Como plantar Bromélia no Vaso (5 Dicas)

Confira agora como plantar Bromélia no vaso e ainda aproveite para saber como cuidar dessa planta, descubra qual a temperatura ideal, saiba como fazer muda, qual é o melhor lugar para plantar bromélia e muito mais.

A bromélia é uma planta muito conhecida para a ornamentação de canteiros e jardins, mas que pode ser também cultivada em vasos para decorar ambientes e compor jardins. Essa planta é um tipo de vegetação tropical com uma variedade enorme de espécies.

Como plantar Bromélia no vaso

Se quer plantar bromélia no vaso, escolha um vaso de preferência de cerâmica ou de barro. Pois, esses recipientes garantem maior estabilidade para a planta e mantêm o substrato sempre fresco. Por isso é importante escolher um vaso que seja pesado (geralmente os de barro e cerâmica são). A bromélia já é uma planta pesada e, ainda junta com o peso da água que ela acumula, se estiver em vasos leves ela pode acabar tombando.

Um substrato bom para a bromélia é aquele que tem uma capacidade boa de retenção de água, como: húmus de minhoca, terra vegetal com areia, pó de fibras de coco ou substrato de fibra de coco com esterco bovino. E, para as espécies epífitas não é preciso substrato. Além disso, o pH ideal para essa planta é cerca de 5,8 a 6,3.

Bromélia no Vaso

Como cuidar de bromélias em vaso?

Em relação a luminosidade, quanto mais escuras forem as folhas maior é a necessidade de luz. Grande parte das espécies gostam de claridade, mas algumas podem preferir áreas de sombra, enquanto outras o sol. É importante regar as bromélias com frequência, molhando a parte central da planta e, em dias quentes borrifar água nas folhas.

As bromélias gostam de substrato leve e menos compactado, sendo indicado adicionar a mistura do solo materiais como fibra de coco, por exemplo. Além disso, é importante adubar a planta a cada 15 dias, com um NPK 4-14-8, adubo foliar ou com algum produto específico para essa planta. É preciso fazer isso para estimular o crescimento das flores e folhas.

Como as bromélias são plantas que gostam de calor e umidade, você pode cultivar elas em ambientes ventilados com temperatura entre 15°C e 25°C. Para evitar a proliferação do mosquito da dengue, coloque um pouco de pó de café na roseta central. Além disso, como a bromélia é uma planta sensível, é importante evitar usar fungicidas e inseticidas.

Para combater as pragas faça o uso de uma solução diluída em água. Agora, contra os fungos, você pode lavar as folhas com água e sabão de coco. Em relação a poda dessa planta, saiba que ela não requer podas de manutenção, crescimento ou estética, você só precisa eliminar as folhas danificadas e secas.

VEJA TAMBÉM: Como plantar a Lágrima de Cristo

Qual o melhor lugar para plantar bromélias?

A bromélia pode ser plantada em vaso, kokedama, tronco ou xaxim. O bom dessa planta é que seu cultivo é feito de forma fácil e simples.

Qual a temperatura ideal?

A temperatura ideal para as bromélias é entre 15° e 25°C.

Como plantar Bromélia no Vaso

Como fazer muda de bromélia

As mudas de bromélias ficam ao lado da planta mãe. Porém, é necessário aguardar elas atingirem um terço a metade do tamanho da mãe, para que se desenvolvam bem. Além disso, existe outro jeito de plantar bromélia, que não é tão comum, que é a partir das sementes.

Normalmente os híbridos são estéreis e, nesse caso, é realizado a reprodução in vitro. Mas, se você tiver acesso as semente e quiser plantar é bem simples. Para que as semente germinem, você pode contar com a ajuda de um substrato de palha de arroz carbonizada ou esfagno, adicionar em um local úmido e cobrir com um plástico. Dessa maneira, as sementes irão germinar e você deve esperar ela crescer para fazer a transferência para outro local.

Se for plantar a muda, então saiba que você não pode enterrar muito ela, a base das folhas precisa ficar acima da linha do solo. Se a muda for muito grande, você pode usar tutor até a fixação no substrato.

Como plantar bromélias na madeira

Plantar bromélias na madeira é bem simples. Para isso, você pode colocar o substrato adequado para a bromélia que já mostramos acima, acomodar ela e apertar de forma leve para ela fixar. Não é preciso colocar pedriscos e areia no fundo como acontece nos vasos de cerâmica, já que o material deixa passar água, ou seja, é permeável.

Como plantar bromelias em troncos

Veja como plantar bromélias em troncos:

  • Coloque o tronco em um balde com água, para que a água lave o sal;
  • Mude a água no mínimo uma vez a cada dois dias durante duas semanas;
  • Depois, deixe o tronco secando no sol por um dia;
  • Ligue cada bromélia a um pedaço de tronco, de maneira que as raízes da planta tenham apoio;
  • Se a bromélia for maior, ela precisa de um tronco do tamanho dela mesma;
  • Ao redor de cada bromélia espalhe esfagno, cobrindo as raízes. Em planta pequena, uma quantia pequena de musgo é válido;
  • Agora, passe a linha de pesca ao redor da base da bromélia e do tronco, unindo os dois;
  • Corte a corda quando as raízes da bromélia estiverem ligadas firmemente ao tronco. Isso pode demorar um mês ou mais, vai depender da espécie e da maturidade da planta.

Agora que você já sabe tudo sobre as bromélias, aproveite para plantar a sua e cuidar de acordo com as dicas que mostramos neste post.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *