Os insetos tesourinha são perigosos? Saiba Tudo da Lacraia

Quer saber se os insetos tesourinha são perigosos? A seguir vamos mostrar tudo sobre a lacraia, esse inseto que muitas das vezes acaba causando pavor em algumas pessoas, já que a sua presença causa um incomodo.

Os insetos tesourinhas ou lacrainhas como são popularmente conhecidos, possui dois cercos na extremidade posterior do corpo, que lembra uma tesoura, com duas pinças. Na maioria das vezes eles se escondem nas casas e acabam assustando os moradores.

Os insetos tesourinha são perigosos?

Caso tenha visto o inseto tesourinha em sua casa ou se tiver entrado em contato com esse inseto e ele tiver perfurado a sua pele com suas pinças, saiba que não precisa se preocupar, pois esses bichos não são venenosos. Além disso, esses insetos só reagem quando se sentem ameaçados, assim como outros animais. Portanto, caso aconteça a picada, o corte deve ser tratado como se trata de um arranhão, usando antisséptico para evitar infecções.

Mesmo sendo inofensivos para os seres humanos, esse inseto se trata de uma praga incomoda, principalmente quando surgem muitos deles em casa, já que eles são omnívoros e podem estragar frutos, flores e folhas. Uma boa solução para espantar esses insetos é manter a sua casa bem iluminada e livre de umidades, porém, também existem alguns produtos que ajudam a controlar essas pragas domésticas.

Portanto, fique tranquilo que os insetos tesourinhas são inofensivos para os seres humanos, e podem até contribuir para a manutenção da dinâmica ecológica, já que se alimentam de outros insetos, de musgos e fungos, sendo muitas vezes usados para controlar pragas em plantas.

Os insetos tesourinha são perigosos

Como eliminar inseto tesourinha

Mesmo não sendo um inseto perigoso, a traça conhecida como tesourinha causa muito incomodo nas pessoas, principalmente em grande quantidade, elas infestam dentro de casa ou se tornam praga no jardim. Por isso, confira algumas maneiras de eliminar esse inseto:

Utilizando ácido bórico: Esse ácido é usado como adubo e fertilizante, dessa forma, ele é eficaz também contra pragas como fungos e insetos. Para utilizar ele, é só espalhar pelos locais onde tem infestação de tesourinha.

Predadores naturais: Alguns insetos podem ser predadores, porém são também presas. Uma das opções de predadores para se usar para eliminar as tesourinhas são as centopeias.

Procure por sua residência: Esses insetos sempre estão escondidos em locais escuros, sendo difícil saber onde eles estão se reproduzindo. Por isso, preste bem atenção em onde eles costumam surgir e faça uma busca pela casa, tentando achar o lugar onde eles estão se reproduzindo para acabar com a infestação. Quando encontrar o local, você pode utilizar venenos específicos para matar esses insetos ou pode até utilizar um aspirador de pó para remover eles. Caso nenhuma dessas alternativas funcione, o melhor a se fazer é recorrer a uma empresa de desinfestação ou detetização.

VEJA TAMBÉM: Como eliminar as lacraias

Como evitar o inseto tesourinha

O melhor jeito de se livrar do inseto tesourinha é evitando criar um ambiente propício para seu surgimento. Por isso, existem algumas soluções básicas para evitar infestações desse inseto, confira:

Os tesourinhas gostam de ficar em locais úmidos e escuros para se esconder, por isso evite a água dos ambientes, principalmente em relação aos jardins. Se na sua casa tiver jardim, utilize areia para absorver a água, agora se for em um local interno da casa seque sempre que for preciso e utilize produtos de limpeza adequados.

É importante que você vede locais de entrada, como buracos na parede e espaço abaixo das portas que são ótimos locais para esses insetos entrarem em sua residência para procurarem abrigo. Por isso, cubra esses espaços que criam contato entre o interior e o exterior da casa.

Se o seu caso for tesourinhas no quintal, então procure sempre manter ele limpo, já que as tesourinhas gostam de se alimentar de restos biodegradáveis como restos de folhas e musgos. Portanto, faça frequentemente uma limpeza em seu quintal para evitar esses insetos.

Como matar o inseto tesourinha

Para matar o inseto tesourinha siga as dicas acima de como eliminar esse inseto. Mas, sempre que encontrar um em sua casa procure matar ele, pode ser com o próprio chinelo.

Significado espiritual do inseto tesourinha

Quando as tesourinhas aparecem, significa que há uma perda energética grande naquele ambiente. Pode ser que alguém ou alguma situação está extraindo suas energias, mesmo que você não veja, pode ser a energia da inveja.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *