Diferença entre Atacado e Varejo – Entenda!

0

Saiba qual é a diferença entre atacado e varejo logo abaixo. Neste artigo além de mostrar a diferença desses dois termos, também vamos mostrar qual é mais barato, as vantagens e desvantagens, entre outros.

Várias pessoas confundem e não sabem a diferença dos termos atacado e varejo, mas já fique sabendo que é mais simples do que você imagina. E, quando se trata de comércio existem esses dois tipos: atacado e varejo, logo abaixo vamos explicar melhor sobre eles.

O que é atacado?

O atacado e o varejo são dois tipos de comercialização de produtos. A principal diferença entre eles está no público alvo, na qual cada tipo de mercado está destinado, é bem simples diferenciar.

O comércio atacadista destina a venda de seus produtos às pessoas jurídicas, isso quer dizer que é para pessoas que tenham CNPJ, como empresas, restaurantes, instituições e os demais lojistas que trabalham no mercado do varejo.

O atacado oferece produtos em maiores quantidades e a preços bem menores, já que comercializam as mercadorias direto das fábricas. Só para se ter uma ideia, os preços do atacado podem ser até metade menor do que no varejo, isso é por conta da venda em grandes quantidades.

O que é varejo?

Já o comércio varejista é o mais conhecido no cotidiano das pessoas, já que vende os seus produtos para os consumidores finais. O varejo comercializa produtos por unidades, definindo os preços de acordo com a média oferecida pelo mercado local.

VEJA TAMBÉM ESSE POST:  Quanto Ganha o Silvio Santos - Salário 2020

No varejo é claro que os preços são mais altos, porém o consumidor final tem a chance de fracionar o pagamento, por meio do cartão de crédito por exemplo. E nele os consumidores também não precisam comprar grandes quantidades.

O que é comprar no atacado?

Comprar no atacado é comprar geralmente direto com o distribuidor ou a fábrica, nesse tipo as vendas são realizadas para outros comerciantes. Portanto, o atacado oferece produtos em grandes quantidades para compra, mas a preços menores.

O que é uma compra no varejo?

O comércio varejista é o que já estamos acostumados no nosso cotidiano, ou seja, as pessoas compram para consumo próprio. No varejo os produtos são disponibilizados para compra por unidade, com foco no consumidor final. Como a quantidade vendida é menor, o valor é um pouco mais alto. Os mercados de varejo, principalmente os que ficam em cidades pequenas, tem como principal fornecedor o mercado de atacado.

VEJA TAMBEM: Diferença entre líder e chefe

Diferença entre Atacado e Varejo

Qual a diferença entre atacado e varejo

O consumidor possui duas opções para fazer suas compras, como já podemos ver, que é o varejo e o atacado. A diferença entre essas duas opções é bem fácil de entender. O mercado do atacado vende para pessoas jurídicas, que normalmente são empresas que trabalham com a venda de produtos. Já o varejista vende para qualquer pessoa.

O que é mais barato atacado ou varejo?

No atacado os produtos são bem mais baratos, porém é preciso comprar em grandes quantidades para eles saírem mais em conta. Já no varejo eles são mais caros, pois é possível comprar só uma unidade, e também no varejo tem como parcelar a compra.

VEJA TAMBÉM ESSE POST:  Como Tirar Estampa da Camiseta (Funciona)

Vantagens e desvantagens

Agora que você já entendeu a diferença de atacado e varejo fica mais fácil conferir quais são as principais vantagens e desvantagens desse mercado. No atacado a principal vantagem é o valor mais baixo que é pago, mas também tem outros fatores.

É importante considerar que as compras são feitas em quantidades maiores, sendo possível negociar bons valores e boas condições de pagamentos por meio de parcerias mais duradouras. E, nesse modelo de compras, tem uma preocupação menor com a falta de determinado produto em estoque, o que é bom já que permite um planejamento melhor também.

Em relação as desvantagens elas são justamente isso, ter que adquirir uma grande quantidade de um mesmo produto. Pois, se o produto não tiver uma boa durabilidade, ele pode se desgastar e até perder falar, sem contar que vai ter que guardar na estrutura do estoque essa mercadoria, e provavelmente ela ficará guardada por muito tempo.

Já em relação ao varejo, as vantagens também são boas. O bom do varejo é que a variedade é o seu principal ponto. Já que nele não precisa fazer vendas em grandes quantidades, pois no varejo tem como o consumidor escolher várias marcas e modelos diferentes, respeitando seus interesses.

O bom do varejo também é a flexibilidade que ele tem. Isso porque a negociação é mais simples do que se comparado ao atacado, com isso, parcelamentos, descontos e prazos de entregas são mais fáceis de ser negociados. E, também, para o caso de produtos onde um estoque não é recomendável ou desejável, o varejo pode ser visto como uma boa opção.

VEJA TAMBÉM ESSE POST:  Salário do Mano do Fox Sports Rádio (2020)

Já em relação as desvantagens a principal está relacionada aos valores que são cobrados. Pois, cada produto vendido no varejo tem em seu preço o custo da sua fabricação, do seu transporte do atacado para o varejo, os encargos pagos para tais, o aluguel e as contas de consumo dos estabelecimento, bem como outros fatores. Por isso, os valores ficam maiores, bem maior se comparado com o mercado atacadista.

Atacado e varejo de roupas

O varejo é o tipo mais comum usado pelos estabelecimentos comerciais de roupas. Nele, o foco são os clientes finais, que ao fazerem suas compras no varejo, compram roupas na quantidade ideal para o consumo próprio ou de seus familiares.

Nessa modalidade presencial tem a necessidade de vendedores para fazer a assistência da compra ao cliente, mas também isso pode ser feito de modo virtual ou pelo telefone. Além de lojas de roupas, são exemplos de estabelecimentos de varejo: farmácias, mercearias, supermercados, entre outros.

Já as compras no atacado são as mais famosas por donos de lojas de roupas, pois esse mercado oferece um grande estoque de produtos para atender o comércio varejista. Nele, os negócios locais conseguem adquirir grandes quantidades de mercadorias, sem ter que negociar direto com as indústrias.

O atacado compra os produtos diretamente com seus produtores de forma mais barata e os revende para o comércio varejista com um valor maior.

Luiza
Gosto de escrever sobre entretenimento. Assisto TV o dia inteiro, sei das fofocas dos famosos e novidades do entretenimento.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui