Grátis ou Gratuito: Como se escreve? Forma Correta

0

Descubra qual é maneira correta de se escrever: grátis ou gratuito? Se você não sabe como usar essa palavra, então fique atento a este artigo que vamos mostrar o jeito certo de se escrever para não sobrar mais dúvidas.

A língua portuguesa é bem ampla em sua estrutura e também no vocabulário. Dessa maneira, é muito comum surgir algumas dúvidas, principalmente porque existem várias palavras com sinônimos e elas acabam confundido. É o caso dos termos Grátis e gratuito, que vamos explicar logo abaixo.

Como se escreve: Grátis ou gratuito?

Esses dois termos estão corretos para indicar alguma coisa que não custa dinheiro, que não tem qualquer tipo de pagamento. Os termos “grátis” e “gratuito” são sinônimos, e são utilizadas em expressões diferentes.

VEJA TAMBÉM ESSE POST:  50 Apelidos para Cabeçudos (Os Mais Engraçados)

Significado de grátis e gratuito

O significado de grátis e gratuito é o mesmo, e quer dizer que algo pode ser oferecido sem custo nem pagamento, que é gratuito, de graça, grátis. Exemplo: O evento é gratuito, ou seja, o evento não é pago, não tem custo.

Exemplos corretos do uso das palavras

Exemplo correto do uso da palavra grátis:

  • Viaje grátis durante dois meses!
  • Faça grátis uma limpeza de pele.
  • Receba grátis nosso catálogo todos os meses.
  • Leve grátis um refrigerante na compra de uma pizza
  • Entrada grátis para todos os estudantes.
  • Estacionamento grátis para membros da empresa.

Exemplo correto do uso da palavra gratuito:

  • O estacionamento é gratuito.
  • Entrada gratuita para todas as crianças.
  • Sessão gratuita de cinema.
  • Serviço gratuito para membros do clube.
  • Transporte gratuito para crianças.
  • A entrada no teatro é gratuita.
VEJA TAMBÉM ESSE POST:  50 Nomes para Canal no Youtube (Idéias)

VEJA TAMBÉM: Como se escreve – Quis ou quiz

Grátis ou Gratuito Como se escreve

Sinônimos de grátis e gratuito

Grátis é o sinônimo de gratuito e de graça: significa que algo é grátis, de graça, gratuito, que é dado, livre. Uma expressão popularmente usada pelos brasileiros para falar que algo é grátis, ou seja, que não é pago, é utilizar o termo “0800”.

Sobre o novo acordo ortográfico

O Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa de 1990 veio substituir o Formulário Ortográfico de 1943, onde foi definido novas regras ortográficas para a língua portuguesa, chamadas comumente de ortografia oficial ou de nova ortografia.

O novo acordo ortográfico veio no intuito de unificar a escrita nos vários países que falam a língua portuguesa. No Brasil, o novo acordo ortográfico está em vigor desde 2009, e o seu uso passou a ser usado de forma obrigatória a partir do dia 1 de janeiro de 2016.
O novo acordo ortográfico trouxe várias alterações às regras, principalmente relacionado a acentuação. Mas, uma das mudanças bem significativas do acordo, foram as letras do alfabeto.
Antes do acordo, eram 23 letras no alfabeto, agora, teve o acréscimo das letras K, W e Y, o que totaliza 26 letras no total no alfabeto do português brasileiro. Essa mudança aconteceu com o intuito de deixas as coisas mais organizadas.
Isso aconteceu principalmente por conta de alguns brasileiros ter nomes próprios e algumas abreviaturas que fazem o uso dessas letras. Exemplos: Yasmin, Karen, Wilson, Wanessa, Yago, Karol. Pensando nisso, o novo acordo procurou colocar as letras que já eram utilizadas pelos brasileiros, oficialmente no alfabeto.
VEJA TAMBÉM ESSE POST:  Quanto Ganha a Fernanda Gentil - Salário 2020  
Luiza
Gosto de escrever sobre entretenimento. Assisto TV o dia inteiro, sei das fofocas dos famosos e novidades do entretenimento.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui