Como solicitar Uber para cadeirante

A falta de acessibilidade costuma ser um problema para indivíduos que são portadores de necessidades especiais. Quando se fala em transporte, pode haver certa dificuldade no embarque, escassez de carros adaptados, dentre outros.

Mas, em se falando de aplicativos de transporte, como fica essa questão? Tem como solicitar Uber para cadeirante? Existem carros especiais para cadeirantes no Brasil? Saiba tudo a seguir!

Uber para cadeirante existe no Brasil?

Infelizmente, ainda há uma escassez na acessibilidade da Uber no Brasil. Não existe nenhuma categoria para cadeirantes em pleno funcionamento aqui.

Mas, há esperança que este cenário mude em um futuro breve. Isso porque, em outros países, já existem categorias especiais, como:

  1. Uber Assist: trata-se de uma modalidade da Uber que presta atendimento e assistência a indivíduos com limitações físicas, idosos, grávidas, etc.
  2. 2. Uber Acess: esta é uma categoria especial para cadeirantes, em que não é necessário desmontar a cadeira de rodas. Para isso, os carros possuem uma rampa de entrada traseira.

O ideal é que estes serviços funcionassem no Brasil, para que os cadeirantes pudessem se deslocar com maior acessibilidade. Além disso, se houvesse treinamento especial para os motoristas, tais serviços poderiam funcionar aqui perfeitamente.

Como solicitar Uber para cadeirante

Como solicitar Uber para cadeirante em 2020

Sabendo que existem todas estas limitações, você deve estar se perguntando como solicitar um Uber para cadeirantes, não é? O melhor a se fazer, sempre, é enviar uma mensagem para o motorista assim que a corrida for solicitada.

Vale explicar a situação, e perguntar se é possível levar a cadeira de rodas no porta malas. Infelizmente, algumas respostas podem surpreender de maneira negativa.

VEJA TAMBÉM: Uber aceita animais?

Mas, existem diversos relatos de passageiros que se surpreenderam com a qualidade do atendimento prestado por motoristas deste aplicativo! Sendo assim, vale a pena perguntar educadamente, e solicitar ajuda quando necessário!

Tem Uber cadeirante em Curitiba, Brasilia e São Paulo?

Nas grandes capitais brasileiras, como Curitiba, Brasilia e São Paulo, geralmente existe uma maior quantidade de passageiros que são portadores de necessidades especiais.

Infelizmente, ainda não há categorias específicas da Uber para estes, mas, assim como visto anteriormente, alguns motoristas podem auxiliar no transporte.

Mas, na cidade de Curitiba, por exemplo, existem carros de táxis que são preparados para atender tal necessidade. Portanto, vale a pena conhecer a realidade da sua cidade, e também quais são os serviços disponíveis.

Dicas para cadeirantes usarem o Uber, 99 e outros apps

Afinal, o que fazer quando precisar de transporte? Chamar por um motorista de aplicativo sempre tem suas vantagens, afinal, ele irá buscá-lo onde tiver, e irá deixá-lo na porta do destino final.

Se você é cadeirante, seguem algumas dicas para utilizar Uber e outros apps:

  • Se possível, escolha as categorias Uber Select e/ou Black, pois estas possuem motoristas melhor qualificados e carros mais confortáveis;
  • Sempre envie uma mensagem antes de embarcar, solicitando ajuda;
  • Informe a necessidade de guardar a cadeira de rodas no porta malas.

Quando houver problemas com a acessibilidade, lembre-se de deixar um comentário no aplicativo, para que a Uber possa aperfeiçoar este trabalho.

Se o Cabify estiver disponível em sua cidade, baixe-o em seu celular, pois esse aplicativo capacita seus motoristas para que ofereçam suporte a cadeirantes, independente do tipo do carro e modalidade de corrida.

Também, como discutido anteriormente, algumas cidades possuem táxis especiais para cadeirantes. Se informe sobre os serviços da sua localidade, e chame-os sempre que precisar.

Há uma tendência para que haja melhorias nesta acessibilidade, e em um futuro breve, categorias específicas existam nos aplicativos brasileiros!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *