Skip to content

Como Fazer uma Lareira Ecológica (Passo a Passo)

Descubra como fazer uma lareira ecológica logo abaixo. Vamos mostrar todo o passo a passo de como fazer uma lareira de forma simples e eficiente, por isso, acompanhe este artigo que nele vamos mostrar tudo sobre lareira.

Com a chegada do frio não tem nada melhor do que ter uma lareira em casa para dar uma aquecida. A lareira ecológica é uma boa opção, pois ela se destaca por sua praticidade e segurança, e o bom é que a lareira ecológica pode ser instalada de forma prática em qualquer ambiente da casa ou apartamento

Como fazer uma lareira ecológica

Tem como ter uma lareira ecológica personalizada confeccionando seu próprio queimador. Mas, para que tudo ocorra corretamente e sem nenhum risco é importante contratar o trabalho de uma serralheria e de um soldador. Não tente fazer tudo sozinho, pois algumas partes vai exigir a ajuda de um profissional.

Para quem não sabe, o queimador é uma caixa que tem uma tampa fixa e uma abertura. Quando for contratar os profissionais para te ajudar a fazer a lareira, explique que o que você deseja é fazer tipo uma churrasqueira, pois assim eles colocarão um metal mais resistente. Além disso, não esqueça de falar para colocar um líquido no interior que precisa para que seja feita a soldagem e a selagem.

Caso deseje embutir o queimador numa pedra é essencial que a tampa seja mais larga do que a base, ela precisa ter uma abertura de em média dois centímetros onde será colocado o bioetanol e também por onde vai sair o fogo. Após estar com o queimador totalmente feito, então é preciso determinar o local onde a lareira ecológica vai ser colocada.

É importante ressaltar que o ideal é optar por locais que estejam longe de objetos facilmente inflamáveis. Além disso, fique atento em questão ao calor intenso gerado pela lareira, pois alguns móveis e objetos podem acabar estragando com o passar do tempo. Com a ajuda de profissionais qualificados fazendo a instalação correta, será mais fácil fazer a lareira e aproveitar os dias de inverno.

Como Fazer uma Lareira Ecológica

Lareira ecológica em vaso

Para fazer lareira ecológica em vaso é muito fácil, você vai precisar de um recipiente de concreto, grelha, pedras resistentes ao fogo e um recipiente para álcool gel. Primeiro, é preciso pegar o vaso e colocar as pedras maiores na parte de baixo, ou seja, no fundo.

Depois, é preciso colocar as pedras até uns 15 cm antes do topo do vaso. Em seguida, é só colocar o recipiente para álcool gel e preencher os lados com mais pedras e cobrir com a grelha. Feito isso, é preciso cobrir a grelha e a lateral com mais pedras, deixando somente o meio sem cobrir para que seja possível colocar o álcool gel.

Após colocar o álcool, é só jogar o palito de fósforo aceso, pois assim o fogo vai subir e será preciso tampar a parte que não estava coberta com mais pedras. Para que não seja preciso tirar as pedras para adicionar mais álcool, é recomendado que o recipiente seja grande.

Seguindo esses passos você vai ter feito uma lareira ecológica em vaso e ainda pode aproveitar para decorar como quiser, colocando ao lado algumas velas, incensos, entre outros. O bom desse tipo de lareira é que tem como fazer em apartamento ou casa e em recipientes pequenos ou grandes, já que o álcool gel é fácil de manusear.

VEJA TAMBÉM: Qual é o aquecedor mais econômico

Lareira ecológica de cimento

Para fazer uma lareira ecológica de cimento o ideal é contratar profissionais qualificados para fazer, pois tentar fazer sozinho uma lareira ecológica pode ser muito perigoso. Por isso, evite riscos desnecessários e chame um profissional para fazer a lareira para você.

Lareira ecológica em apartamento

É possível ter uma lareira ecológica em apartamento, e o recomendado é contratar profissionais qualificados para fazer a instalação da lareira, pois pode ser arriscado fazer sozinho, sem ter nenhum tipo de experiência. Mas, se quiser fazer uma mais simples, saiba que a lareira em vaso é uma boa opção para apartamento e acima mostramos como fazer esse tipo de lareira.

Se está pensando em algo para aquecer os dias frios, saiba que a lareira ecológica é uma ótima opção. Esse item é muito usado e é bom para aquecer diversos ambientes e cômodos.