Diferença Entre Conta Corrente e Poupança (2020)

0

Descubra qual é a a diferença entre conta corrente e poupança, saiba os benefícios de cada uma das contas, veja a diferença de taxas, se vale a pena abrir, como saber se uma conta é poupança ou corrente e muito mais.

A maioria dos brasileiros maiores de idade possuem contas em algum banco, mas acontece de algumas pessoas não saberem qual é a diferença entre conta poupança e corrente e por isso logo abaixo vamos mostrar tudo sobre isso.

Qual a diferença entre conta poupança e conta corrente

Toda conta corrente com exceção quando for só conta salário, possui uma conta poupança vinculada. E, para não perder dinheiro é importante saber a diferença dessas duas contas. Saiba que a conta corrente é feita para quem movimenta dinheiro com frequência, que faz depósitos, saques, deixa saldo para cobrir cheques, faz transferências para outras contas, e muito mais.

A conta poupança é para quem deseja poupar, pois nela é possível deixar dinheiro guardado para que ele renda juros. E, a cada trinta dias que você deixa o dinheiro parado na poupança, você ganha rendimentos.

Orientamos que se você tem dinheiro parado na conta corrente e não vai usar nos próximos trinta dicas, é interessante que você aplique ele na poupança e resgate a aplicação assim que for usar. Saiba que não é interessante aplicar dinheiro na poupança por menos de trinta dias, pois você não vai ganhar rendimentos.

VEJA TAMBÉM ESSE POST:  Limite de Pagamento de Boleto na Lotérica (2020)

Portanto, a conta corrente é ideal para quem deseja receber dinheiro e fazer compras, é indicada para quem faz muitas movimentações. Já a conta poupança é indicada para quem deseja juntar dinheiro, quem deseja poupar.

Conta corrente e poupança Caixa, Banco do Brasil, Bradesco…

A Caixa Econômica Federal, o Banco do Brasil, o Bradesco, bem como outros bancos disponibilizam as duas modalidades de contas aos seus clientes. E, geralmente quem abre conta corrente nos bancos citados automaticamente já abre a conta poupança também.

Diferença de taxas em conta corrente e poupança

Geralmente, a conta poupança não possui taxas e nem tarifas, diferente da conta corrente que tem taxas e tarifas. E, as taxas da conta corrente variam dependendo do banco, por isso é essencial consultar quais são as taxas e tarifas cobradas antes de abrir uma conta corrente em qualquer banco. Geralmente, a conta corrente é ideal pra quem movimenta muito a conta.

Benefícios de cada uma das contas

Um dos benefícios da conta poupança é o fato de ela contar com isenção de imposto de renda para pessoa física. Com isso, o rendimento, entra livre de qualquer imposto na conta. Além disso, essa conta é livre de taxas e tarifas bancárias.

A conta poupança também tem uma facilidade muito boa de movimentação. Nela não é preciso planejamento prévio, pedidos de resgate nem carência para disponibilização do dinheiro. Ela é facilmente movimentada.

A manutenção de uma conta corrente em um banco tem o grande benefício de facilitar as transações financeiras. Da mesma maneira, é por meio de uma conta corrente que a grande maioria das instituições tem acesso a seus clientes ao crédito, como empréstimos e financiamentos e a produtos de investimentos.

VEJA TAMBÉM ESSE POST:  Código do Banco Next para transferências - TED e DOC

É na conta corrente que você vai centralizar seus compromissos financeiros, seus créditos e pagamentos. Além disso, algumas instituições tem revertido valores de tarifas cobrados mensalmente nas contas correntes em diversas vantagens. Por exemplo: pontos em programas de fidelidade, bônus para celular e outros.

VEJA TAMBÉM: Limite de saque Banco Inter

Diferença Entre Conta Corrente e Poupança

Conta corrente ou poupança? Como saber?
Conta poupança e conta corrente podem parecer ser a mesma coisa, mas não são, essas contas são bem diferentes e cada uma tem o seu intuito específico. E, se você não sabe identificar qual é qual, agora com este post vai saber.
Existem jeitos simples para identificar as duas contas de maneira bem fácil. Primeiramente, olhando o cartão tem como diferenciar. Podem até parecer iguais dependendo da agência, porém, eles possuem características distintas como o número da operação.
Também tem como diferenciar essas duas contas através do seu uso. Contas poupanças são boas para guardar dinheiro, já a conta corrente é indicada para quem faz transações de valores frequentes.
Cada banco tem o seu jeito de diferenciar as duas contas. Na Caixa Econômica Federal por exemplo, diferenciar uma conta poupança de uma conta corrente não é difícil. Para fazer isso é preciso usar o cartão do banco, e conferir qual é a operação da conta. A operação da conta é identificado por uma sequência de três números que se encontram entre o código da agência e da conta na frente do cartão e serve para identificar se a conta é poupança ou corrente.
Para identificar se a conta é poupança ou corrente na Caixa é só olhar no cartão e conferir a operação da conta. Se o dígito operador for 01, é uma conta corrente, agora se o dígito operador for 013 é uma conta poupança.

Vale a pena abrir conta corrente grátis em bancos digitais?

Os bancos digitais estão crescendo e ganhando cada vez mais clientes no Brasil. Esses bancos vieram para suprir com eficiência e tecnologia avançada um mercado financeiro que sofria com a burocracia dos grandes bancos.

VEJA TAMBÉM ESSE POST:  Máquinas da Cielo - Zip, Lio, Flash (TAXAS 2020) Vale a Pena?

Um banco digital nada mais é do que uma instituição que não oferece aos seus usuários atendimento pessoal. Esses bancos são chamados também de bancos virtuais ou bancos 100% online. Desde a abertura da conta até o esclarecimento de dúvidas, tudo é feito de forma online através do computador ou por meio de aplicativos. O bom dos bancos digitais é que não é preciso enfrentar longas filas, não tem burocracia e não é preciso sair de casa.

Vale a pena abrir uma conta corrente grátis em um banco digital. Mas, antes de abrir a conta pesquise muito sobre o banco antes, e também confira quais são as condições e vantagens da conta corrente daquele determinado banco.

Atualmente, vale muito mais a pena ter uma conta corrente em um banco digital do que em um banco físico, não só por causa das tarifas que são mais baixas nos bancos digitais e muitas vezes nem tem. Mas, porque com a conta digital temos mais comodidade e facilidade em fazer as operações financeiras.

Luiza
Gosto de escrever sobre entretenimento. Assisto TV o dia inteiro, sei das fofocas dos famosos e novidades do entretenimento.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui