Entenda qual é a diferença entre homicídio e assassinato através deste post. Além de mostrar a diferença desses termos também vamos mostrar de forma individual o significado de cada um.
Aposto que alguma vez na vida você já ouviu falar dos termos assassinato e homicídio, e apesar de serem termos bem parecidos eles podem apresentar diferenças no significado, por isso acompanhe este artigo para descobrir.
O que é Homicídio?
Conteúdo dessa matéria:
Algumas palavras podem acabar gerando confusão nas pessoas, principalmente quando elas possuem significados parecidos. Inclusive, as palavras homicídio e assassinato são duas palavras que as pessoas tem dúvidas, pois tem significados parecidos.
Homicídio significa o ato de matar uma pessoa, seja de forma voluntária ou involuntária. A palavra homicídio é composta por “homo” que é definido como homem e “cídio” que indica morte, ou seja, homicídio significa o ato de matar alguém.
No Código Penal Brasileiro o homicídio está incluído nos crimes contra a pessoa e no capítulo dos crimes contra a vida. Existem vários tipos de homicídios, cada um com suas características e tempo de detenção diferentes, os mais conhecidos são: homicídio culposo, homicídio simples e homicídio qualificado.
O que é Assassinato?
Assassinato é o ato de assassinar, ou seja, matar uma outra pessoa. Portanto, o assassinato atribui a ação de matar alguém. Esse é um crime que quando uma pessoa o comete é punido pela justiça e pega alguns anos de cadeia, e em alguns países há pena de morte.
Assassinato é o ato ilegal de tirar a vida de uma pessoa sem justificativa ou desculpa legal válida, fazendo isso de forma ilegal agindo com o outro ser humano com malícia premeditada. De acordo com a jurisdição, dependendo ele pode se distinguir assassinato de outras maneiras de homicídio ilegal.

Qual a diferença entre homicídio e assassinato?
Dois termos que geram muitas dúvidas entre as pessoas são homicídio e assassinato, esses termos apesar de terem significados parecidos possuem suas diferenças, e é preciso estar bem atento para entender o que cada termo significa.
O homicídio é classificado em doloso ou não doloso, enquanto o assassinato sempre é doloso e pode ser ou não premeditado. Além disso, outra principal diferença entre esses crimes é a duração das penas que são diferentes entre homicídio e assassinato.
No Brasil, geralmente a pena no caso de crime de homicídio varia de um a trinta anos de prisão, depende de qual tipo de homicídio se trata, se é culposo, qualificado, simples, etc. O assassinato é um crime mais grave, onde a pena pode ser maior.
Exemplos e diferenças segundo o direito
A palavra homicídio é um termo técnico jurídico usado no Código Penal, bem como na respetiva jurisprudência e doutrina. O homicídio já é classificado como doloso ou não doloso conhecido como meramente culposo. O assassinato sempre é doloso, podendo ser ou não premeditado.
O assassinato sempre é um homicídio, mas um homicídio não é sempre um assassinato. Dessa forma podemos perceber que esses termos possuem sim uma diferença, que pode acabar gerando confusão, pois pode ser complicado entender a real diferença quando não se é do meio jurídico.
Realmente alguns termos que tem uma certa semelhança em seus respectivos significados podem acabar gerando dúvidas nas pessoas, pois apesar das palavras serem completamente diferente o significado delas podem ser parecidos. Algumas das palavras que geram dúvidas nas pessoas é a semelhança entre assassinato e homicídio.
Mas, como você conferiu e sabe a diferença entre esses dois termos graças a este artigo, então provavelmente não terá mais dúvidas. Agora aproveite para compartilhar este artigo com as pessoas que você sabe que este post provavelmente será útil para elas.