEJA TAMBÉM: Como fazer Narguile

Como Fazer um Tabuleiro de Dama de Papelão e Madeira

Algumas regras da dama

Primeiro é importante saber que cada pedra só anda uma casa na diagonal, sempre para frente. Isso quer dizer que não é possível andar para trás, nem para comer uma peça. E o jogo sempre se inicia com o participante com as peças mais claras.

Depois de andar todo o tabuleiro e chegar na fileira inicial do jogador oponente, a pedra se torna uma dama. Para identificar ela das demais, é preciso colocar em cima dela uma pedra da mesma cor. Dessa forma, essa peça ganha alguns poderes a mais.

Ao contrário das outras peças, a dama tem o poder de andar na diagonal quantas casas quiser, podendo ir para frente ou para trás. A única coisa que ela não pode fazer é saltar uma peça da mesma cor. Além dessas regras, também tem algumas normas relacionadas a captura das pedras.

As peças normais por exemplo, não podem voltar para pegar uma do adversário. Também não tem como capturar duas ou mais peças juntas, uma atrás da outra. Sopro não existe nesse jogo de tabuleiro e caso o jogador tenha a chance de capturar uma ou mais peças, ele é obrigado a fazer.

VEJA TAMBÉM ESSE POST:  Como Tirar Cheiro de Cachorro do Sofá (Cheiro de Urina)

Portanto, se no mesmo lance se apresentar mais de uma oportunidade de capturar peças é obrigatório fazer o lance para capturar a maior quantidade de peças. Além disso, é declarado empate após vinte lances consecutivos de damas dos jogadores sem nenhuma captura.

Quantos quadrados tem um tabuleiro de damas?

O jogo de damas se joga entre dois jogadores, num tabuleiro quadrado, de 64 casas alternadamente claras e escuras, dispondo de 12 peças brancas e 12 pretas. O intuito é capturar ou imobilizar as peças do oponente.

A dama é um jogo muito legal e interessante, que desenvolve o pensamento lógico e a perspicácia, bem como treina a capacidade pessoal em criar estratégias. Esse jogo consiste num tabuleiro ao xadrez e peças pretas e brancas, onde dois jogadores se disputam com o objetivo de conseguir a maior quantidade de peças do jogador adversário.

Esse jogo é um ótimo programa para jogar a tarde ou a noite. E, o bom desse jogo é que caso os jogadores não queiram não precisa gastar dinheiro para conseguir um, pois é possível criar o próprio jogo muito facilmente. Se ainda não jogou dama, recomendo que siga as dicas desse artigo e chame seus amigos ou familiares para se divertir com você.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui