Skip to content

Como Pedir um Segundo Relógio de Luz (Valor)

Confira agora como pedir um segundo relógio de luz, veja como colocar dois relógios de luz em uma casa, saiba quais são os documentos necessários para pedir a ligação da luz, e muito mais.

Um relógio de luz, conhecido também como medidor de energia elétrica nada mais é que um aparelho eletrônico usado para registrar e avaliar a quantidade de energia gasta em um local e que pode ser conectado entre a rede e a carga elétrica ou em transformadores.

Como pedir um segundo relógio de luz

Caso você realize algum tipo de mudança na rede, compre um equipamento que precisa de outro tipo de distribuição de carga, ou, precisa adequar o seu local a novos padrões de fornecimento de energia elétrica, então é preciso solicitar um medidor novo. Como esse é um tipo de solicitação que é feito de forma rara, é comum que haja dúvidas em relação a isso.

Algo que geralmente acontece e que causa problemas quanto à medição de luz é ter somente um relógio de luz para duas casas, o que acontece é que se tem uma ou mais residências no fundo do imóvel principal de um terreno, isso faz com que seja cobrado somente uma conta para todos os consumidores.

Se nas residências envolvidas morarem em torno do mesmo número de pessoas e que nenhuma delas tenha aparelhos específicos que consuma mais energia, é bem provável que o consumo seja parecido e o melhor a se fazer nesses casos é só combinar entre os envolvidos para que a conta seja dividida igualmente até conseguir colocar dois relógios de luz. 

Caso queira mesmo fazer um segundo relógio de luz e individualizar a luz, o primeiro passo a se fazer é ligar na concessionária de energia elétrica que é responsável pelo fornecimento na sua residência e perguntar se tem essa possibilidade, e, caso tenha, a própria empresa vai cuidar de fazer esse serviço.

Se não tiver como instalar o segundo medidor para receber contas individuais para cada imóvel, então vai ser necessário entrar em um acordo. Cada imóvel com relógio tem um número de instalação e o processo de cadastro é realizado pela própria concessionária, o que garante que o medidor instalado vai estar de acordo com os padrões exigidos.

Como colocar 2 relógios de luz em 1 casa

Para colocar dois relógios de luz em uma casa é necessário entrar com um pedido de ligação nova junto a concessionária da sua localidade. Mas, antes é preciso montar o novo padrão de entrada, e para isso é só acionar um profissional eletricista que ele irá preparar o local onde vai ser instalado o novo medidor de energia, no caso o relógio. E, é importante que os documentos e endereço estejam tudo certo.

Quanto custa para colocar outro relógio de luz

Quando for necessário colocar um novo relógio de luz, o valor cobrado pela mão de obra profissional pode variar muito. Mas, geralmente gira em torno de R$250,00 a R$380,00, dependendo das especificidades do trabalho.

VEJA TAMBÉM: Quanto custa para colocar um relógio de luz

Como Pedir um Segundo Relógio de Luz

Documentos necessários para pedir a ligação da luz

Os documentos necessários para pedir a ligação da luz, em caso de casas, caso o local nunca tenha tido energia, é só ter a numeração do CPF e do RG do titular da conta de luz, um comprovante de posse do imóvel e a quantidade de tomadas, lâmpadas e chuveiros da residência.

Agora para apartamentos, o procedimento e a documentação são os mesmos exigidos para casas, porém o pedido de ligação precisa ser novo. Em casos de apartamento, você terá que saber também o número de liberação do imóvel, que pode ser dado pela construtora.

Um relógio de luz para duas casas

Quando se mudar para um apartamento ou uma casa, o ideal é que o local já tenha um relógio de luz instalado já que o aparelho era utilizado pelo último morador da residência, porém, se o local para onde se está mudando é novo, e ninguém morou antes, é preciso fazer algumas coisas para pedir um relógio de luz de maneira que a instalação do serviço seja recebida em seu nome.

Para solicitar um medidor de luz é preciso entrar em contato com a concessionária de energia elétrica que atende o seu município, em geral, é interessante se comunicar com essa concessionária pelo telefone ou pessoalmente, e tem algumas que atendem pela internet em seu site oficial. No site da concessionária vai estar escrito todos os dados dela, como telefone e endereço da mesma.

Fique sabendo que o pedido de instalação de um medidor de energia elétrica é gratuito e só é cobrado caso tenha rejeição, com a necessidade de uma nova vistoria na conta e dependendo do tipo de ligação, que pode ser monofásica, bifásica ou trifásica.

Para que o relógio seja instalado, a entrada de energia precisa seguir um padrão específico e que conste das normas técnicas da sua concessionária. Além disso, é preciso ficar atento a outros detalhes, pois a instalação só pode ser realizada em caso de:

  • De medidor já existente e funcionando, mas com o lacre da concessionária rompido, o que pode representar mudanças intencionalmente feitas para interferir na medição do aparelho;
  • Do medidor já existente estiver com algum defeito, como os que são notáveis se a medição estiver bem diferente da esperada ou usual;
  • De prédio, caso o imóvel estiver ligado a uma rede elétrica.

Mesmo quando a residência é nova onde a ligação de luz nunca foi realizada, o serviço não costuma demorar, já que a energia elétrica é um serviço fundamental, de maneira que se empresas responsáveis pelo fornecimento dão prioridade a esse tipo de caso. Normalmente, a instalação demora cerca de dois a três dias úteis para ser finalizada, contados a partir do dia seguinte ao dia da solicitação.

Vale a pena colocar?

Se os membros da casa estiverem de acordo em dividir a conta de luz, vale a pena sim colocar só um relógio de luz para duas casas. Mas, o mais recomendado é ter dois relógios, um para cada casa, para não ter conflitos.