Orquídea Capuz de Freira (GUIA) Onde Comprar? Como Plantar?

Neste artigo você vai conferir tudo sobre a Orquídea Capuz de Freira, vamos mostrar onde comprar, como plantar, como cultivar, como fazer mudas, qual o preço e muito mais. Fique atento para ficar por dentro de tudo sobre esse assunto e não perder nada.

A Orquídea Capuz de Freira conhecida também como Freirinha, tem o nome científico de Phaius Tankervilleae e tem origem de países como a India, Malásia e Sri Lanka.

Guia sobre a Orquídea Capuz de Freira (Phaius Tankervilleae)

A Orquídea Capuz de Freira conhecida popularmente também como pântano orquídea, pântano lírio, freirinha e orquídea freira, tem o nome científico de Phaius Tankervilleae. Essa é uma espécie de orquídea nativa de locais da Ásia, que tem como característica folhas grandes e plissadas e hastes grandes com flores.

Portanto, a Orquídea Capuz de Freira é originária de vários países asiáticos, como Japão, China, Filipinas, Indonésia, podendo ainda ser encontrada em algumas ilhas do Oceano Pacífico. Em seu habitat natural, essa orquídea desenvolve suas raízes apoiadas de forma direta no solo alagado de florestas úmidas.

Se você tem interesse em saber mais sobe a Orquídea Capuz de Freira, então saiba que a seguir vamos mostrar como plantar ela, onde comprar, qual o preço, como cultivar, como fazer mudas e muito mais. Fique de olho neste artigo se está pensando em obter uma orquídea dessa.

1- Como plantar a Orquídea Capuz de Freira?

A Orquídea Capuz de Freira deve ser plantada em lugares que não ficam expostos a temperaturas muito baixas. O solo precisa ser úmido, rico em húmus ou composto e tem que ser bem drenado. Quando for época de inverno, é importante deixar a terra ficar ligeiramente seca e evitar molhar a folhagem quando for regar a planta.

É preciso aplicar fertilizantes de maneira frequente na orquídea quando ela estiver efetivamente crescendo. Mas, o ideal é utilizar só 1/4 da potência do fertilizante, de acordo com as instruções do produto. Saiba que não é preciso usar fertilizante na época mais seca do inverno. Além disso, o ideal é que a orquídea fique sob sombra parcial ou receba luz indireta.

Se for plantar a orquídea em áreas internas, então plante ela em um lugar espaçoso, a terra precisa ser à base de turfa, úmida e muito bem drenada. Além disso, deixe a orquídea em um local bem iluminado sem luz direta do sol e não esqueça de manter o solo úmido.

Orquídea Capuz de Freira

2- Onde comprar? Qual o preço?

Você provavelmente irá encontrar a Orquídea Capuz de Freira para comprar em floriculturas da sua cidade ou então na internet. Já existem vários sites online que vendem plantas, é só conferir a procedência do site para ver se realmente é confiável e adquirir a sua nova orquídea.

O preço da Orquídea Capuz de Freira varia muito de lugar para lugar, mas o preço dessa planta é em torno de R$50,00 a R$500,00. O valor dessa orquídea varia de acordo com as características individuais dela e do local onde está adquirindo essa planta.

3- Como cultivar?

A Orquídea Capuz de Freira é considerada uma das orquídeas mais fáceis que tem de cultivar. Ela pode ser plantada em áreas internas e também externas. Nas áreas internas, essa orquídea deve ser colocada em um recipiente com muito espaço para suas raízes conseguirem se acomodar. A terra precisa ser à base de turfa, bem drenada e úmida. O recipiente precisa ficar sem luz direta do sol, mas perto de um local bem iluminado. A planta pode ser borrifada em temporadas mais quentes.

Já em áreas externas, a orquídea precisa ser plantada em locais que não fiquem expostos a temperaturas muito baixas. O solo precisa ser rico em nutrientes e úmido, a iluminação tem que ser indireta, ou seja, você pode plantar essa planta perto de árvores ou arbustos altos que façam sombra na orquídea.

VEJA TAMBÉM: Presentes de formatura

Orquídea Capuz de Freira como cultivar

4- Como fazer mudas?

Para fazer mudas comece pegando algumas hastes da orquídea capuz de freira, onde já esteja terminando a floração, corte em baixo a haste e passe canela em pó no corte para auxiliar na cicatrização. Depois, pegue hastes nas pontas onde já houve floração e corte, já que essa parte não brota pois já floriu, e no resto encontre onde está uma palha que protege o broto e retire ela para ter brotação.

Agora é preciso cortar em pedaços a haste e consiga areia para fazer as mudas. Pegue uma vasilha ou bandeja e coloque a areia nela. Deixe a areia bem espalhada e deite os pedaços de haste, dando uma apertada leve neles sobre a areia e verifique sempre a disposição das gemas de brotação quando deitar os pedaços na vasilha.

Após fazer isso, é só buscar por um local com sombra, para deixar a vasilha com os pedaços brotar. Lembre-se de deixar a areia sempre úmida de forma leve molhando ela com a ajuda de um borrifados, para assim estimular e acontecer a brotação das mudas. Saiba que se você colocar um plástico transparente cobrindo a vasilha, o processo de brotação vai ser mais rápido ainda.

5- Opinião sobre a capuz-de-feira

Se você gosta de plantas e tem disposição de cuidar delas, saiba que a orquídea capuz de freira é uma boa opção. Ela é uma planta fácil de ser cultivada e tem uma beleza diferenciada. A maioria das pessoas que tem orquídea capuz de freira em casa elogiam ela pelo fácil cultivo e tudo mais. Se você se interessou por essa planta recomendamos que adquira uma.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *