Como Saber o Número do IPTU pelo Endereço Grátis (2021)

0

Veja como saber o número do IPTU pelo endereço grátis. Além disso, saiba como descobrir esse número usando só o CPF, veja onde e como pagar, e entenda melhor sobre esse imposto.

IPTU é a sigla de Imposto Predial e Territorial Urbano, esse é o imposto voltado a propriedades com construção no meio urbano. Ele é cobrado todos os anos dos proprietários de casas, prédios, estabelecimentos comerciais, etc.

Como saber o número do IPTU pelo endereço

Para pagar o IPTU é preciso que o contribuinte tenha alguns dados básicos em mãos, e um deles é o número do cadastro do imóvel. Esse número é indispensável para conseguir fazer o pagamento desse imposto.

Mas, é normal não saber onde encontrar o número de cadastro do imóvel. E, se você está passando por isso, saiba que a seguir vamos mostrar como consultar o IPTU pelo endereço e também pelo CPF. Portanto, fique atento a este artigo para descobrir as principais informações sobre esse imposto.

VEJA TAMBÉM ESSE POST:  Perdi meu cartão Nubank ou foi roubado - Como pedir outro?

Para saber o número do IPTU pelo endereço é necessário ter em mãos o comprovante legítimo do requerente, com a apresentação do título da propriedade, como o contrato de compromisso no caso de compra e venda ou a escritura do imóvel, a matrícula da residência autenticada no cartório de registro de imóveis, ou algum documento parecido aos citados.

Além disso, é necessário os documentos de identificação do requerente, como RG e CPF. E, se o pedido for protocolado por procuradores, é preciso apresentar a procuração. Com esses documentos em mãos, confira como descobrir o número do IPTU pelo endereço:

Agenda a sua consulta previamente pela internet por meio do site da prefeitura da sua cidade, caso a cidade seja pequena e não tenha esse tipo de serviço, é preciso falar antes com a secretaria pessoalmente ou então pelo telefone.

VEJA TAMBÉM ESSE POST:  Posso fazer depósito na Lotérica para Itaú

Quando você estiver com o número de inscrição, se quiser pode tirar a segunda via do documento, é só entrar no seu IPTU, digitar o nome da cidade onde o imóvel está localizado e a inscrição.

Resumindo, se quer saber o número do IPTU pelo endereço o único jeito que tem de fazer isso é através da Secretaria de Finanças e Desenvolvimento Econômico do seu município, com o número de contribuinte e documento de identificação, e uma procuração, se você não for o dono do imóvel.

Cada município possui a sua Secretaria de Finanças e Desenvolvimento Econômico, mas caso a sua cidade não tenha, você pode entrar em contato com a prefeitura para mais informações.

VEJA TAMBÉM: Domingo de páscoa é feriado?

Como Saber o Número do IPTU pelo Endereço Grátis

Como saber o número do IPTU pelo CPF

Em cada cidade, o jeito de consultar o IPTU pelo CPF é diferente. Mas, na maioria das vezes o processo para fazer isso é bem parecido. É só acessar o site oficial da prefeitura de sua cidade, e entrar nas opções Fazenda, Impostos ou IPTU. Nessas abas, as prefeituras já vão explicar de um jeito mais detalhado como consultar IPTU pelo CPF.

VEJA TAMBÉM ESSE POST:  Assistência Técnica Positivo (Telefones, Endereços, Cidades)

Como pagar o IPTU

A prefeitura envia o boleto aos contribuintes e eles podem efetuar o pagamento até a data final de vencimento. Lembrando que os contribuintes que pagarem à vista terão um desconto de pelo menos 3% sobre o valor total.

Onde pagar o IPTU

O carnê do IPTU é confeccionado com o código de barras padrão FEBRABAN. Dessa forma, o contribuinte pode fazer o pagamento pela internet, caixas eletrônicos das agências autorizadas ou nas próprias agências.

As agências autorizadas são a Caixa, Banco do Brasil e BANESTES. Lembrando que valores abaixo de mil reais poderão ser pagos nas casas lotéricas.

Sobre o IPTU

O IPTU é um imposto cobrado de todo dono de imóveis em áreas urbanas, seja o imóvel residencial ou comercial.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui