Orquídea Sapatinho (GUIA) Como Cuidar, Preço, Cores

Logo abaixo você vai conferir tudo sobre a orquídea sapatinho, como cuidar dela, o preço, quais são as cores, como cultivar do jeito certo, os tipos e muito mais. Fique atento a este conteúdo para ficar por dentro de tudo sobre a orquídea sapatinho.

A orquídea sapatinho é uma das orquídeas mais populares que existe, ela é muito conhecida por ser uma planta ornamental e de floração única, que deixa qualquer pessoa encantada por sua beleza e características únicas.

Guia sobre a Orquídea Sapatinho

A orquídea sapatinho tem origem asiática e recebe esse nome de sapatinho pois, o formato de sua flor lembra muito um sapato. Essa orquídea pertence ao gênero Paphiopedilum, que tem 96 espécies já catalogadas, variando as flores com cores e tamanhos diferentes.

Além de ser conhecida como orquídea sapatinho, essa planta recebe também muitos outros nomes populares, como: sapatinho de vênus, sapatinho de princesa, orquídea sapatinho de boneca, tamanquinho, sapatinho chinês, orquídea sapatinho de dama, sapatinho de judia, sapatinho de anjo, entre outros apelidos.

A orquídea sapatinho é fácil de cultivar e as suas flores lembram muito algumas plantas carnívoras. Essa espécie é ideal para iniciantes, já que seu cultivo e plantação é bem simples. Logo abaixo vamos mostrar todo o guia sobre essa orquídea que, se você deseja ter uma precisa saber.

1- Como plantar a Orquídea Sapatinho

A orquídea sapatinho pertence ao tipo terrestre, porém não é indicado que essa planta seja cultivada em solo comum. O recomendado é que ela seja plantada em terra preta com húmus de minhoca ou com outro composto orgânico, esse é o solo adequado para o plantio dessa planta. Confira agora o passo a passo de como plantar a orquídea sapatinho do jeito certo:

  • Escolha um vaso para plantar essa orquídea. Lembrando que o vaso precisa ter tamanho suficiente para a planta se desenvolver nele;
  • Adicione a terra misturada com matéria orgânica e substrato até a metade do vaso;
  • Coloque a orquídea com parte do torrão no vaso;
  • Depois, acabe de preencher o vaso com a mistura de terra e matéria orgânica;
  • Após isso, coloque torta de mamona para auxiliar no desenvolvimento dessa planta.

É importante ressaltar que, as orquídeas precisam de replantio. Por isso, elas devem ser replantada a cada dois anos pelo menos.

VEJA TAMBÉM: Orquídea Bambu

Orquídea Sapatinho

2- Como cultivar e cuidar da melhor forma

A orquídea sapatinho precisa ficar em um local com muita luminosidade, mas sem muita luz do sol direta, para evitar que suas folhas e flores se queimem. O local recomendado para manter essa orquídea é em lugares com espaços perto de janelas ou em jardim que recebe luminosidade, porém sem incidência direta do sol.

Essa planta precisa receber água todos os dias no tempo de verão e, no inverno seco a rega pode ser realizada três vezes por semana em quantidades menores de água. O recomendado é que a planta seja regada no início da manhã, para evitar o calor excessivo. Mas, é importante ressaltar que essa planta gosta de água, mas as regas devem ser realizadas para a manutenção da planta, sendo assim, não é recomendado encharcar o solo.

Para ajudar no desenvolvimento da planta e na floração, é bom usar adubos naturais ou fertilizantes químicos. Em relação aos adubos naturais, os mais recomendados são húmus e torta de mamona. Já os fertilizantes químicos podem seguir uma proporção mais equilibrada ou com mais nitrogênio. O horário mais indicado para a adubação é no começo da manhã, evitando assim que a combinação de sol e adubo possam queimar as raízes e folhas da orquídea.

A poda é essencial para a manutenção dessa orquídea, para garantir uma nova floração no próximo ano. Para fazer a pode nessa planta é preciso que a tesoura esteja esterilizada, é importante cortar da ponta da haste até o nível das folhas e finalizar passando canela para evitar que a planta possa ser infectada por bactérias ou pragas. É importante ressaltar que o processo de poda precisa ser realizado somente quando as flores já estiverem caídas ou secas.

3- Tipos de Orquídea Sapatinho

Cada tipo de orquídea sapatinho tem suas características únicas que variam de acordo como elas foram cultivadas e tudo mais. Mas, em geral o que diferenciam elas são as cores, a orquídea sapatinho existe de várias cores, como já vamos falar logo abaixo.

Orquídea Sapatinho como cuidar

4- Cores

As cores da orquídea sapatinho são: amarelo, branco, marrom, verde e vermelho.

5- Nomes para orquídea sapatinho

A orquídea sapatinho como é conhecida popularmente, também tem outros nomes populares, como: sapatinho de vênus, sapatinho, orquídea sapatinho vermelho, orquídea sapatinho de boneca, tamanquinho, sapatinho de princesa, sapatinho de nossa senhora, sapatinho de anjo, sapatinho chinês, sapatinho de judia, orquídea sapatinho de bebê, sapatinho de maneira, orquídea sapatinho de dama, orquídea sapatinho gigante, entre outros apelidos que essa planta tem.

6- Preço

O valor da orquídea sapatinho varia muito, pois depende de diversos fatores. Mas, de forma geral, para mudas novas e sem floração o valor é em torno de R$35,00. Já as mudas adultas com flores ou espécies mais raras podem ter o preço maior que R$100,00.

Orquídeas sapatinho é o nome popular colocado às variedades de orquídeas que pertencem aos gêneros Paphiopedilum e Phragmipedium. Atualmente, existem mais de 90 espécies e híbridos. As orquídeas desse gênero são caracterizadas por serem multi-floridas, pelo crescimento lento, por ter cores, formas e tamanhos diferenciados, onde é possível encontrar diversos estilos para o gênero. A orquídea sapatinho é uma das mais populares que existe entre as orquídeas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *