Como Plantar Tumbérgia Azul (Preço, Cerca Viva)

Quer saber como plantar Tumbérgia Azul? Então, saiba que neste artigo logo abaixo além de mostrar como plantar, vamos revelar o preço dessa planta, como cuidar dela, se ela serve ou não como cerca viva, se é tóxica e muito mais.

A Tumbérgia Azul é uma trepadeira bem rústica e ornamental. Uma das principais características dessa planta são suas flores que normalmente são grande de coloração azul com o centro branco e que aparecem durante todo ano.

Como Plantar Tumbérgia Azul

A Tumbérgia Azul pode ser reproduzida por sementes na primavera, precisam ser colocadas em substrato do tipo leve, casca de arroz carbonizada ou uma mistura de terra comum e areia, desde que sejam muito bem peneiradas. Depois, é preciso adicionar em sementeira de produção ou em um recipiente maior em cultivo comum.

Após semear e cobrir com terra ou areia seca peneirada, regue um pouco. Feito isso, cubra com plástico e mantenha a umidade até a germinação começar, que é quando se retira o plástico. Quando estiver com umas seis folhas é preciso fazer o transplante para sacos com substrato feito de composto orgânico, adubo animal de curral e areia em partes iguais.

Antes de colocar a muda é preciso colocar o tutor, como a planta ainda é pequena pode ser somente uma pequena estaca de bambu. Saiba que é preciso manter em estufa até a planta atingir 0,50 ou 1,00 m. É necessário regar todos os dias até o completo enraizamento.

Como Cuidar da Tumbérgia Azul

A Tumbérgia Azul precisa ser cultivada no sol, mas aceita locais de sol pela manhã somente, em solo fértil e com boa drenagem. No local do plantio é importante colocar adubo animal de curral, bem decomposto. Além disso, é essencial adicionar um pouco de farinha de osso e areia, misturando tudo com o composto orgânico feito de folhas.

É preciso regar na hora do plantio e depois por pelo menos dez dias para garantir que a muda tenha água suficiente. Depois, pode espaçar e fazer a rega normal do jardim. Quando a Tumbérgia Azul estiver na época sem flores, então é preciso controlar o seu tamanho, fazendo a poda do arbusto, deixando cerca de seis gemas em cada ramo. Depois da poda, é importante adubar a muda com adubo animal curtido e composto orgânico, regando bastante.

Portanto, de forma resumida a Tumbérgia Azul precisa ser cultivada sob o sol, em solo fértil, com regas regulares e enriquecido com matéria orgânica. Essa planta precisa de adubações frequentes com farinha de osso para estimular uma floração intensa. Além disso, essa planta aguenta bem o frio subtropical e se multiplica por estaquia.

Preço Tumbérgia Azul

O preço da Tumbérgia Azul varia muito, pois depende de diversos fatores. Mas, fique sabendo que o valor médio dessa planta é R$30,00. Porém, é importante ressaltar que essa é só uma média de valor da Tumbérgia Azul, já que é possível encontrar essa planta no mercado por valores maiores e menores.

VEJA TAMBÉM: Como plantar Pé de Amendoim

Como Plantar Tumbérgia Azul

Serve como uma cerca viva?

Sim, a Tumbérgia Azul serve como uma cerca viva. Essa planta além de embelezar qualquer ambiente, ainda tem o poder de proteger a privacidade, dando mais seguranças para as pessoas. Além disso, a Tumbérgia Azul atrai borboletas e abelhas e as mamangavas também gostam do néctar de suas flores.

Tumbérgia Azul em vaso

É possível sim cultivar a Tumbérgia Azul em vaso. Porém, o cultivo em vasos e jardineiras não é recomendado, pois limita o pleno desenvolvimento da planta. Portanto, se for cultivar a Tumbérgia Azul faça isso em espaços grandes, como em jardins por exemplo.

Mas, se mesmo assim for cultivar essa planta em vaso, então saiba que o substrato recomendado para ela é terra de jardim, húmus de minhoca e terra vegetal. O vaso precisa ter furos no fundo e precisa ser grande, para que assim essa planta se desenvolva melhor.

Porém, é importante ressaltar que essa planta é uma trepadeira, isso quer dizer que o ideal é cultivar ela próximo de muros, cercas ou pergolados. O recomendado é que o cultivo dessa planta seja sempre diretamente no solo.

Tumbérgia Azul é tóxica?

As plantas tóxicas ou venenosas podem causar graves problemas de saúde quando ingeridas, ou até mesmo podem provocar irritações cutâneas quando tocadas. Apesar de muitas plantas terem aparência inofensiva, muitas delas são tóxicas e podem levar a sérias complicações e dependendo do grau de toxidade até à morte. Por isso, é muito importante ficar atento em relação a certas plantas.

A Tumbérgia Azul por exemplo, não existe nenhum estudo que fale que ela é tóxica. Mas, de qualquer maneira certas plantas precisam ficar longe dos seres inofensivos como cachorros e crianças, para que assim seja evitado qualquer problema, como é o caso da intoxicação.

A Tumbérgia Azul conhecida popularmente também como Azulzinha tem o nome científico de Thunbergia Grandiflora. Esse é um arbusto semilenhoso, de ramos flexíveis que tem um crescimento muito rápido. Uma das principais características dessa planta são suas folhas verdes, ovais de borda denteada e flores grandes campanuladas, brancas ou azuis com o centro amarelado.

Essa planta pode ser cultivada no país todo e floresce de forma abundante na primavera e tem camadas de florescimento esporádicas no resto do ano. A Tumbérgia Azul se destaca principalmente por seu visual e em todo o lugar que ela é colocada deixa o ambiente mais bonito. Agora que você já sabe tudo sobre essa planta, aproveite para plantar ela e siga as dicas de cuidado citadas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *