Como Mudar o CPF de Solteiro para Casado pela internet (2021)

0

Veja agora como mudar o CPF de solteiro para casado pela internet, saiba se é preciso ou não mudar o CPF depois que casa, como faz para alterar RG de solteiro para casado, entre outros.

Depois que uma pessoa casa, uma dúvida muito comum é em relação aos documentos dela, como o CPF e o RG, que em algumas vezes precisa ser alterado devido a alteração do sobrenome no nome, e é sobre isso que vamos falar neste artigo.

Como mudar o CPF de solteiro para casado

CPF é uma sigla que significa Cadastro de Pessoas Físicas, e nada mais é que um documento que contém um número de onze dígitos e é emitido pela Receita Federal, com o intuito de cadastrar os contribuintes brasileiros ou estrangeiros residentes no país. 

O CPF é um documento indispensável que ajuda na identificação das pessoas, que é necessário para abrir uma conta em um banco, para fazer movimentações financeiras, solicitar cartão, abrir conta em loja, entre outros. Esse documento é pessoal e intransferível, de maneira que cada CPF é exclusivo. Uma dúvida muito comum em relação a esse documento é como mudar o CPF de solteiro para casado, e agora vamos mostrar como fazer isso.

Os Correios prestam muitos serviços além do envio de documentos postais, entre eles está a alternativa de mudar o CPF de solteiro para casado. E, além dos correios você também pode fazer isso em um cartório na sua cidade.

VEJA TAMBÉM ESSE POST:  Google Brasil CNPJ, Dados, Informe Rendimentos

Para isso, vá pessoalmente até um desses estabelecimentos, levando o seu RG, CPF, título de eleitor e a certidão de casamento. Depois, peça para que o atendente faça a troca do seu nome de registro no CPF. Normalmente, precisa pagar uma pequena taxa administrativa para fazer essa mudança, mas o valor é bem pequeno. Além disso, saiba que o mesmo serviço está disponível nas agências da Caixa Econômica Federal e também do Banco do Brasil.

Como alterar o nome no CPF pela internet

Graças a tecnologia avançada dos dias de hoje, atualizar o CPF ficou ainda mais simples. Além do nome, o usuário consegue atualizar na internet o seu endereço e incluir o título de eleitor no CPF. Confira agora o passo a passo a seguir de como fazer essa mudança:

  • Entre no portal de alteração do CPF no site oficial da Receita Federal;
  • Confira o formulário;
  • Preencha o número do seu CPF e seu nome atual, e selecione no campo Documento a opção Certidão de Casamento e em seguida digite o número da sua certidão;
  • Insira os demais dados que são solicitados no formulário e toque em Enviar;
  • E pronto, depois disso você vai ter alterado o CPF de solteiro para casado pela internet de um jeito muito mais simples e fácil.

Casei, preciso mudar o CPF?

Casamentos civis que são aqueles não religiosos, normalmente acabam gerando algumas dúvidas nos recém casados, pois, existe uma mudança que se pode realizar quando se passa de solteiro para casado, que no caso é o sobrenome.

VEJA TAMBÉM ESSE POST:  Crediário Magazine Luiza - Como abrir pela internet

O que acaba gerando dúvidas é se é preciso mudar o CPF de solteiro para casado, e a resposta é depende. Caso você tenha adicionado o sobrenome do seu companheiro ao seu nome, então é necessário mudar o nome de solteiro para de casado no CPF e demais documentos.

Mas, é importante ressaltar que os números do seu CPF não vão ser alterados, somente o seu nome no registro de dados da Receita Federal. É essencial se manter com o CPF atualizado para evitar passar por algumas situações desconfortáveis.

VEJA TAMBÉM: Como fazer um ofício no Word

Como Mudar o CPF de Solteiro para Casado pela internet

Como mudar o nome de solteiro para casado na CNH

Não é só o nome no registro de CPF que precisa ser mudado depois do casamento, pois todos os seus documentos precisam ser alterados depois de ter se casado e adquirido o sobrenome do conjugue.

Na carteira de motorista por exemplo, depois de ter tido seu CPF e RG retificados, é importante ir até o Detran mais perto e pedir a mudança do seu nome na carteira de motorista. Depois de ter solicitado, a nova carteira vai chegar na sua casa pelos Correios ou então você pode retirar ela presencialmente. E, é preciso pagar uma pequena taxa para emitir o novo documento.

O título de eleitor também precisa ser alterado, para isso vá pessoalmente até ao cartório eleitoral da sua região com o RG atualizado, a certidão de casamento, o título de eleitor e um comprovante de residência atualizado. Peça para o atendente fazer a mudança cadastral, porém se você não tiver votado nas últimas eleições ou as eleições seguintes estiverem bem perto, você não vai conseguir fazer a mudança.

VEJA TAMBÉM ESSE POST:  25x5 - Assinatura Eletrônica vencida Caixa - O que fazer?

Além disso, também é necessário alterar o seu nome de solteiro para de casado no passaporte, para isso é preciso pedir um novo documento. Para isso vá até a Polícia Federal mais próxima ou visite o site da polícia da sua região, preencha o formulário de solicitação de passaporte, preencha o seu nome de casado na opção Nome Completo e o seu nome de solteiro em Nome Anterior, assim como a justificativa da mudança que no caso é por conta de casamento. Depois é só pagar as taxas e esperar a emissão do documento em um dos postos da Polícia Federal.

Alterar RG de solteiro para casado

Um dos documentos mais importantes que tem é o Registro Geral que é o famoso RG. Ele é solicitado em diversos lugares e serviços. Mas, o caso é que o RG varia de estado para estado, de maneira que não existe uma regra geral. Mas você pode tentar alterar o seu RG de solteiro para casado seguindo os passos abaixo:

  • Busque saber onde tira a segunda via da carteira de identidade na sua cidade e vá até lá;
  • Depois preencha o formulário solicitado e pague a taxa de emissão do novo RG;
  • Em alguns locais a foto 3×4 é tirada na hora, em outros você pode levar as duas fotos que são exigidas;
  • Leve também a certidão de casamento para comprovar a mudança no seu nome, e peça que seja realizada também a mudança na segunda via da sua carteira de identidade, caso ainda não tenha feito.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui