Diferença entre Líder e Chefe – Entenda Qual é

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Neste artigo vamos mostrar qual é a diferença entre líder e chefe. Além disso, também vamos mostrar a definição do que é ser líder, do que é ser chefe e como se tornar melhor nesse ramo dos negócios.

Várias pessoas tem dúvidas em relação a esses dois termos, apesar dos dois serem sinônimos de poder, eles possuem as suas diferenças. E, para você não errar mais vamos mostrar logo abaixo quais são elas.

Qual a diferença entre líder e chefe

Para não errar mais, saiba que o chefe é uma pessoa que comanda um grupo, uma organização ou um departamento. Ele tem o poder para tomadas de decisões e é buscado para solucionar problemas da empresa.

O líder está também à frente de um grupo, organização ou departamento. Mas, as suas ações influenciam diretamente no comportamento das outras pessoas para que os resultados sejam obtidos do melhor jeito possível.

São muitas as pessoas que confundem o significado dessas duas palavras, já que ambas apresentam posições de poder. Porém, um chefe e um líder como podemos ver, possuem grandes diferenças.

O que é ser um chefe?

É possível dizer que um chefe possui uma administração mais egoísta. Mesmo tendo conhecimento e experiência que lhe dão a posição, um chefe exerce o seu cargo de maneira autoritária, usando o seu cargo acima dos outros para impor ordens e ditar regras.

Por ser dessa forma, o chefe normalmente não escuta os seus funcionários, que na maioria das vezes acabam se sentindo desmotivados, não levando ideias para debate e nem tirando suas dúvidas.

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Esse título de poder desperta temor entre os colaboradores, que são vistos como subordinados. Nessa visão, o grupo de trabalho cumpre suas tarefas sem um respeito verdadeiro pelo chefe, já que temem ele.

Além disso, o chefe não se preocupa em proporcionar um ambiente agradável para se trabalhar, por isso que na maioria das vezes o ambiente fica até pesado. Isso acontece porque ele está mais focado nos processos do trabalho, do que na pessoas que estão envolvidas.

Em vez de se preocupar com seus colaboradores, o chefe está sempre buscando resultados e lucros somente. Isso sem procurar estar ciente sobre quem entre os membros da empresa são melhores em determinadas tarefas, não tirando proveito suficiente de tais colaboradores. O chefe na maioria das vezes não enxerga a necessidade de incentivar os seus funcionários, já que acredita que fazer um bom trabalho é obrigação.

O que é ser um líder?

Um líder pode ser considerado um chefe, porém um chefe não pode ser considerado um líder. Isso porque, o líder ocupa uma posição que lhe dá poder e proporciona tomadas de decisão, tendo experiência e conhecimento para tais ações.

O líder demonstra em seu diálogo e ações um jeito eficiente em lidar com o grupo na qual ele é responsável. Os trabalhadores são vistos como uma equipe e são motivados todos os dias pelo líder para que façam um bom trabalho, pois tomam ele como exemplo.

Diferente de um chefe, um líder tem a capacidade de despertas respeito por parte dos membros da sua equipe, estando presente e inspirando nos processos do trabalho. O líder é um profissional que sabe escutar e admite seus erros quando os comete, o que motiva e inspira ainda mais os colaboradores.

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Esse profissional está em posição de liderança e sempre prestando atenção aos colaboradores e seus pontos fortes. Dessa maneira, ele cria estratégias para usar os talentos individuais de cada um de um jeito mais eficaz, que seja melhor para a empresa.

O líder também reconhece as dificuldades dos colaboradores de sua equipe. Por isso, faz sempre o possível para ajudar eles a superar obstáculos e aperfeiçoar as suas habilidades. Isso cria um ambiente de troca de conhecimento e ajuda que faz com que todos se sintam mais motivados, e é um fator de crescimento para os trabalhadores e para a empresa.

Quando o chefe não é líder?

Como podemos ver acima é bem fácil diferenciar um chefe de um líder. E, um chefe não é líder quando ele só busca resultados, um bom líder procura sempre o bem estar de sua equipe, visando o melhor não só para a empresa, mas como os de seus colaboradores também.

Um chefe não liga com seus trabalhadores, só quer saber de ter suas metas e resultados alcançados. Enquanto um líder sabe que se os seus funcionários não estiverem bem, os seus resultados não vão ser tão favoráveis, por isso, faz questão de manter eles sempre motivados e faz da empresa um ambiente bom de conviver.

Imagem da diferença entre líder e chefe

O chefe tem tendência de comandar as pessoas, de ser autoritário e impor ordens. É conhecido também por centralizar o poder e pensar só nos lucros e resultados. Já o líder conduz e inspira as pessoas, ele é conhecido por ser um motivador da sua equipe, mostrando a direção que eles devem seguir, e o melhor ele vai junto. Confira uma imagem da diferença entre líder e chefe:

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Diferença entre Líder e Chefe

Como se tornar um líder melhor

Se você já identificou que você é um líder e não um chefe, esse já é um bom começo. Veja agora algumas dicas de como se tornar um líder melhor:

  • Comunique-se muito com os seus colaboradores, procurando sempre levar confiança a eles, se torne amigo dos seus funcionários;
  • Não deixe de liderar, você pode ser um chefe e um líder ao mesmo tempo;
  • Seja sempre sincero e deixe tudo claro;
  • Se mantenha sempre interessado por todas as questões da empresa;
  • Compartilhe suas experiências com os membros da sua equipe;
  • Acredite no potencial dos seus colaboradores e motive sempre eles;
  • Faça o seu melhor e seja confiante.

Como se tornar um chefe melhor

Para se tornar um chefe melhor é preciso que primeiro você se torne um líder. Pois, como já foi dito, um líder pode ser considerado um chefe, porém um chefe não pode ser considerado um líder.

  • Invista sempre em seus colaboradores;
  • Admita quando estiver errado;
  • Motive sempre seus funcionários;
  • Esteja presente em questões da empresa;
  • Seja flexível;
  • Melhore sua comunicação com os funcionários e busque ter a confiança deles;
  • Reconheça os esforços deles.

Sobre o ramo de administrar empresas

Esse é um ótimo ramo para seguir, porém não é tão fácil quanto parece, é preciso ter muita responsabilidade e sempre buscar ser um líder, ao invés de chefe, pois assim a sua empresa irá crescer muito mais.

Luiza
Gosto de escrever sobre entretenimento. Assisto TV o dia inteiro, sei das fofocas dos famosos e novidades do entretenimento.

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