Diferença entre Esquerda e Direita (Política)

0

Logo abaixo vamos mostrar a diferença entre Esquerda e Direita na política. Além disso, também vamos mostrar a diferença entre liberal, conversador e radical, o que a direita defende e a esquerda, entre outros.

Se você está se interessando mais por esses assuntos de política, então é essencial que você saiba a diferença entre esquerda e direita, e aposto que você já ouviu falar muito desses termos, mas não sabe o que significa. Por isso, logo abaixo vamos mostrar o significado desses termos.

O que é esquerda?

A ideologia de esquerda argumenta que o governo precisa garantir o bem dos cidadãos. Para isso, ele precisa ser forte e grande, controlando todos os setores da sociedade, regulando as empresas e cobrando impostos. As suas ideias são inspiradas no socialismo e no comunismo.

O que é direita?

A ideologia de direita defende uma participação menor do governo na sociedade, deixando que o próprio mercado dite suas regras. A direita defende uma responsabilidade individual maior das pessoas e autonomia das empresas, com menos impostos e regulamentação. Seu embasamento teórico vem do liberalismo.

Qual a diferença entre esquerda e direita

A diferença entre esquerda e direita, é que, a direita acredita que deve ter menor pagamento de impostos para as pessoas que produzem mais, já que assim poderiam contribuir para o bem estar da sociedade.

VEJA TAMBÉM ESSE POST:  Quanto Ganha o Felipe Prior - Salário 2020  

Já a esquerda acha que deve ter um sistema de pagamento de impostos adequado, onde todas as pessoas precisam pagar uma quantia específica de tudo o que ganham. Em relação a educação e a saúde, a esquerda acredita que o governo precisa ter um papel maior, fornecendo instalações de cuidados e um sistema educacional gratuito e acessível para todo mundo. Já a direita acredita que esses devem ser fornecidos por entidades privadas.

Diferença de esquerdista e direitista

Com o passar dos anos, a divisão entre esquerdista e direitista foi ficando um pouco mais complexa, já que novos interesses e demandas foram surgindo. Dessa forma, os conceitos de esquerda e direita já não eram suficientes para definir os ideais políticos dos partidos.

Com isso foi preciso criar outras divisões para explicar os diferentes partidos e suas reivindicações. E, as mais usadas são: extrema esquerda, esquerda, centro esquerda, centro, centro direita, direita e extrema direita.

Os grupos com ideias mais extremistas e radicais são de extrema esquerda e extrema direita, já os partidos que atuam de maneira mais moderada e que tem um maior apelo eleitoral são o centro esquerda e centro direita.

Além dessa divisão, alguns grupos que geralmente são considerados de esquerda são: ambientalistas, progressistas, social-democrata, sociais-liberais, libertários-socialistas, anarquistas e comunistas.

Já na direita, podemos encontrar os neoliberais, conservadores, capitalistas, econômico libertários, anarcocapitalistas, nacionalistas e neoconservadores.

VEJA TAMBÉM: Diferença entre clima e tempo

Diferença entre liberal, conversador e radical

Há um tempo atrás, os conceitos de liberal e conservador estavam relacionados à permanência ou não do sistema político vigente. Enquanto os conservadores desejavam um governo central forte, os liberais queriam sua descentralização.

VEJA TAMBÉM ESSE POST:  Tamanhos e Diferenças: Geladeira 240, 280, 300 e 380 litros

Mas, com a instauração da democracia, os termos conservador e liberal passaram a ser mais usados para definir outras pautas dos grupos, sejam no contexto econômico ou então no social.

Em relação ao contexto social, os conservadores possuem uma visão mais tradicional, se opondo à pautas como legalização de drogas, casamento homossexual, aborto e migração. Já os liberais geralmente apoiam todas essas causas. Em relações como a legalização de armas e pena de morte, normalmente são apoiadas pelos conversadores.

Já o termo reacionário, na prática, está relacionado à aspectos não tão bons. Esses são indivíduos que se opõem à evolução da sociedade e princípios democráticos.

Diferença entre Esquerda e Direita

Quais os partidos de esquerda no Brasil?

Agora que você sabe tudo sobre o partido de esquerda, então fique sabendo que os partidos de esquerda no Brasil são: PT, PDT, PSB, PSOL e PCdoB.

Quais os partidos de direita no Brasil?

Já os partidos de direita que existem no Brasil são: PP, DEM, PR, PSC e PEN.

O que a direita defende?

As pessoas de direita acreditam que a sociedade progride quando os direitos individuais e as liberdades civis tem prioridade, e o poder do governo é minimizado. Portanto, a direita prefere um estado menor, com o intuito de permitir espaço para a iniciativa individual.

O que a esquerda defende?

Já a esquerda acredita que a sociedade fica melhor quando um governo tem um papel maior, garantindo direitos e promovendo a igualdade entre todos. Portanto, a esquerda defende um estado maior, que tenha o papel de fazer da sociedade um lugar de oportunidades iguais para todo mundo.

VEJA TAMBÉM ESSE POST:  Sonhar com Bijuterias - O que significa

Como se definem direita e esquerda?

A esquerda tem como filosofia política liberal, já a direita é mais conservadora. A esquerda luta por maior regulamentação e impostos sobre as empresas, enquanto a direita advoga baixos impostos e menor regulamentação das empresas.

Em relação a política econômica, a esquerda presa por igualdade de renda, maiores taxas de imposto sobre os riscos, gastos governamentais em programas de infraestrutura e sociais, mais regulamentação nos negócios. Já a direita, presa pela redução dos impostos e menor regulamentação das empresas, redução do gasto público.

A esquerda espera que o governo garanta o bem estar social, e devido a isso os seus custos são altos. Já a direita defende a redução de gastos do governo e de seus programas assistencialistas.

Já em relação a igualdade de rendimento a esquerda defende a gerada a partir de impostos proporcionais sobre os riscos para criar igualdade de renda. Enquanto, a direita acredita que aqueles que possui capacidade e privilégios para ganhar devem ser livres para fazê-lo.

Em relação a política de saúde a esquerda acredita que o acesso aos cuidados de saúde é um dos direitos essenciais a todos os cidadãos e deve ser garantido pelo Estado. Enquanto a direita se opõe à expansão de programas de saúde do governo e a deixa para a iniciativa privada.

A esquerda geralmente apoiam o casamento homossexual e as leis contra a discriminação. Enquanto a direita é contrário ao casamento homossexual. A esquerda é a favor do desarmamento e a direita é a favor da liberação do porte de armas.

Luiza
Gosto de escrever sobre entretenimento. Assisto TV o dia inteiro, sei das fofocas dos famosos e novidades do entretenimento.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui