Laje ou lage: Como se escreve? Forma correta

0

Veja como se escreve corretamente, se é laje ou lage. Além disso, confira muito conteúdo exclusivo relacionado a esse assunto, entenda melhor sobre a nova ortografia, veja alguns exemplos do uso dessa palavras e muito mais.

A língua portuguesa acaba sendo um pouco confusa, já que tem várias regras. E, é bem comum se sentir perdido e ficar em dúvida principalmente em relação de como escrever determinadas palavras.

Como se escreve: Laje ou lage

Trocar o “j” e o “g” é algo que acontece muito no nosso dia a dia, visto que a sonoridade das duas letras é muito parecida. E, um jeito bem interessante para não cometer mais esse erro é identificar a origem do termo no qual você está se referindo.

VEJA TAMBÉM ESSE POST:  Quanto ganha a Flavia Pavanelli em 2020 - Salário

A maneira certa de escrita da palavra é laje, com j. Portanto, a palavra lage com g, está errada. E, o substantivo feminino laje deve sempre ser usado quando quisermos referir uma placa de qualquer material duro, não muito grossa mas de grande dimensão, usada para revestir paredes, pisos e tetos, assim como para edificar o pavimento e o teto de um edifício, dividindo os andares.

Significado de laje

Laje significa placa de pedra, ou de matéria dura (cerâmica, terracota, concreto, etc), não muito grossa, de superfície plana, usada para revestir pisos, paredes ou então cobrir tetos de edificações.

Portanto, laje é uma obra contínua de cimento armado que forma o piso de uma construção de dois ou mais pavimentos, composta por vigas intercaladas com tijolos. Nada mais é do que uma placa de pedra, de mármore, de vidro, de cimento, etc, que serve para revestir o solo, as paredes dos edifícios, para cobrir os túmulos, lousa e outros.

VEJA TAMBÉM ESSE POST:  Quanto ganha o Fred do Desimpedidos em 2020 - Salário

VEJA TAMBÉM: Como se escreve – grátis ou gratuito

Laje ou lage: Como se escreve

Exemplos do uso correto da palavra laje

Veja agora alguns exemplos do uso correto da palavra laje:

  • Meu vizinho está tomando sol na laje hoje.
  • Calce os chinelos porque a laje está muito fria.
  • A laje desabou com tanta chuva.
  • Hoje vou tomar sol na laje.
  • A laje desabou com o vento.

Sobre a nova ortografia

O Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa de 1990 veio substituir o Formulário Ortográfico de 1943, onde foi definido novas regras ortográficas para a língua portuguesa, chamadas comumente de ortografia oficial ou de nova ortografia.

VEJA TAMBÉM ESSE POST:  Top 30 Nomes para times do Cartola FC - Melhores Nomes

O novo acordo ortográfico veio no intuito de unificar a escrita nos vários países que falam a língua portuguesa. No Brasil, o novo acordo ortográfico entrou em vigor desde 2009, e o seu uso passou a ser usado de forma obrigatória a partir do dia 1 de janeiro de 2016.
O novo acordo ortográfico trouxe várias alterações às regras, principalmente relacionado a acentuação. Mas, uma das mudanças bem significativas do acordo, foram as letras do alfabeto.
Antes do acordo, eram 23 letras no alfabeto, agora, teve o acréscimo das letras K, W e Y, o que totaliza 26 letras no total no alfabeto do português brasileiro. Essa mudança aconteceu com o intuito de deixas as coisas mais organizadas, principalmente por causa de alguns brasileiros que tem nomes próprios e algumas abreviaturas que fazem o uso dessas letras.
Luiza
Gosto de escrever sobre entretenimento. Assisto TV o dia inteiro, sei das fofocas dos famosos e novidades do entretenimento.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui