Diferença entre Ouvir e Escutar (5 Significados)

0

Confira qual é a diferença entre ouvir e escutar. Além disso, veja alguns exemplos desses termos, veja o significado de ouvir o outro e ainda saiba o porque hoje é tão difícil escutar uma pessoa.

Se quer saber qual é a diferença e o significado de ouvir e de escutar, então fique sabendo que visitou o lugar certo, pois logo abaixo neste artigo vamos revelar a diferença entre esses dois termos, que geram muitas dúvidas.

O que é ouvir (Significado)

Esses dois verbos, ouvir e escutar são ditos como sinônimos. Porém, trazem um sentido muito diferente na prática. E, logo abaixo vamos mostrar isso, que apesar de serem palavras parecidas elas possuem significados diferentes.

Ouvir se refere aos sentidos da audição. A palavra ouvir significa que a pessoa só está ouvindo apenas, mas pode ser que ela esteja ou não interpretando a comunicação, na maioria das vezes ela deve estar só ouvindo.

O que é escutar (Significado)

Já escutar vai além de ouvir, isso quer dizer que, escutar a pessoa tem que prestar atenção no assunto, entender do que se trata, perceber o que foi dito, interpretar a conversa, sentir as palavras, memorizar o assunto, opinar, entre outros.

Qual a diferença entre ouvir e escutar

O significado de ouvir é levado para o sentido da audição, é aquilo que o ouvido capta. Já a definição de escutar é o ato de ouvir com atenção, saber interpretar, estar atento ao que é falado. Escutar é entender o que está sendo captado pela audição, é conseguir compreender e processar a informação de forma interna.

VEJA TAMBÉM ESSE POST:  Quanto Ganha o Xaropinho - Salário 2020  

Então, a diferença entre ouvir e escutar é o que acontece depois da pessoa receber o som. Quando o indivíduo está apenas ouvindo há pouca interação, agora quando está escutando ele está prestando atenção no que é emitido.

A expressão popular: “entrou por um ouvido e saiu pelo outro” indica o ato de ouvir, quando a informação parece não ser captada pelo receptor do som. Já a expressão: “fala que eu te escuto”, revela o sentido de escutar, onde uma pessoa está falando e a outra escutando, dando atenção da maneira necessária.

Exemplos de ouvir e escutar

Existem muitos exemplos que podemos dar relacionados a ouvir e escutar. Porém, separamos um exemplo que você já vai conseguir entender logo de cara, confira:

“Gabriela frequentava as palestras e só ouvia o que os palestrantes tinham a dizer, sem escutar nada”. Isso quer dizer então que Gabriela frequentava as palestras, mas não prestava atenção nos palestrantes, pois ela só ouvia e não escutava, ou seja, não interpretava.

Diferença entre ouvir e escutar na Bíblia

Várias pessoas confundem os verbos ouvir e escutar, e ainda pensam que é tudo a mesma coisa. Mas, saiba que ouvir é receber o som, é algo natural, feito de forma automática, é a ação da audição, na maioria das vezes ouvimos sem prestar atenção.

Escutar já é diferente, pois exige concentração e esforço intelectual. Quando uma pessoa te escuta ela está te compreendendo, tentando sentir como se sente o outro. Escutar é compreender o que a outra pessoa está falando.

VEJA TAMBÉM ESSE POST:  Cauda ou Calda: Como se escreve? Significado

Diferença entre ouvir e escutar na psicologia

Na psicologia a diferença entre ouvir e escutar está no âmbito da função. Em uma sessão de psicanálise, o psicoterapeuta, além de ouvir, faz a escuta analítica do que é dito pelo paciente.

A teoria psicanalítica de Sigmund Freud parte do chamado “espaço da fala”, que coloca a palavra do paciente como lugar central do processo terapêutico. A partir disso, surge a escuta analítica, que é algo muito importante na psicologia e psicanálise para que o profissional consiga reter o discurso do outro.

O ato de escutar do psicoterapeuta passa pelo fato de não prestar muita atenção em um determinado ponto, e dessa maneira negligenciar outros, somente ouvindo. Portanto, o ato de escutar é quando prestamos atenção em algo, diferente de ouvir.

VEJA TAMBÉM: Diferença entre esquerda e direita

Diferença entre Ouvir e Escutar

Diferença entre ouvir e escutar música

A diferença entre ouvir e escutar música é que ouvir remete ao sentido da audição, é aquilo que o ouvindo está captando no caso a música. Já a palavra escutar, corresponde ao ato de ouvir com atenção. Portanto, se você está escutando uma música, você deve estar prestando muita atenção nela.

Muitas vezes estamos ouvindo uma música e precisamos voltar ela de novo, pois acaba que não entendemos certa parte. Isso quer dizer que realmente você estava ouvindo música, agora quando começa a prestar atenção na mesma é sinal de que você está escutando ela.

VEJA TAMBÉM ESSE POST:  O que não pode comer quando coloca Piercing? Nariz, Umbigo...

Ouça isso ou ouve isso: Como se fala?

Os dois termos podem estar certos, mas vai depender do contexto em que você vai encaixar eles. Ouça vem do verbo ouvir, já ouve vem do verbo ouvir também, conjugado na terceira pessoa do singular do presente do indicativo ou no imperativo afirmativo.

Se você for só falar ouça isso ou ouve isso e mandar uma música ou áudio para a pessoa, então fique sabendo que o mais correto de usar nesse caso é: ouça isso.

Significado de ouvir o outro

Ouvir o outro quer dizer que você está ouvindo o que essa pessoa está emitindo. Mas, quando se fala da capacidade de compreensão você está se referindo a habilidade de escutar o outro, o que quer dizer que você está atento ao que a outra pessoa está falando, o que ela diz, da maneira que diz e tudo mais. Você está compreendendo e interpretando o que ela fala e não só ouvindo.

Porque hoje é tão difícil escutar uma pessoa

Nos dias atuais é raro encontrar pessoas que saibam te escutar, isso porque as pessoas só pensam nelas mesmas e não estão nem ligando para opinião alheia. Mas, ainda existem pessoas que sabem escutar as outras, diferente de outras que só sabem ouvir, e outras que nem só ouvir não sabem.

Escutar uma pessoa é muito importante, mas atualmente quando vamos desabafar com uma pessoa, a pessoa acha que estamos em uma competição de quem sofre mais e não te escuta, pois quer falar sobre coisas de sua vida.

Luiza
Gosto de escrever sobre entretenimento. Assisto TV o dia inteiro, sei das fofocas dos famosos e novidades do entretenimento.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui