Como Tirar Vírus do Celular – 5 Maneiras

0

Aprenda neste artigo como tirar vírus do celular de cinco maneiras. Além disso, saiba mais sobre vírus de celular, se ele descarrega o telefone, se tem como tirar a mensagem de vírus do celular, entre outros.

As pessoas já estão acostumadas a encontrar malwares no PC, porém na hora de remover vírus do celular acabam se complicando. Com isso, saber se prevenir e solucionar esse problema é o melhor jeito.

Como tirar vírus do Celular (Android e iPhone)

O vírus pode se manifestar de várias formas, incluindo problemas técnicos no telefone. É comum que os usuários recebam propagandas não solicitadas, aparição de ícones estranhos, redirecionamento automático para páginas estranhas, excesso de uso da conexão de dados, lentidão do telefone, entre outros.

Os prejuízos que o vírus pode causar são variados, e pode ser desde os mais simples problemas que tentam empurrar propagandas para roubas arquivos dentro do celular, roubar senhas e até para usá-lo como um zumbi de uma botnet, onde a pessoa por trás do vírus pode controlar de forma remota o seu telefone e fazer várias tarefas com ele.

1- Instale um antivírus

Um dos jeitos para remover problemas mais complexos é utilizando um antivírus que pode ser encontrado na loja de compra do seu celular. No momento os mais usados são o Avast, AVG e Lookout. O processo de utilização do antivírus é fácil, geralmente é só baixar uma das opções e seguir os passos abaixo:

  • Busque por Avast no Google Play ou App Store;
  • Toque em Instalar;
  • Abra o aplicativo de antivírus;
  • Clique em Vírus Scanner;
  • Se ele encontrar alguma ameaça, é só clicar em Resolve All;
  • Se quiser remover todos, é só clicar em Remover All;
  • Depois, toque em Yes para remover os arquivos infectados e pronto.

É importante ressaltar que essa sequência pode variar de acordo com o aplicativo que foi escolhido para remover o vírus. Usando o AVG, por exemplo, o processo é um pouco diferente.

VEJA TAMBÉM ESSE POST:  Qual foi o Primeiro iPhone? E quando foi lançado?

2- Apague aplicativos suspeitos

Se você está suspeitando de alguns aplicativos que podem estar infectados, o melhor a se fazer é desinstalar eles do seu telefone. Uma dica para descobrir quais aplicativos estão infectados, geralmente os que estão são aqueles que exibem muitos anúncios.

3- Limpe o cachê do seu celular

Em casos extremos, que nenhuma das soluções citados ajudam, tem como tomar uma atitude mais radical que é restaurar as configurações de fábrica do seu aparelho. Para fazer isso, siga o passo a passo abaixo:

  • Entre na opção Configurações no seu celular;
  • Busque pela opção Fazer backup e redefinir. Essa opção pode ter nomes diferentes, pois vai depender da marca e modelo de seu telefone;
  • Clique em Configuração Original. Essa opção também pode ter nomes diferentes;
  • Agora você vai ver avisado de que todos os dados do telefone vão ser excluídos, então tenha certeza de ter guardado e feito backup dos seus arquivos;
  • Você vai encontrar agora uma opção para limpar o Armazenamento Externo ou o Cartão SD, é recomendado que marque ela também, para deletar definitivamente tudo;
  • Toque em Redefinir Telefone e o seu telefone vai reiniciar. Quando voltar, ele vai estar zerado como se tivesse acabado de sair da fábrica, e o melhor, livre de vírus.

4- Exclua o histórico do seu navegador

Outra dica é excluir o histórico do seu navegador. Para isso é muito simples, é só ir até o navegador do seu telefone, acessar as configurações, conferir o histórico e depois deletar ele todo.

5- Desconecte seu celular de redes Wi-Fi

Tente desconectar o seu celular de todas as redes Wi-Fi. Saiba que para fazer isso, nas configurações tem uma opção especialmente para isso, por meio dessa opção tem como deletar todas as conexões de uma vez e se desconectar de todas elas.

Sobre remover vírus do celular Samsung, Motorola…

Atualmente, uma das plataformas mais dominantes é o Android, e ele é um dos principais alvos dos vírus. Por ser um sistema comum, vendido em larga escala e aberto, isso colabora para que esse sistema seja alvo de vírus.

Os vírus no Android se manifestas de vários jeitos diferentes, o mais comum é o uso de aplicativos não oficiais. Dessa maneira, é necessário remover o vírus infectado e para fazer isso é só seguir as dicas que mostramos.

VEJA TAMBÉM: Computador lento e travando

Como Tirar Vírus do Celular

Sobre remover vírus do celular iPhone (iOS)

Apesar do sistema iOS ser conhecido como uma plataforma bem segura, já existe algumas tentativas de produção de vírus também para os aparelhos da Apple. Mas, até o momento não surgiu nada grave, algumas empresas já relataram malwares que infectam o iPhone, porém só conseguem agir quando são transferidos para um computador Windows.

VEJA TAMBÉM ESSE POST:  Como Desbloquear Amigos no Facebook (Celular e PC)

Alguns desenvolvedores já demonstraram que tem como ultrapassar as barreiras de segurança do iTunes, porém nenhuma delas foi muito efetiva e a cada tentativa, fica mais difícil para um próximo conseguir entrar entre os aplicativos aprovados.

Um exemplo de vírus que acontece em julho de 2012 em sistema iOS, foi o aplicativo chamado Find and Call que se passava por aplicativo simples de lista de contatos, porém na verdade ele acessava os contatos do usuário e enviava para um servidor remoto. Assim que foi descoberto, o aplicativo foi removido.

Apesar de tudo isso, não tem muitas notícias de vírus perigosos que tenham afetado quem o fez e normalmente os ocorridos estão ligados a descuidos dos usuários com a segurança dos seus telefones.

Como saber se o meu celular está infectado com vírus

Se está achando que o seu celular está com vírus, mas está com dúvida, então confira logo abaixo alguns sinais de que o seu aparelho está infectado com vírus:

  • A bateria está acabando rápido;
  • O aparelho reinicia do nada;
  • Aplicativos aparecem no smartphone;
  • O Bluetooth é ativado de forma inesperada;
  • Tem mensagens que você não enviou;
  • Anúncios indesejados;
  • Seus aplicativos precisam de autenticação frequente;
  • Está com ações que você não reconhece;
  • A fatura mensal aumenta de forma significativa;
  • O consumo de dados sobe

Vírus que descarrega o celular? Existe?

Sim, existe vírus que descarrega o celular, e isso pode fazer com que a bateria do seu aparelho dure pouco. Isso pode indicar que um vírus pode estar consumindo a carga dela de forma rápida.

Como tirar mensagem de vírus do celular

Se você é um usuário que não baixa aplicativos fora da loja oficial e que não entra em sites estranhos. Porém, mesmo assim é exibido uma mensagem falando que o seu celular foi infectado, então fique atento.

Na maioria das vezes que isso acontece, essas mensagens na verdade, são anúncios enganosos que abusam de engenharia social. Isso quer dizer que é quando um usuário da web é levado a fazer algo perigoso online.

O que acontece é que eles abusam da sua ingenuidade para que você instale aplicativos e antivírus promovidos por eles. Se no final da mensagem tiver um botão azul escrito Clique aqui ou Remova imediatamente ou Ok, não clique. O melhor jeito de lidar com isso é clicando no botão Voltar.

VEJA TAMBÉM ESSE POST:  Como Achar uma Pessoa pela Foto no Google (2020)

Como remover vírus do navegador do celular

Se o seu navegador foi infectado você pode limpar o seu histórico de navegação. Para fazer isso é bem fácil, é só acessar o navegador do seu telefone, ir até as configurações, conferir o histórico e depois clicar na opção de deletar ele todo.

Cuidados para não pegar vírus no celular

Primeiro, fique sabendo que nada entra no seu aparelho sem que você não permita. Por isso, sempre instale programas baixados das lojas oficiais como a App Store, Google Play Store e Windows Store.

Além disso, instale um antivírus seguro e eficiente, até porque prevenir é melhor do que remediar. Só que você precisa saber uma coisa, que a maioria desses programas não funciona como no computador, pois para isso, seria preciso acessar o sistema internamente, algo que é bloqueado tanto em Android, quanto no iOS.

Ao acessar as redes de Wi-Fi compartilhadas, aqueles de shoppings, lojas e restaurantes, por exemplo, tem como que algumas pessoas mal intencionadas consigam roubas alguns de seus dados. É algo assim, você está lá tranquilo no Facebook e digita a sua senha, um hacker pode acabar tendo acesso a essas informações. A dica é só ver aquilo que é realmente necessário, como usar o WhatsApp ou só fazer pesquisar em seu navegador.

Também evite conectar o seu aparelho via USB em computadores suspeitos. Mesmo que você esteja com a bateria acabando, ligar o seu celular em computadores desconhecidos não é uma boa ideia. Isso vale também para cartões de memória e pendrives.

Mas, não fique desesperado achando que vai pegar um vírus fácil assim, já que nenhum é capaz de estragar o seu telefone, no máximo, deixar o sistema operacional muito lento, ou então, fazer acabar com a sua bateria de forma bem rápida.

Como já falamos, não fique desesperado, mas também fique sempre atento, não clique em links suspeitos, não baixe aplicativos que não sejam da loja oficial do seu aparelho, entre outros. É importante sempre ficar ligado a algumas ações para não ser infectado, e é melhor prevenir do que remediar, pois isso siga as dicas que mostramos.

Luiza
Gosto de escrever sobre entretenimento. Assisto TV o dia inteiro, sei das fofocas dos famosos e novidades do entretenimento.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui