Skip to content

Como Saber que o Melão está Bom (Entenda)

Se está em dúvida sobre como saber se o melão está bom, então saiba que logo abaixo vamos mostrar como que faz para saber se o melão está bom para ser consumido. Além disso, também vamos mostra qual é o melão mais doce e muito mais.

O melão é uma fruta muito consumida pelas pessoas e que faz muito bem para a saúde. Essa fruta é rica em água e substâncias que beneficiam a saúde, como vitamina E que promove a saúde da pele, entre outros.

Como saber que o melão está bom (maduro)

Para saber se o melão está maduro comece conferindo a cor dele. Se estiver bege com veias verdes ele está imaturo, agora se estiver amarelo com partes amarelo brilhante quer dizer que ele foi retirado da vinha muito cedo.

Um melão bom vai estar em um tom dourado, e não se preocupe se tiver algumas manchas marrons, pois essas manchas indicam que nesse local o melão está doce.

É importante também cheirar o melão, principalmente a ponta do caule. Se essa fruta estiver com um cheiro doce esse é um bom sinal de que a fruta está madura e pronta para ser utilizada.
Aperte o melão também de forma cuidadosa, um melão saudável precisa estar firme, mas não duro e não deve ter locais macios. Se o melão estiver muito esponjoso é sinal de que ele está muito maduro.
Balance um pouco o melão, pois as fibras de um melão maduro vão se separar um pouco, e com isso você vai escutar as sementes se movimentarem dentro dele.
Bata no melão como se estivesse batendo em uma porta, caso ouça um som oco quer dizer que ele não tem muita umidade e não está doce. Agora se o som for profundo, significa que ele está saudável.

Como saber que o melão está estragado

Para saber se o melão está estragado toque nele, se ele parecer mole ou liberar suco sem ser cortado, é bem provável que ele esteja estragado. Além disso, confira se os melões estão mofados ou murchos, pois esses são sinais de que ele está estragado também.

VEJA TAMBÉM: Como congelar a beringela

Como-Saber-que-o-Melao-esta-Bom

Como amadurecer melão

Para amadurecer o melão coloque ele em um saco de papel e sele o topo. Deixe ele no saco durante a noite que provavelmente de manhã ele vai estar maduro.

Você também pode verificar se houve maturação cheirando o final do talo. E, caso o melão esteja muito verde, pode ser que ele precise de duas noites para amadurecer.

Qual o melão mais doce?

Existem diversos tipos de melão, uns mais doces do que o outro. O melão BRS Araguaia é o melão mais doce que tem, ele tem uma doçura uniforme em toda a extensão da polpa, isso quer dizer que ele continua muito doce mesmo na parte da polpa que fica localizada perto da casca.

Agora que você já sabe tudo sobre melão, aproveite as dicas deste post para fazer a feira e escolher o mais doce e mais maduro, do jeito que preferir.