Como Saber se a Conta é Corrente ou Poupança (2020)

3

Conta corrente e conta poupança parecem ser a mesma coisa, mas, suas sutis diferenças a fazem com que seus objetivos sejam mais definidos. Acredite, nem todos sabem identificar qual é qual. E você, sabe se a sua conta é Corrente ou poupança?

É comum acontecer isso. E se você quer saber de forma fácil como diferenciar a conta corrente da conta poupança continue lendo o artigo. Vamos te ajudar a resolver este problema.

Como saber se a Conta é Corrente ou poupança

Existem formas simples para identificar ambas as contas de forma fácil. Primeiramente, o cartão. Podem parecer iguais dependendo da agência, mas, possuem características distintas como o número da operação, sempre presentes na sua tarjeta.

Você também poderá diferencia-las através do seu uso. Contas poupanças são boas para guardar dinheiro. Enquanto a conta corrente é ideal para quem realiza constantes transações de valores.

Bradesco

O cartão é a forma mais fácil de identificar o tipo de conta que você possui. Foque no número de operação presente no cartão. São apenas três e estão separados dos demais. Se o cartão apresentar a operação 013, a conta é do tipo Poupança. Se for 001 (ou 00), é do tipo corrente.

VEJA TAMBÉM: Sobre a descrição de pagamento Bradesco.

Como saber se é conta corrente ou poupança no Bradesco

Itaú

No Itaú, identificar o que difere ambas é pode ser um pouco mais trabalhoso, mas não deixa de ser possível. Observe sempre os dígitos do seu cartão Itaú, que geralmente estão no verso, e identifique as combinações abaixo:

  • Se os dígitos forem 5+1, por exemplo 00000 0, é uma conta corrente;
  • Se for uma poupança integrada, o número da conta corrente será o mesmo, com a diferenciação do código /500.

Em alguns casos, o cartão pode apresentar nove dígitos em ambas as contas. Neste caso, preste atenção nos últimos 3 números.

  • Se os últimos 3 números forem escritos assim 00000 0 011, iniciando com o “011” e terminando em número, é uma conta corrente;
  • Porém, se os últimos 3 números não iniciarem com “0”, por exemplo 00000 0 111, é uma conta poupança.

Agora, se você não tiver o cartão em mãos, se os dígitos da conta corrente forem iguais e apresentarem o código /500, trata-se de uma conta poupança integrada.  

Como Saber se a Conta é Corrente ou Poupança

Santander

Não sendo diferente de outros bancos, as contas corrente e poupança do banco Santander também podem ser diferenciadas pelos números presentes nos cartões. É simples, basta identificar a operação situada entre os primeiros 4 números da agência e últimos referentes a conta, como mostrado abaixo:

Exemplo de conta poupança:

1234 060 1234567 8

VEJA TAMBÉM ESSE POST:  Lotéricas abrem hoje? E amanhã? Sábado e Feriado

Exemplo de conta corrente:

1234 010 1234567 8

Caixa Econômica

Na caixa econômica federal, diferenciar a conta corrente da Poupança não é difícil e vamos utilizar o cartão do banco mais uma vez como exemplo. Para isso, foque na operação da sua conta. São 3 números que se encontram entre o código da agência e da conta na frente do cartão.

  • Dígito operador 001, é uma conta corrente;
  • Dígito operador 013, é uma conta poupança.

Banco do Brasil

Conta corrente e Poupança no BB é um pouco diferente dos demais. Isso porque ambos são identificados pelo dígito 01. Sempre que uma conta corrente é aberta, automaticamente também ocorre a abertura de uma conta poupança e vice e versa.

O que muda é na hora de realizar um depósito, na qual deverá ser especificado o destino do dinheiro, conta corrente ou conta poupança.

Nubank

NuConta é uma conta corrente que automaticamente rende juros sem que o cliente precise se preocupar, já que o saldo rende de forma automática 99% do CDI atual.

É importante dizer que a NuConta possui as mesmas funcionalidades de uma conta corrente comum, com a vantagem da ausência de tarifas e taxas.

Se você não quiser que seu dinheiro fique à mostra, existe uma opção de “guardar dinheiro” dentro do aplicativo, rendendo a mesma coisa que a conta corrente atual. A vantagem é que ela age diretamente como uma poupança, só que rendendo mais do que a própria mencionada.

Banco Inter

A conta digital criada através do Banco Inter é corrente e não é possível abrir uma conta poupança. Porém, o Banco Inter possui plataformas de investimento, na renda fixa, onde você encontrará a poupança como uma das formas de investimento disponível.

Para ter mais informações sobre o tema, basta clicar no link abaixo: https://www.bancointer.com.br/pra-voce/investimentos/renda-fixa

Sicredi

No Sicredi, você tem a possibilidade de abrir uma conta corrente. Porém, a poupança faz parte de uma cartela de investimento, assim como o Banco Inter. Para acessar a conta poupança você precisa ter uma conta corrente.

A diferença que as separa é simplesmente sua utilização. A conta na qual você movimenta seus bens monetários é a corrente. Enquanto a Poupança é apenas uma forma de você guardar seu dinheiro ou investir, sem necessidade de um valor mínimo. 

Diferenças entre conta corrente e poupança

Conta corrente e poupança, hoje em dia, são muito utilizadas pelos brasileiros. A depender da agência bancária, ambas podem ser usadas para a mesma finalidade.

A conta corrente é usada para transações financeiras, pagamentos e movimentações monetárias (saques e depósitos). Para abri-la é necessário assinar um contrato no banco, além de comprovar renda e endereço fixo.

O titular da conta corrente pode:

  • Utilizar o cartão como débito;
  • Solicitar um cartão de crédito;
  • Utilizar os serviços de TED e DOC;
  • Cheques;
  • Entre outros.

Já a conta poupança nasceu com um objetivo diferente. Sua utilização principal é guardar o dinheiro para um uso futuro. O valor na conta poupança varia de acordo com a economia brasileira.

VEJA TAMBÉM ESSE POST:  Máquina Rede Travada - O que fazer?
VEJA TAMBÉM ESSE POST:  Código do Banco Bradesco para transferências - TED e DOC

Ela também pode ser utilizada também como débito para pagamentos em qualquer lugar do país. É uma excelente opção para quem quer economizar sem correr grandes riscos. Por ser mais fácil de abrir, grande parte dos brasileiros opta por usá-la.

Tarcísio Oliveira
Formado em administração na Universidade de São Paulo (USP) em 2015. Adoro temas relacionados a finanças, principalmente mercado financeiro.

3 COMENTÁRIOS

    • Automaticamente quando se abre uma conta fácil BB, vem liberada a poupança e se você quiser usar a corrente, você deverá fazer um upgrade de conta.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui