É Crime Rasgar Dinheiro? Dá Azar?

Saiba através deste artigo se é crime rasgar dinheiro, confira se dá azar e muito mais. Logo abaixo, além de conferir se é crime rasgar dinheiro, vamos mostrar também se jogar dinheiro na rua e andar com muito dinheiro é crime.

Provavelmente você já deve ter ouvido falar que rasgar dinheiro é crime, mas deve ter ficado em dúvida se realmente essa afirmação é verdadeira ou falsa. Essa é uma questão que deve ser entendida para saber se realmente rasgar dinheiro é considerado crime.

É crime rasgar dinheiro?

Não existe uma lei específica que considere crime rasgar dinheiro, e esse assunto divide opiniões entre especialistas. De acordo com o artigo 163 do código penal brasileiro, destruir, inutilizar ou deteriorar um bem da União é crime. E, o dinheiro é um bem da União.

Alguns especialistas consideram sim o ato de rasgar dinheiro um crime, até porque a pessoa que faz isso está danificando um patrimônio público, pois o valor correspondente ao dinheiro pode até ser da pessoa, mas as cédulas não são, as cédulas pertencem à União.

Mas, também pode ter uma outra versão de que para ser considerado crime é preciso dolo, que nada mais é que a intenção de cometer um crime. Por isso, se a pessoa rasgar uma cédula por acidente, ela não poderia ser culpada por esse ato, já que não era sua intenção.

Por isso, conclui-se que se o dinheiro pertencer a uma pessoa e ela rasgar o próprio dinheiro, mesmo que a cédula pertença à União, a punição criminal pelo atoa é algo a ser analisado e discutido. Mas, de qualquer forma o recomendado é não rasgar dinheiro, pois ele tem valor e é um patrimônio público que deve ser bem cuidado.

É Crime Rasgar Dinheiro

Dá azar rasgar dinheiro?

Algumas pessoas acreditam que rasgar dinheiro dá azar, mas não existe nada que comprove isso. Mas, mesmo que não dê azar, rasgar dinheiro de propósito é praticamente um ato de loucura. E, é muito difícil alguém em sã consciência ter essa atitude, até porque nos dias de hoje ganhar dinheiro está muito difícil.

É crime andar com muito dinheiro?

Não é crime andar com muito dinheiro. Saiba que andar com muito dinheiro em moeda nacional não é crime, desde que a pessoa não tenha como destino o exterior. Agora, se a pessoa estiver portando altos valores em moeda estrangeira sem declará-los às autoridades competentes, esse ato pode sim ser considerado crime.

Atualmente é muito difícil ver pessoas andando com muito dinheiro, e essa prática nem é recomendada, pois ultimamente anda acontecendo muitos crimes, inclusive roubos. Por isso, se precisa transitar com muito dinheiro é importante tomar muito cuidado e prestar bastante atenção, mas se tiver a opção ande com cartões que é mais seguro.

VEJA TAMBÉM: Como denunciar um advogado na OAB

Jogar dinheiro na rua é crime?

Não existe nenhuma lei nem nada que fale que jogar dinheiro na rua é crime. Mas, se alguém joga dinheiro na rua propositalmente é bem provável que ela esteja com problemas psicológicos, pois geralmente dinheiro só é encontrado na rua quando é perdido sem querer por alguém.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *