Diferença Entre Homicídio e Assassinato (Entenda)

Entenda qual é a diferença entre homicídio e assassinato através deste post. Além de mostrar a diferença desses termos também vamos mostrar de forma individual o significado de cada um.

Aposto que alguma vez na vida você já ouviu falar dos termos assassinato e homicídio, e apesar de serem termos bem parecidos eles podem apresentar diferenças no significado, por isso acompanhe este artigo para descobrir.

O que é Homicídio?

Algumas palavras podem acabar gerando confusão nas pessoas, principalmente quando elas possuem significados parecidos. Inclusive, as palavras homicídio e assassinato são duas palavras que as pessoas tem dúvidas, pois tem significados parecidos.

Homicídio significa o ato de matar uma pessoa, seja de forma voluntária ou involuntária. A palavra homicídio é composta por “homo” que é definido como homem e “cídio” que indica morte, ou seja, homicídio significa o ato de matar alguém.

No Código Penal Brasileiro o homicídio está incluído nos crimes contra a pessoa e no capítulo dos crimes contra a vida. Existem vários tipos de homicídios, cada um com suas características e tempo de detenção diferentes, os mais conhecidos são: homicídio culposo, homicídio simples e homicídio qualificado.

O que é Assassinato?

Assassinato é o ato de assassinar, ou seja, matar uma outra pessoa. Portanto, o assassinato atribui a ação de matar alguém. Esse é um crime que quando uma pessoa o comete é punido pela justiça e pega alguns anos de cadeia, e em alguns países há pena de morte.

Assassinato é o ato ilegal de tirar a vida de uma pessoa sem justificativa ou desculpa legal válida, fazendo isso de forma ilegal agindo com o outro ser humano com malícia premeditada. De acordo com a jurisdição, dependendo ele pode se distinguir assassinato de outras maneiras de homicídio ilegal.

assassinato e homicídio

Qual a diferença entre homicídio e assassinato?

Dois termos que geram muitas dúvidas entre as pessoas são homicídio e assassinato, esses termos apesar de terem significados parecidos possuem suas diferenças, e é preciso estar bem atento para entender o que cada termo significa.

O homicídio é classificado em doloso ou não doloso, enquanto o assassinato sempre é doloso e pode ser ou não premeditado. Além disso, outra principal diferença entre esses crimes é a duração das penas que são diferentes entre homicídio e assassinato.

No Brasil, geralmente a pena no caso de crime de homicídio varia de um a trinta anos de prisão, depende de qual tipo de homicídio se trata, se é culposo, qualificado, simples, etc. O assassinato é um crime mais grave, onde a pena pode ser maior.

Exemplos e diferenças segundo o direito

A palavra homicídio é um termo técnico jurídico usado no Código Penal, bem como na respetiva jurisprudência e doutrina. O homicídio já é classificado como doloso ou não doloso conhecido como meramente culposo. O assassinato sempre é doloso, podendo ser ou não premeditado.

O assassinato sempre é um homicídio, mas um homicídio não é sempre um assassinato. Dessa forma podemos perceber que esses termos possuem sim uma diferença, que pode acabar gerando confusão, pois pode ser complicado entender a real diferença quando não se é do meio jurídico.

Realmente alguns termos que tem uma certa semelhança em seus respectivos significados podem acabar gerando dúvidas nas pessoas, pois apesar das palavras serem completamente diferente o significado delas podem ser parecidos. Algumas das palavras que geram dúvidas nas pessoas é a semelhança entre assassinato e homicídio.

Mas, como você conferiu e sabe a diferença entre esses dois termos graças a este artigo, então provavelmente não terá mais dúvidas. Agora aproveite para compartilhar este artigo com as pessoas que você sabe que este post provavelmente será útil para elas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.