Feminino de elefante: Elefanta ou Elefoa? Qual o Correto

0

Confira agora como se fala de forma certa o feminino de elefante, se é elefanta ou elefoa. Se você tem essa dúvida, então fique atento a este artigo que vamos mostrar como se escreve de forma certa o feminino de elefante, portanto preste bem atenção.

Na língua portuguesa tem muitas palavras que acabam gerando uma certa dúvida de como ela é escrita corretamente. São palavras que nos deixam com dúvida sobre acentos, hifens, e até mesmo a mudança de gênero para algumas palavras, como é o caso do elefante.

Qual o feminino de elefante?

O feminino de elefante na verdade é elefanta. Na língua portuguesa a regra geral para fazer o gênero feminino é troca a última vogal da palavra em masculino e colocar um “a”, o que passa a ser feminino. Por exemplo: Masculino – macaco / Feminino – macaca.

VEJA TAMBÉM ESSE POST:  Top 100 Nomes Vikings e seus Significados (Nórdicos)

Com isso, a palavra elefante segue essa mesma regra geral da gramática para palavras em masculino passarem a feminino. Portanto quando é para dizer o feminino de elefante é só trocar a última letra, no caso “e” e colocar a letra “a”, que fica: elefanta.

Elefanta ou elefoa?

O feminino da palavra elefante pode ser elefanta ou então aliá. Grande parte dos dicionários brasileiros registra também a palavra aliá, que é uma palavra oriental (cingalesa) que, realmente caiu em completo esquecimento no vocabulário dos brasileiros.

É correto falar elefoa?

Não é correto falar elefoa, essa palavra é popularmente usada para indicar o feminino de elefante, mas o seu uso não tem aceitação. Portanto, deve ser evitada por falta de documentação gramatical e lexicográfica que suportem o seu uso. Fique sabendo que o vocábulo elefoa nunca foi acolhido em nenhum dicionário de português.

VEJA TAMBÉM ESSE POST:  Cores que Combinam com Vinho (2020)

Exemplos corretos do feminino de elefante

Os únicos exemplos corretos do feminino de elefante, como já foi mostrado, é elefanta e aliá. Portanto, sempre quando for se referir ao gênero feminino de elefante, sempre use as palavras: elefanta ou aliá. E, saiba que elefoa é incorreto usar.

Aproveite que agora você sabe qual é a colocação correta do uso da palavra feminina elefante e sempre que ouvir alguém falando elefoa, corrija essa pessoa de forma sabia e humilde, e explique para ela que o feminino de elefante na verdade é elefanta.

VEJA TAMBÉM: Nomes para canal no YouTube

Feminino de elefante

Sobre elefante

O elefante é um termo genérico que se popularizou para chamar os membros da família Elephantidae, um grupo de mamíferos proboscídeos elefantídeos, de grande porte, onde há três espécies no mundo atual, duas africanas e uma asiática. Existe ainda os mamutes, que hoje estão extintos.

VEJA TAMBÉM ESSE POST:  Diferença entre Roubo e Furto - Significado

Até pouco tempo atrás se acreditava que tinha somente duas espécies vivas de elefantes, o elefante-africano e o elefante-asiático, uma espécie menor. Porém, estudos recentes de DNA sugerem que tem, na verdade, duas espécies de elefante-africano que são Loxodonta africana, da sava e Loxodonta cyclotis, que vive nas florestas.

Os elefantes são os animais maiores terrestres que existe atualmente, com a massa entre 4 a 6 toneladas e medindo em torno de quatro metros de altura. Esses animais podem levantar até 10.000 kg em média.

Luiza
Gosto de escrever sobre entretenimento. Assisto TV o dia inteiro, sei das fofocas dos famosos e novidades do entretenimento.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui