Como Conseguir um Comprovante de Residência (URGENTE)

Está precisando de um comprovante de residência e não sabe o que fazer? Então, fique tranquilo pois logo abaixo vamos informar tudo o que você pode fazer para conseguir um comprovante de residência. Portanto, é só ficar atento para ficar informado.

O comprovante de residência é muito solicitado em aberturas de contas em bancos, admissões em empresas, cadastros do governo, solicitação de empréstimo, pedido de cartão de crédito, inscrição em concursos, inscrição em cursos e outros.

O comprovante de residência é um documento que comprova que a pessoa tem uma residência fixa, que ela tem um lugar onde morar. Esse documento serve para que as empresas evitem fraudes, golpes e outros. O comprovante é necessário principalmente para as empresas que fazer algum tipo de cobrança.

Não existe uma lei que determine exatamente o que serve e o que não serve como comprovante de residência, isso precisa ser consultado com a empresa ou pessoa que solicitou. Mas, saiba que na maioria das vezes é aceito como comprovante de residência:

  • Contas de consumo, como água, gás, IPTU, TV, telefone (fatura vivo), internet e fatura de cartão de crédito;
  • Carnê de cobrança do IPVA;
  • Declaração de imposto de renda;
  • Contrato de aluguel, com reconhecimento em firma;
  • Multa de automóveis;
  • Demonstrativos do FGTS, INSS ou algum órgão público;
  • Contas pessoais, como boletos escolares e plano de saúde;
  • Declarações de residências feitas a próprio punho e autenticadas em cartório pelo dono do imóvel em caso de aluguel.

VEJA TAMBÉM: Limite de saque no Caixa Eletrônico Sicoob

Como conseguir online

Saiba que, geralmente é aceito contas de celular e internet. E, em relação a data de validade certa para o comprovante, na verdade não existe, porém a maioria dos lugares que pedem comprovante de residência querem que ele tenha no máximo noventa dias de emissão, pois após isso, ele fica inválido para a comprovação.

Vale ressaltar que alguns lugares aceitam também comprovantes em nomes de parentes. Só que, é necessário ser entregue junto com o comprovante de parentesco. Por exemplo: com o comprovante no nome do cônjuge, é preciso apresentar a certidão de casamento para comprovar.

Se mesmo assim você não consegue ter nenhum comprovante, saiba que na internet tem vários modelos de comprovante de residência que você pode utilizar. É possível fazer a declaração, preencher a próprio punho e reconhecer em cartório que a mesma será válida. Confira um modelo de declaração de residência para quem mora de aluguel:

DECLARAÇÃO DE RESIDÊNCIA

Eu,____, brasileiro (a), portador (a) da identidade nº ____ e CPF nº ____, residente e domiciliado no endereço ____, nº____, bairro____ e CEP:____, declaro para devidos fins de comprovação de residência que____, brasileiro (a), portador (a) da identidade nº____ e CPF nº____, reside no endereço citado acima conforme comprovante em anexo, em meu nome.

____,__ de ____de____.

Assinatura do declarante:

Quais os comprovantes de residências aceitos?

Como já foi dito, não existe uma lei que fala quais os comprovantes de residências são aceitos. Geralmente, cada empresa aceita um tipo, por isso é necessário conferir com a pessoa ou empresa que te solicitou o comprovante quais os comprovantes são aceitos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *