Há Séculos ou A Séculos: Como Se Escreve Corretamente

0

Há Séculos ou A Séculos? Saiba como se escreve corretamente neste artigo. Além disso, aproveite para conferir algumas dicas de português, veja como estudar português na internet e muito mais.

Quando precisamos decidir sobre o uso da preposição a ou há, forma do verbo haver, pode surgir algumas dúvidas. Por isso preparamos este post, para que você saiba como usar corretamente.

Como se escreve: Há séculos ou a séculos

Existem algumas expressões que usamos no cotidiano normalmente, mas que na hora de transcrever para o papel pode acabar gerando dúvidas. Uma dessas expressões é a respeito das palavras a e há, por isso que agora vamos esclarecer como usar elas corretamente.

É normal existir dúvida se o correto é usar a preposição a, ou o verso há, quando se usa uma expressão para dizer que faz tempo que alguma coisa aconteceu. Um exemplo comum é se escreve “há séculos” ou “a séculos”.

Portanto, se essa é sua dúvida, vale ressaltar que quando se refere ao tempo passado, o certo é usar o verbo haver, ou seja, “Há séculos”. Agora a preposição “a” é usada se o intuito é marcar distanciamento no tempo ou no espaço, exemplo: “Daqui a dois anos vou viajar para o Rio de Janeiro”.

Uma dica para saber quando usar o verbo ou a preposição é substituir na frase, ambos pelo verbo fazer. Quando tem como fazer a substituição, então significa que o correto é usar “há”. Por exemplo: Na frase “Há séculos que eu não vejo você”, tem como dizer “Faz séculos que eu não vejo você”. Mesmo com essa mudança, o sentido ainda permanece o mesmo, o mesmo não pode ser feito na frase que existe a preposição “a”, pois fica sem sentido.

Significado de há séculos

Ao fazer o uso das palavras “Há séculos”, isso quer dizer que é feito a referência ao tempo que já passou. Mas ao dizer “Daqui a dois anos” é um intervalo de tempo, que abrange um ponto de partida e um ponto de chegada, se referindo ao futuro, por isso o correto é usar “a”.

“Há séculos” se refere a um fato que aconteceu no passado, por isso o correto é usar o verso “há”. Além disso, para esse tipo de uso, o verbo haver se mantém sempre na terceira pessoa do singular.

Exemplos corretamente

Confira alguns exemplos do uso correto de “a” e “há”:

  • Há muito tempo não vejo minha família.
  • Ela chega daqui a duas semanas.
  • Eu nasci há dez mil anos.
  • Ela buscava por seu amado há anos.
  • Estamos a uma hora da cidade.
Há Séculos ou A Séculos

Há décadas ou a décadas

O correto é Há décadas. Inclusive, é possível notar que as palavras citadas fazem referência a um tempo no passado, remetendo a um período da história que já passou. Dessa maneira, a palavra há deve ser usada sempre que for referir ao passado, dando o significado de tempo decorrido. Então, o correto é “Há décadas”.

Agora a preposição “a” deve ser usada para fazer uma referência a um tempo futuro. Por exemplo: “Daqui a pouco vai encerrar o expediente”. Portanto, resumindo “Há” vem do verbo haver e deve ser usado para referir ao tempo passado. Enquanto a preposição “A” deve ser usada para referir ao tempo futuro.

VEJA TAMBÉM: Como se escreve Coco ou Cocô

Dicas de português

Um dos erros mais comum é o uso do termo “Menas”, o certo é usar “Menos”, até porque a forma menas não existe, portanto não deve ser usada.

Outra dúvida bem comum é em relação as palavras “Com certeza” e “Concerteza”, muitas pessoas ficam em dúvidas de qual é o correto. Saiba que o certo é escrever com certeza, separadamente. Trata-se de uma locução adverbial composta pela preposição com e pelo nome certeza. Esse termo pode ser substituído por outros parecidos, como sem dúvida, certamente, decerto.

Como estudar português na internet

Graças ao avanço da tecnologia, atualmente é possível aprender diversas coisas sobre vários assuntos na internet. Inclusive, tem como estudar português totalmente online, e ainda existem formas de estudar essa língua gratuitamente.

Nos dias atuais, tem vários jeitos de fazer isso: por meio de sites, aplicativos, ou vídeos na plataforma do Youtube. Além disso, até mesmo nas redes sociais existem páginas que explicam muito sobre o português.

Artigo anteriorCoco ou Cocô: Como Se Escreve? (2021)
Próximo artigoSonhar com Abandono do Marido (Pessoa Amada)
blank
Gosto de escrever sobre entretenimento. Assisto TV o dia inteiro, sei das fofocas dos famosos e novidades do entretenimento.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui