Oração de Batizado para crianças – O que falar no Batizado?

Logo abaixo vamos mostrar tudo sobre batizado para crianças, o que se deve falar, o que os padrinhos devem fazer, o que eles precisam dar e muito mais. Aqui você encontra tudo sobre batizado.

O batismo é uma cerimônia muito importante da fé em Deus, em qualquer religião. Esse é o ato em que a pessoa recebe primeiro a sua devoção e começa a estabelecer a sua vida com base na crença que escolheu.

Oração de batizado para criança

Na fé católica, a criança é batizada alguns meses depois que nasce. Nesta ação, os pais se comprometem com Deus, ligando seus filhos à fé católica, levando ele para os caminhos da igreja, o incorporando à obra de Deus. Dessa maneira, as crianças começam suas vidas protegidas pelo amor de Deus, e crescem com fé e esperança, o batismo é um sacramento a ser incluído na presença de cristãos fiéis. Confira agora oração de batizado para criança:

“Pai Celestial, faça com que esta criança cresça com amor e graça. Que ela possa aprender a seguir Jesus, por meio da influência do Espírito Santo. Ela é um verdadeiro filho seu, e oramos para que ela o sirva fielmente por todos os seus dias.

Oramos por orientação e força para os pais e familiares desta criança. Que seus exemplos, conselhos sábios e amor façam a viver uma vida de fé, força, justiça, amor, paz e alegria. Oramos isso em nome de Jesus Cristo. Amém!”

Oração para os padrinhos de batismo

“Neste batismo Jesus Cristo, apresentamos nesta igreja, pela água sagrada (o nome da criança a ser batizada), uma criança que veio ao mundo com um propósito que tu estabeleceste para ela. Rogamos com esta prece, que você mantenha este anjinho, em seus braços cheios de luz, amor e lhe dê o dom de seu espírito.

Pedimos que, pelo poder do Espírito Santo, ele seja um filho fervoroso, atendendo aos teus mandamentos e orações, se sentindo sempre guiado por ti. Que a sua fé permaneça intacta mesmo nos momentos mais difíceis, e que nunca duvide de ti.

VEJA TAMBÉM:  O que Significa Flw (Gíria do Instagram, WhatsApp...)

Por favor, pedimos-lhe que guie e apoie seus pais e padrinhos. Enchei-os de amor, estímulo e sabedoria para que possam cumprir as promessas que fizeram hoje para vos. Faça-nos sentir a alegria da verdade de que todos estão genuinamente comprometidos com este bebê, para ser sempre guiado em um bom caminho. Amém!”

Significado do batizado

Na igreja católica, o batismo representa o primeiro dos sete sacramentos e é considerado um rito de passagem. Quando a criança recebe a benção, ela inicia a sua fé e sua vida cristã, tornando-se um filho de Deus, um discípulo de Cristo, um membro da igreja e abrindo seu caminho para a salvação.

Não tem como receber nenhum outro sacramento sem o batismo. A tradição, se tornou muito comum no Brasil, onde tem diversos católicos, representa também um momento de celebração, que é ideal para unir amigos e familiares. O rito é realizado com água sagrada sobre a criança e cada um dos elementos da cerimônia possui um significado.

O que falar no batizado?

Não é necessário falar nada no batizado, quem fala é o padre. A única coisa que o celebrante deve perguntar para os pais é o nome da criança, mas fora isso não é necessário dizer nada.

VEJA TAMBÉM: Oração para inimigo te esquecer

Oração de Batizado para crianças

O que os padrinhos devem falar no batizado

Os padrinhos não falam nada no batizado. Os pais passam a criança para os braços dos padrinhos, enquanto eles seguram ela, o padre pronuncia solenemente a fórmula batismal, e derrama água sobre a cabeça da criança.

Em algumas igrejas, durante a cerimônia a madrinha carrega a criança e o padrinho fica ao seu lado. Depois da benção, o padrinho oferece de forma simbólica uma vela acesa à criança, dizendo “Recebe a luz de Cristo”. Essa vela é o Círio Pascal, que simboliza Cristo, a luz do mundo.

É importante ressaltar, que antes do batismo existe um curso onde os pais e os padrinhos precisam fazer. Nesse curso é explicado tudo o que precisa ser feito no dia do batismo, portanto fique tranquilo em relação a isso.

VEJA TAMBÉM:  Como Congelar a Berinjela (Passo a Passo)

O que os padrinhos dão no batizado

Geralmente, os padrinhos dão a roupa branca que a criança irá usar. Em algumas famílias, o uso do mandrião é tradicional e a roupa passa de geração em geração. Nada mais é que um vestido longo branco, uma veste tradicional de batismo. Atualmente, o ideal é que os padrinhos escolham a roupa do batizado da criança, que precisa ser branca.

Quantos padrinhos posso convidar para o batizado

Geralmente, a escolha é só de um padrinho e uma madrinha, que podem ser casados entre si ou não. Porém, também se admite apenas um padrinho ou somente uma madrinha. Mas, também tem como chamar dois padrinhos e duas madrinhas, e o que acontece é o seguinte: somente um deles assinam como padrinho ou madrinha e o outro assina somente como testemunha. Mas, o ideal é conversar com o padre da igreja escolhida para conferir a quantidade de padrinhos que é possível convidar para o batizado.

Os padrinhos são peças muito importantes no batismo. Eles assumem a tarefa de garantir que a criança irá seguir seus estudos da doutrina cristão. Isso quer dizer, que é deles a responsabilidade de que a ligação da criança com aquela igreja não acabe por ali.

Por isso, o ideal é escolher padrinhos e madrinhas que são bem religiosos e que sempre frequentam a igreja. Eles precisam ser cristãos firmes, capazes e prontos a ajudar a criança em sua caminhada na vida de cristão.

Além disso, uma dica que damos é escolher pessoas bem próximas da família e que possuam um vínculo com a religião. Portanto, antes de escolher os padrinhos para o seu filho pense muito bem, e lembre-se de que o principal é que seja uma pessoa que esteja sempre presente na vida da criança e que você saiba que vai guiar ela para os caminhos da igreja, que seja uma pessoa que frequente a igreja, que seja religiosa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *