Orquídea Bambu (GUIA) Como Cultivar, Preço, Como Plantar

Logo abaixo você vai conferir tudo sobre a Orquídea Bambu, como o preço dela, como plantar, como cultivar, como tirar mudas, as cores, entre outros assuntos relacionados a essa planta. Por isso, fique atento para ficar por dentro de tudo sobre ela.

A Orquídea Bambu tem o nome científico de Arundina Graminifolia e é uma orquídea terrestre assim como a Orquídea Capuz de Freira. A Orquídea Bambu é nativa do sudeste asiático e dependendo de suas características ela pode chegar até 2,5 metros de altura.

Guia sobre a Orquídea Bambu

A Orquídea Bambu como é conhecida popularmente, na verdade tem o nome científico de Arundina Graminifolia ou Arundina Bambusifolia. Essa planta é nativa do sudeste asiático e está presente nas regiões como sul da China, Malásia, Indonésia, Himalaia e Sri Lanka.

Essa orquídea pertence a família Orchidaceae e, essa planta tem esse nome, pois o seu caule é muito parecido com as características de um bambu, que pode até chegar a 2,5 metros de altura. Essa orquídea é uma planta terrestre muito utilizada no paisagismo.

E, além disso, essa planta é responsável por atrair borboletas e abelhas. E, ao contrário de muitas plantas a sua floração não tem um tempo fixo no calendário, isso quer dizer que, tem como admirar o colorido de suas flores praticamente o ano todo. As flores dessa orquídea sempre dão na ponta dos galhos e ficam abertas cerca de 3 a 7 dias.

Orquídea Bambu como cultivar

1- Como plantar a Orquídea Bambu

Para plantar a orquídea bambu é preciso primeiro escolher o local de plantio. Para isso, escolha um espaço onde ela consegue receber sol o dia todo, já que essa orquídea não se adapta a locais com muita sombra e nem aguenta geadas. Além disso, lembre de usar as ferramentas de jardinagem certas para o plantio.

Evite locais onde tem ventos muito fortes, pois o vento pode acabar prejudicando o crescimento e floração da orquídea. Inclusive, cultive a orquídea bambu perto do revestimento de muros e paredes da residência ou o local que for plantar. Além disso, dê atenção ao solo, pois ele influencia diretamente na plantação.

O solo precisa ser rico em matéria orgânica e ter boa drenagem. Outro fator que influencia diretamente no desenvolvimento dessa planta é a iluminação. Isso acontece porque a orquídea bambu só cresce de maneira saudável se for cultivada no sol. Portanto, plante a orquídea em um local onde ela receba luz natural para ela crescer saudável.

Essa orquídea se adapta bem em regiões com temperaturas entre 25° a 30°, mas é preciso se preocupar mesmo quando ocorrer geadas, pois essas plantas não aguentam muito frio. Além disso, é preciso regar essa orquídea com frequência, mas não pode ser nem muito e nem pouco, faça a rega com regador ou mangueira todos os dias. E, quando tiver em tempos mais frios regue dia sim dia não.

Saiba também que a poda ajuda na floração da orquídea bambu. Por isso, uma dica interessante é fazer o uso de uma tesoura de poda ou alicate e fazer a poda quando as flores já tiverem caído dos galhos. Dessa maneira, se você podar ela vai ficar com mais força para os próximos brotos.

VEJA TAMBÉM: Orquídea Capuz de Freira

2- Como cultivar?

A orquídea bambu é uma das orquídeas mais resistentes e simples que tem de cultivar. Mas, apesar de ser fácil o cultivo, é preciso ter alguns cuidados especiais para que ela floresça e, alguns deles já citamos acima. De forma geral, essa planta gosta bastante de iluminação e tem uma resistência grande ao sol.

Por isso, ela deve ser plantada em um local onde bate sol o dia inteiro, já que ela se adapta melhor nele do que na sombra. Além disso, ela não aguenta geadas e o vento não pode ser muito forte, pois se não derruba suas flores. Por isso, o ideal para ela é clima quente.

3- Preço da Orquídea Bambu

O preço da Orquídea Bambu varia muito, depende do lugar onde está comprando, das características da orquídea, entre outros. Mas, em geral, essa planta custa entre R$35,00 a R$400,00.

Orquídea Bambu

4- Orquídea Bambu secando

Se a sua orquídea bambu está secando é porque você não está cultivando ela corretamente. Por isso, siga as dicas que já mostramos de como cultivar essa planta que assim ela não vai ter esse problema de secar.

5- Orquídea Bambu em vaso

A orquídea bambu pode ser plantada tanto em vasos quanto diretamente no solo. Porém, se for plantar em vasos é necessário saber que essa planta precisa receber pelo menos algumas horas de sol todos os dias. Além disso, é muito importante usar terra de boa qualidade.

Mas, apesar dessa orquídea ser muito resistente ao calor, o ideal é que a temperatura que ela esteja recebendo no ambiente onde ela fica não ultrapasse os 30ºC. Por isso, caso a região onde ela fica ultrapassa essa marca, é importante buscar um lugar onde a exposição seja menor.

6- Como tirar muda?

Para tirar muda a planta precisa estar saudável, pois quando ela está assim ela solta brotações no meio ou na ponta dos ramos que é chamado de Keikis. Espere que esses keikis tenham duas ou três raízes de no mínimo 5 cm e destaque-os da planta mãe, plantando assim as mudas.

7- Cores

As cores da orquídea bambu são: roxa, branca, amarela e um misto de branca e roxa.

8- Opinião sobre a Orquídea Bambu

Se você gosta de orquídeas, saiba que a orquídea bambu é muito linda, mas é preciso ter cuidados no cultivo para que assim ela se desenvolva e fique realmente atraente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *