Compensação de Cheque (2020) Prazo de quantos dias?

0

Saiba mais sobre a compensação de cheque neste artigo, confira qual o prazo para compensação de cheques, entenda melhor sobre esse assunto e fique por dentro de todas as novidades.

Muitas pessoas tem dúvida sobre quantos dias demora para compensar um cheque. E, pensando em resolver essa questão, elaboramos esse artigo que vai esclarecer essa dúvida e você vai descobrir quando o dinheiro estará liberado na conta.

Tem gente que quando se fala de cheque já tem um certo preconceito e fala que não aceita esse tipo de pagamento, mas antes de fazer isso é interessante entender como funciona o pagamento através de cheque e tudo mais.

Prazo para compensação de cheques em 2020

A compensação de cheques nada mais é que um sistema do banco que consulta os fundos de um cheque. Depois de feita a conferência de fundos que é tudo feito de maneira automática, os próprios sistemas do banco debitam a conta devedora e creditam a conta recebedora. E, para saber em quanto tempo o dinheiro vai estar disponível na sua conta, é preciso conferir o valor:

Cheque no valor igual ou menor que R$299,99 demoram dois dias úteis para entrar na conta. Esse prazo é contado a partir do dia útil seguinte ao do depósito. Já cheque igual ou maior que R$300,00 demoram um dia útil para entrar na conta, esse prazo é contado a partir do dia útil seguinte ao do depósito.

VEJA TAMBÉM ESSE POST:  Código da XP para transferências - TED e DOC

Antes desses dias úteis, o cheque vai aparecer no extrato como valor a liberar ou valor bloqueado, que quer dizer que você ainda não pode fazer o saque do dinheiro, pois ainda não está disponível.

Tempo de compensação de cheque do mesmo banco

O tempo de compensação de cheque do mesmo banco é o mesmo que citamos acima. Portanto, cheque no valor igual ou menor que 299 reais demoram dois dias úteis para entrar na conta. Já cheque no valor igual ou maior que 300 reais demora um dia útil para entrar na conta.

Quanto tempo demora para compensar um cheque de outro banco?

O tempo que demora para compensar um cheque de outro banco é o mesmo que já mostramos acima. Portanto, é só ficar atento ao valor do cheque para saber qual é o tempo que demora para compensar o mesmo.

O tempo de demora para compensar um cheque de outro banco é de dois dias úteis para valores iguais ou menores que 299 reais. E, um dia útil para valores iguais ou menores que 300 reais.

Cheque depositado em envelope, quando compensa?

Os depósitos feitos nos caixas eletrônicos com envelope, o prazo de compensação é maior tanto para dinheiro quanto para cheque. Saiba que depósito em cheque feito com envelope o prazo de compensação é de 72 horas úteis, ou seja, três dias úteis. Isso se o depósito for feito até as 16 horas, agora se for feito depois do horário de fechamento do banco o prazo é de quatro dias úteis.

VEJA TAMBÉM ESSE POST:  Onde fica o número da conta e agência no Cartão Bradesco

Dessa maneira, é preciso ter sempre em mente que os depósitos em cheque são mais demorados e o prazo de compensação dos depósitos com envelope é maior. Então, antes de fazer isso fique atento.

VEJA TAMBÉM: CNPJ GGRC11

Compensação de Cheque 2020

O que é compensação de cheques?

Para muitas pessoas pode ser difícil compreender o que significa um cheque ou uma compensação de cheque. Mas, se você ficar atento a explicação que vamos dar é possível que você entenda melhor sobre esse assunto.

O cheque consiste em uma ordem de pagamento à vista. Pode ser recebido em dinheiro direto na agência em que o emitente tem conta. Ele também pode ser depositado em outra agência para ser compensado e creditado na conta do favorecido.

Para quem não sabe a compensação de cheque é o acerto de contas entre instituições financeiras. Ela se refere aos cheques depositados em estabelecimentos diferentes dos sacados. Com isso, o cheque é mais uma maneira de pagamento a ser aceito no sistema financeiro.

Até pouco tempo atrás, a compensação de cheques era realizada diretamente nas agências bancárias e o prazo para que essa ordem de pagamento fosse convertida em saldo na conta corrente, ocorria em torno de dois ou três dias, isso se não acontecesse algum problema em relação a autenticidade ou disponibilidade de saldo na conta do emissor para compensação, entre outros.

O cheque pode ser sacado em uma agência bancária, se ele não for cruzado, ou depositado em uma conta corrente. No primeiro caso, é só apresentar o documento no caixa do banco para receber o dinheiro. Já no segundo caso, entra em ação o sistema de compensação, uma frenética troca de papéis que conta com a participação em média de 150 bancos em todo o Brasil.

VEJA TAMBÉM ESSE POST:  Código da Caixa Econômica para transferências - TED e DOC

A compensação se baseis em um princípio simples: antes de transferir eletronicamente o dinheiro de uma conta para outra, o banco que emitiu o cheque precisa conferir a assinatura do correntista e o saldo disponível. E, para que isso ocorra, existe 15 câmeras de compensação em todo o país, responsáveis por regiões que nem sempre coincidem com a divisão geográfica, a de São Paulo, por exemplo, também atende algumas cidades do sul do estado de Minas Gerais. Dentro de cada câmara, uma grande sala ou galpão com diversos guichês, os bancos trocam os cheques que receberam durante os expedientes bancários. De lá, os documentos seguem para as suas respectivas agências. Para se ter uma ideia no ano de 2017, em torno de 2,4 bilhões de cheques foram compensados no Brasil.

Assuntos relacionados a cheque acabam gerando uma certa dúvidas nas pessoas, e muita gente acha que entender sobre cheque é difícil, mas se prestar bem atenção não é tão complicado quanto parece.

Aposto que depois de ter lido todo este artigo, agora provavelmente você não vai ter mais nenhuma dúvida em relação a compensação de cheque. Mas, se ainda tiver qualquer dúvida em relação a esse assunto, que pode parecer um pouco complicado e extenso, então é só deixar escrito nos comentários que vamos tentar te ajudar da melhor maneira possível, respondendo a sua pergunta e solucionando a sua dúvida que pode até ser a de outra pessoa.

Luiza
Gosto de escrever sobre entretenimento. Assisto TV o dia inteiro, sei das fofocas dos famosos e novidades do entretenimento.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui