Diferença entre Roubo e Furto – Significado

0

Quer saber qual a diferença entre roubo e furto? Então, fique sabendo que logo abaixo vamos mostrar a diferença dessas duas expressões e ainda vamos falar um pouco mais sobre esse assunto.

É comum que as pessoas acabem confundindo alguns termos, e dois termos que são sempre muito confundidos são roubo e furto, apesar de parecerem ser iguais eles possuem significados diferentes, como vamos mostrar logo abaixo.

O que é roubo?

O rouba é uma modalidade de crime contra o patrimônio. Esse crime acontece quando a subtração ocorre mediante ameaça ou violência. Um assalto é considerado um sinônimo de roubo e não de outro tipo de crime.

De acordo com o Art. 157 do Código Penal, o roubo acontece ao: “Subtrair coisa móvel alheia, para si ou para outrem, mediante grave ameaça ou violência à pessoa, ou depois de havê-la, por qualquer meio, reduzido à impossibilidade de resistência”.

Em caso de roubo, a pena prevista na lei é de reclusão de quatro a dez anos e multa. Essa pena pode ser aumentada por conta de alguns fatores agravantes previstos em lei, confira:

“Se da violência resulta lesão corporal grave, a pena é de reclusão, de sete a quinze anos, além da multa. Se resulta morte, a reclusão é de vinte a trinta anos, sem prejuízo da multa”.

VEJA TAMBÉM ESSE POST:  Quanto Ganha o Zangado - Salário 2020  

O que é furto?

De acordo com o Código Penal Brasileiro, os crimes de furto em seu artigo 155 são caracterizados como: “Subtrair, para si ou para outrem, coisa alheia móvel”. De acordo com a Legislação, o furto pode ser dividido em duas categorias, que são o furto simples e o furto qualificado.

O furto simples acontece quando a subtração ocorre sem deixar vestígios. É quando nada é quebrado e nenhum obstáculo é rompido. Nesses casos a pena consiste em reclusão, de um a quatro anos e multa. O furto simples se diferencia do roubo por não ter nenhum tipo de ameaça e do furto qualificado por não ter nenhum rompimento de obstáculo para a subtração.

Já o furto qualificado, acontece quando há o rompimento ou superação de algum obstáculo à subtração ou a pessoa furtada é ludibriada ou fraudada. O parágrafo quarto do Art. 155 do Código Pena prevê a pena de dois a oito anos e multa, e o aumento da pena em alguns casos.

Qual a diferença entre roubo e furto

A diferença entre roubo e furto está na maneira como cada um desses crimes contra o patrimônio são praticados. O roubo consiste na ocorrência de ameaça ou violência contra quem está sendo roubado, e pode ser considerado sinônimo de assalto.

Enquanto no furto, não tem episódio de ameaça e nem violência contra a vítima. Mas, o furto pode ter duas classificações, que é o furto simples e o furto qualificado. O furto simples acontece quando não há transposição, destruição ou rompimento de obstáculo à subtração. Já o furto qualificado acontece mediante um meio de desobstrução de um obstáculo à subtração.

VEJA TAMBÉM ESSE POST:  Grátis ou Gratuito: Como se escreve? Forma Correta

Portanto, para resumir melhor o furto e o roubo são atos que indicam a subtração inesperada e forçada de um bem material, que pertence por direito a uma pessoa. Lembrando que os dois são considerados crimes ao patrimônio.

Diferença entre Roubo e Furto

Tipos de roubo

O roubo só tem um tipo. E, para quem não sabe o roubo é o ato de subtrair coisa móvel alheia, para si ou para outra pessoa, mediante violência ou ameaça contra a vítima, ou depois de havê-la, por qualquer meio, reduzido à impossibilidade de resistência.

O roubo é um crime bem grave, descrito na lei como subtração mediante violência ou grave ameaça. A pena prevista na lei é de quatro a dez anos e multa. Além disso, a lei prevê também o aumento da pena para o cometimento de crime sob certas circunstâncias como, auxílio de mais uma pessoa, utilização de arma, restrição de liberdade da vítima, etc.

Pena para furto

Como já foi dito acima, o Código Penal prevê para o crime de furto uma pena de reclusão de um a quatro anos e multa. O crime de furto é quando há a subtração, ou seja, a diminuição do patrimônio de outra pessoa, sem que tenha violência.

Pena para roubo

Como também mencionamos acima, a pena prevista para roubo é reclusão de quatro a dez anos e multa. O roubo é um crime mais sério, e é descrito como subtrair coisa móvel alheia, para si ou outra pessoa, mediante violência ou grave ameaça.

Roubo e furto qualificado

O roubo é um crime bem grave, descrito na lei como subtração mediante grave ameaça ou violência. Já o Código Penal descreve o furto qualificado quando há o rompimento ou superação de algum obstáculo à subtração ou a pessoa furtada é fraudada ou ludibriada. E, tem situações onde a pena é mais grave devido a condições do crime, como abuso de confiança, destruição de fechadura, concurso entre pessoas, entre outras.

VEJA TAMBÉM ESSE POST:  Como Cuidar de Mini Rosas (Não deixe murchar)

VEJA TAMBÉM: Sonhar com vampiro

Qual a diferença entre roubo e furto de veículos

A diferença é a mesma que citamos acima, não importa qual seja o bem material que está sendo roubado, se é dinheiro, joias, veículos e tudo mais. A diferença de roubo e furto vai ser a mesma independente do item envolvido.

Portanto, a diferença entre roubo e furto está no jeito como cada um desses crimes é cometido. No furto, não existe episódio de ameaça ou violência contra a vítima, enquanto o roubo consiste na ocorrência de violência ou ameaça contra quem está sendo roubado, a vítima no caso e o roubo é sinônimo de assalto.

O que é o artigo 157 e 155

No Código Penal no artigo 155, informa que furto é a subtração pura e simples de coisa móvel alheia, sem violência contra a pessoa. Já o roubo, de acordo com o artigo 157 pressupõe o emprego de grave ameaça ou violência contra a pessoa.

Nesses dois artigos, 157 e 155, você consegue encontrar mais detalhes sobre os crimes de roubo e furto e consegue conferir as principais diferenças entre eles. Mas, depois de ler este artigo você já sabe quais são as diferenças e tudo sobre esses crimes.

Luiza
Gosto de escrever sobre entretenimento. Assisto TV o dia inteiro, sei das fofocas dos famosos e novidades do entretenimento.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui