Madeiras para Telhados: Qual o melhor? Preço e Tipos

0

Confira agora as melhores madeiras para telhados, os tipos e preços e muito mais. Além disso, saiba qual o tipo de madeira que pode molhar, confira qual é melhor se é a madeira Tuari ou Eucalipto, entre outros.

Na hora de reformar ou construir um imóvel, várias pessoas ficam em dúvida em relação ao qual tipo de madeira usar na cobertura da casa, pois existem muitas opções disponíveis no mercado, e cada uma tem sua característica específica.

Tipos de madeiras para telhados

O telhado de um imóvel é uma das etapas mais caras do processo de construção, isso acontece pois a madeira pode elevar muito o custo da obra, pois dependendo do projeto é preciso de muito madeiramento e ela é considerada cara. Para economizar tem como recorrer ao projeto da casa visando minimizar o uso de madeira, mas isso é preciso ser feito com bom senso, e também tem como escolher uma madeira mais barata.

Se está na dúvida sobre qual madeira escolher para o seu telhado, então saiba que agora vamos mostrar algumas das principais opções e as suas características para você conhecer melhor as opções:

  • Cambará: Essa é uma madeira muito utilizada na construção de telhados, ela é muito resistente à umidade, e é indicada para regiões onde chove muito, ela também é bem dura, porém fácil de trabalhar. Além disso, o preço dela é mais baixo.
  • Maçaranduba: Ela é conhecida também como Piraju, a Maçaranduba está entre as madeiras mais recomendadas para construção de telhado, pois ela possui uma alta resistência e dureza, e se destaca muito pelo preço acessível. Mas, ela exige um cuidado maior com os parafusos de fixação.
VEJA TAMBÉM ESSE POST:  Locador e Locatário: Qual a diferença? Qual o significado?

madeira maçaranduba

  • Garapeira: Ela é um destaque pela grande resistência às ações da umidade e de cupins, ela oferece um bom acabamento, e é uma boa opção para ficar aparente, como nos casos de telhados de garagens sem forro e varandas.
  • Eucalipto: É preciso ter cuidado ao usar o eucalipto no telhado, pois é uma madeira que pode rachar com mais facilidade. Por isso, é importante ficar atento ao comprar, conferindo se ela está seca, tratada e armazenada em estufa. Além disso, o eucalipto é muito suscetível ao ataque de cupins, mas o preço baixo é algo que chama a atenção.
  • Sucupira: Essa é uma das melhores madeiras para usar no telhado, pois apresenta muita resistência à umidade e às ações de cupins e fungos. Ela é mais fácil de ser trabalhada, podendo resultar em diferentes tipos de acabamentos. Apesar de ser boa para usar, ela é difícil de ser encontrada no mercado.

madeira sucupira

  • Angelim: Ela é leve e resistente, o Angelim é outra madeira boa para telhados, aparecendo muito em diferentes projetos de construção. Suas características fazem também uma escolha boa para a fabricação de portas e esquadrias, entre outras estruturas.
  • Peroba do Norte: Ela é dura e sem presença de nós, a Peroba do Norte ou Cupiuba como é conhecida também, possui uma grande resistência a fungos e cupins, consistindo em outra boa escolha para a construção do telhado.
VEJA TAMBÉM ESSE POST:  Fachadas de ACM: Preço, Fotos, Vantagens

Qual a melhor madeira para telhados?

Existe diversos aspectos que precisam ser analisados na hora de escolher a melhor madeira para telhados. Mas, entre as melhores madeiras está a Maçaranduba que é conhecida também como Piraju, ela é recomendada pois possui alta resistência e dureza e se destaca muito também pelo seu preço que é mais acessível.

Mas, apesar de ser uma madeira muito boa para a construção de telhado, ela pode também ser um pouco difícil de trabalhar, pois exige alguns cuidados especiais em relação aos parafusos de fixação.

VEJA TAMBÉM: Plantas de Kitnet pequena

Qual madeira é melhor Tuari ou eucalipto?

A Tauari é uma madeira de cor clara que quem não conhece muito as suas características pode confundir ela com pau-marfim. A variação de tons do Tauari vai de branco amarelado a marrom amarelado claro. Ela é uma madeira bem resistente e robusta, mas deve ser mantida em local seco, em área interna.

Eucalipto é uma madeira mais pesada e dura ao corte, mas que é muito resistente ao apodrecimento, porém não pode ser exposta a umidade, pois é ela é muito absorvente e pode inchar e empenar. Ela é uma madeira boa e duradoura para ser usada no mobiliário interno. Essa madeira tem duas variações, Cerne e Borne que são distinguidos pela cor, pois enquanto o Cerne é pardo, o Borne é branco amarelado, sendo os dois foscos.

VEJA TAMBÉM ESSE POST:  Plantas de Kitnet Pequena: Top 10 Modelos Grátis (1 e 2 Quartos)

As duas madeiras são boas, mas a mais usada e que anda se destacando mais é a Tauari. Porém, se estiver pensando em usar uma das duas, é importante ressaltar quais são as vantagens e desvantagens de cada uma para ver qual é a melhor.

Madeiras para Telhados

Qual o tipo de madeira que pode molhar?

As espécies mais recomendadas e que são mais resistentes a água são a Cumaru e Ipê, mas também existem outras, porém essas duas são as que se destacam mais em relação a umidade.

A Cumaru possui brilho moderado e é pouco lustroso, tem um tom castanho claro amarelado. Ela possui uma vida longa e é muito resistente ao ataque de cupins e outros parasitas, por isso é considerada uma das melhores opções. A durabilidade do Cumaru quando em contato com o solo é maior que 12 anos, o que faz com que ela seja uma ótima opção para a construção de telhados, principalmente decks em áreas de lazer.

O Ipê também é uma boa opção, principalmente para decorar a área externa da casa. Ela tem uma grande variedade de tons e nuances e se caracteriza por ser opaco. Ela não apodrece com facilidade e não é vulnerável a fungos e cupins.

Preço de telhados de madeiras

O preço de telhados de madeiras vai variar muito, pois depende do local onde é comprado, o modelo da madeira, entre outras variáveis. Mas, geralmente o valor médio é de R$67,0 o metro quadrado. 
Porém, é importante ressaltar que o preço varia de lugar para lugar e também depende muito do modelo da madeira, a quantidade a ser usada e muitos outros fatores.
Luiza
Gosto de escrever sobre entretenimento. Assisto TV o dia inteiro, sei das fofocas dos famosos e novidades do entretenimento.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui