Lágrima de Cristo: Como Plantar e Cuidar (GUIA 2021)

A seguir vamos mostrar tudo sobre a planta Lágrima de Cristo, como plantar, como cuidar, se ela é ou não venenosa, as cores que tem dela, o significado e muito mais. Continue acompanhando este artigo para ficar por dentro de tudo sobre a Lágrima de Cristo.

Clerodendrum Thomsoniae é o nome científico da planta conhecida popularmente como Lágrima de Cristo. Essa planta pertence à família Verbenaceae e é uma planta trepadeira. Ela é muito usada em jardins e se destaca por apresentar folhas e folhagens belas e ramos longos muito bonitos.

Como plantar a trepadeira Lágrima de Cristo

É preciso plantar a Lágrima de Cristo em solo fértil em material orgânico, como farinha de osso e esterco animal, com acidez moderada, sob sol pleno. Além disso, o ideal é molhar o substrato antes de plantar essa planta e também regar novamente depois do plantio.

As adubações de reforço devem ser realizadas de preferência no inverno, e é recomendado usar adubos orgânicos e também fertilizantes químicos. Além disso, é importante utilizar suportes e amarras para direcionamento. E, saiba que essa planta floresce o ano todo, mas principalmente no verão e na primavera, que é quando ela fica mais florida e bonita.

Lágrima de Cristo como plantar

Como cuidar da Lágrima de Cristo

Primeiro, é preciso que você preste atenção no local onde vai plantar a Lágrima de Cristo, pois, o seu principal ramo pode chegar a 3 metros de comprimento. Por isso, é importante plantar ela em um local onde ela consiga crescer sem restrições, um lugar que seja mais espaçoso.

Saiba que essa planta se desenvolve bem em locais semiabertos e em estufas, desde que esses locais peguem sol por no mínimo quatro horas por dia e tenham uma boa circulação de ar. A Lágrima de Cristo é uma planta trepadeira, por isso você pode usar ela para ornamentar paredes, muros, entre outros.

E, ao plantar ela é preciso que você direcione ela para o lado desejado. Inclusive, você pode até utilizar arames para conduzir o crescimento dessa planta da forma como preferir. Além disso, saiba que essa planta gosta de muito sol, pois só assim ela consegue se desenvolver bem e ficar saudável.

Ela pode até florescer sem a presença de muito sol, porém ela fica muito mais bonita e apresentável quando tem contato direto com a luz solar. A Lágrima de Cristo precisa ser regada de forma frequente, já que ela gosta de solo e ambientes úmidos e mais quentes. Mas, ao regar essa planta tome cuidado, pois o solo precisa ficar úmido e nunca encharcado. Essa planta gosta de terrenos arenosos, por isso, ela não se desenvolve tão bem em outros tipos de substratos.

VEJA TAMBÉM: Orquídea Sapatinho

Lágrima-de-cristo é venenosa?

Algumas plantas são aparentemente muito bonitas, mas podem ser bem tóxicas também. Por isso, é preciso ficar atento a essa questão e, caso esteja querendo ter uma planta em casa é importante verificar antes se ela é ou não uma planta tóxica, pois as que são devem ser evitadas, principalmente se tiver animais ou crianças em casa.

Mas, fique tranquilo que a Lágrima de Cristo não é uma planta venenosa. Pelo menos, até então, não existe nenhum relato de envenenamento por causa dessa planta, seja em pessoas ou animais, ainda não teve nenhum caso desse. Por isso, se está pensando em ter essa planta em casa pode ficar tranquilo que ela não é venenosa.

Inclusive, diversas espécies que pertecem ao mesmo gênero da planta Lágrima de Cristo foram usadas na medicina tradicional em tribos do Japão, da China, da Índia, da Tailândia e da Coreia. E, até hoje tem pesquisadores que tentam descobrir as propriedades medicinais que essas plantas tem.

Lágrima de Cristo

Significado da planta lágrima de cristo

A origem do nome popular da planta Lágrimas de Cristo não é algo concreto, mas algumas pessoas relatam que esse nome se atribui por conta do fruto dessa planta, de aparência globoso, que tem as sementes saltando da carne vermelha parecido com dois olhos.

Além disso, essa planta conta com duas cascas laterais avermelhadas que lembram lágrimas de sangue também. Inclusive, a própria flor dessa planta também lembra uma lágrima. Porém, na literatura não existe nada concreto sobre essa referência, mas provavelmente esse é o motivo que essa planta tem esse nome.

O nome Lágrima de Cristo pode até ser um nome triste, mas a beleza dessa planta compensa tudo. O nome científico dessa planta é Clerodendron Thomsoniae, e ela é de origem da África Ocidental. A Lágrima de Cristo é uma trepadeira que se destaca por suas flores e folhas serem muito bonitas e por ter longos ramos.

Essa planta é muito usada principalmente para decorar ambientes, já que ela tem uma aparência muito bela. As flores dessa planta podem surgir em qualquer época do ano mas, geralmente, aparecem na primavera e no verão, que inclusive são as temporadas que ela fica mais bonita.

Cores da lágrima de cristo

A Lágrima de Cristo é uma planta que tem cores muito bonitas. Geralmente, ela é encontrada com as flores vermelhas com cálice rosado ou com as flores brancas com cálice vermelho. Essa planta sempre deixa o ambiente mais bonito, em qualquer lugar onde é plantada.

A trepadeira Lágrima de Cristo é ideal para o seu jardim, pois ela é muito atraente e dá um aspecto muito bonito não importa o lugar onde é colocada. Porém, é importante ressaltar que essa planta é trepadeira, então ela deve ser apoiada em algum lugar onde ela possa se agarrar. Por isso, se for plantar ela em vasos é importante colocar algum apoio para ela se agarrar, pode ser um simples pedaço de madeira.

Agora que você já sabe tudo sobre a planta Lágrima de Cristo, aproveite para plantar a sua em casa através das dicas exclusivas que mostramos, ou então dê de presente para alguém essa planta em um vaso. Além disso, aproveite para compartilhar este artigo com as pessoas que você sabe que gosta de plantas ou que já tenha uma Lágrima de Cristo em casa, pois assim ela vai saber como cuidar melhor dessa planta.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *