Consulta Número de Reservista pelo CPF (Online)

Veja logo abaixo como consulta número de reservista pelo CPF de forma online. Além disso, descubra também onde fica o número de reservista, como verificar a situação do alistamento militar, entre outros.

É uma obrigação de toda pessoa do sexo masculino, maior de 18 anos de idade e de nacionalidade brasileira, se alistar no Exército Brasileiro. Os que não fazem o alistamento podem perder o acesso a vários direitos, como se matricular em uma universidade de ensino superior, tirar passaporte e participar de concursos públicos, por exemplo. Para evitar essas situações desagradáveis, é necessário ter o certificado de reservista do serviço militar.

Como consultar número de reservista pelo CPF

O procedimento para consultar o número de reservista militar pelo CPF é fácil. O número do título de reservista, ao contrário de documentos como RG e CPF, não são muito lembrado, até porque ele não é tão utilizado quanto os outros. Para obter o certificado de reservista online, é só seguir o passo a passo abaixo:

  • No site do STM, acesse o serviço de Certidão Negativa clicando aqui;
  • Toque em Emitir certidão negativa;
  • Informe os dados que são solicitados, como seu nome completo, CPF, data de nascimento e nome da sua mãe completo e envie;
  • Depois disso, você vai poder emitir seu comprovante de quitação com o serviço militar. Esse é um jeito fácil que tem de consultar o número de reservista militar pelo CPF.

Como tirar o certificado de reservista online

Nesse ano de 2020 mais de um milhão e meio de jovens brasileiros nascidos em 2002 devem fazer o alistamento militar desse ano. E, para deixar o processo mais rápido o Ministério da Defesa vem desenvolvendo a aprimorando o Alistamento Militar Online.

A ferramenta alcança em torno de 75% dos homens que devem prestar o serviço. Essa ferramenta vai ajudar muito quem precisa se alistar, pois facilita o acesso e economiza muito mais tempo, possui diversas vantagens. E, a maioria dos jovens devem escolher essa opção online para se alistar.

O alistamento pela internet trouxe economia e conforte para todo mundo. Se o jovem fosse se alistar pessoalmente, só para se ter ideia ele teria que se apresentar em torno de cinco vezes durante o processo de alistamento. Diferente do sistema online, que passou a ter somente duas apresentações.

Mas, ainda tem como fazer o atendimento presencial nas Juntas de Serviço Militar. Porém, mesmo lá, o jovem ainda vai fazer todo o alistamento pela internet, usando a estrutura que é disponibilizada pela Junta de Serviço.

No Brasil todo, 90 mil jovens devem ser incorporados às Forças Armadas, sendo 3 mil para a marinha, 7 mil para a aeronáutica e 80 mil para o exército. Os jovens que nasceram em 2002 tem um prazo para fazer o alistamento.

E, para fazer o Alistamento Militar Online é só entrar no site oficial. Também tem como fazer o alistamento através do aplicativo Exército Brasileiro, que está disponível para iOS e Android. Ou, também tem como fazer comparecendo à Junta de Serviço Militar mais perto.

É preciso ter em mãos a certidão de nascimento para fazer isso, um documento oficial com foto, comprovante de residência e CPF. Para pessoas com deficiência, é preciso também apresentar parecer médico sobre a deficiência, constando o CRM do médico.

Em torno de três mil jovens que devem prestar o serviço militar esse ano possuem residência fora do Brasil. Nesse caso, eles precisam procurar pessoalmente o consulado brasileiro mais perto para fazer o alistamento.

Já os homens que não se alistarem no prazo vão ficar em débito com o serviço militar, com isso, eles ficam impedidos de tirar passaporte, prestar concurso público, se matricular em universidade, entre outras coisas. Além disso, também tem uma multa a ser paga em cerca de R$4,50 que é corrigida de forma trimestral pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo Especial o IPCA-E. Só para se ter uma ideia, se o jovem ganhar na loteria, ele não vai poder retirar o prêmio.

VEJA TAMBÉM: Descobrir CPF pelo nome e data de nascimento

Consulta Número de Reservista pelo CPF

Onde fica o número de reservista?

O número do seu certificado ou do seu alistamento de dispensa está localizado ao lado da abreviatura RA – Registro de Alistamento contendo 12 números. Essa abreviatura (RA) normalmente é encontrada acima do seu nome.

Como pegar o certificado de reservista atrasado

Se você atrasou para pegar o certificado de reservista, então é necessário ir até a Junta de Serviço Militar o mais rápido possível e verificar se ainda tem como pegar ou o que precisa fazer nessa situação.

Em caso de perda, furto, extravio, roubo ou deterioração de seu Certificado de Reservista ou Certificado de Dispensa de Incorporação (CDI), a segunda via deve ser requerida também na Junta de Serviço Militar o mais rápido que poder. Para emitir a segunda via do Certificado de Reservista, vai ser efetuado na própria Junta Militar, um requerimento dirigido ao chefe da CSM da área onde reside a pessoa que está solicitando.

Quem estiver solicitando precisa apresentar os seguintes documentos:

  • Cópia frente e verso do documento de identificação do requerente, ou de sua certidão de nascimento ou de casamento, lembrando que os documentos deverão ser apresentados para sua autenticação na JSM;
  • Uma foto recente, não datada;
  • Cópia da guia do pagamento da taxa para emissão de segunda via do certificado de reservista. A guia para o pagamento bancário vai ser fornecido na hora do requerimento, bem como as orientações para o pagamento.

Como verificar a situação do alistamento militar

Nesse ano de 2020, os jovens que realizaram o alistamento militar no primeiro semestre desse ano, podem consultar sua situação militar pelo site do Exército, ou então pelo e-mail da Junta Militar do seu munícipio.
No caso do e-mail é necessário que o jovem procure saber qual é o e-mail da Junta Militar da sua cidade, para isso é só ligar lá ou então ir pessoalmente verificar a situação do alistamento militar.
Agora que você já sabe como consulta número de reservista pelo CPF e demais informações, então aproveite para consultar o seu número de reservista, a sua situação cadastral do alistamento militar, e demais informações que mostramos neste artigo.

7 comentários em “Consulta Número de Reservista pelo CPF (Online)”

  1. carlos alberto barbosa de brito júnior

    Preciso da minha reservista. Perdi varias oportunidades de emprego por não esta com ela em mãos. A certidão negativa não resolve nada. O Serviço Militar está fechado desde o inicio da pandemia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.