Pé de Amendoim: Como Plantar, Como Cuidar, Colheita

Saiba tudo sobre o Pé de Amendoim, como plantar, como cuidar, como se prepara o solo, como funciona a colheita e muito mais. Neste artigo você vai conferir tudo o que precisa saber sobre o pé de amendoim.

Não importa se é salgado ou doce, o amendoim é um alimento de muito destaque no mercado brasileiro e faz parte da culinária do país. Ele é da mesma família de plantas como a ervilha e o feijão e está presente na culinária brasileira de diversas formas.

Como plantar pé de Amendoim

O cultivo caseiro do amendoim é fácil e não tem muito segredo. As grandes lavouras utilizam toda mecanização necessária, mas produtores pequenos usam técnicas simples de plantio, tratos culturais e arranque manual. Em casa o amendoim pode ser cultivado em canteiros ou em vasos.

O solo precisa ter muito composto orgânico e esterco de curral curtido. Caso tenha somente esterco de galinheiro, então adicione só a metade da parte que usaria para o esterco bovino. Além disso, saiba que a umidade é essencial, porém o solo não pode estar encharcado e é importante evitar o cultivo em solos argilosos, pois eles impedem a penetração das flores.

Saiba que não é preciso ter adubação nitrogenada, pois como a planta é uma leguminosa, ela possui a capacidade de deixar no solo um teor bom de nitrogênio. Inclusive, se for plantar o pé de amendoim em vaso, saiba que ele deve ser mais largo e ter no mínimo 70 cm de altura, para que as raízes se desenvolvam bem e para uma boa produção de frutos.

Como cuidar de um pé de Amendoim

O amendoim é um alimento típico de regiões quentes, por isso, é preciso manter ele em uma temperatura em torno de 20°C a 30°C e, se for preciso, estabeleça o cultivo protegido com estufas, para manter um controle maior do clima. Saiba que o amendoim não suporta baixas temperaturas e nem excesso de umidade, principalmente no tempo de floração.

Por isso, é necessário estar sempre atento em relação ao ambiente, para garantir que tenha a polinização das plantas, já que sem a polinização não existem sementes. Além disso, outro fator que precisa de atenção é a irrigação, pois o amendoim precisa ter um solo úmido, mas não pode ser encharcado, ou seja, não pode ter excesso de água.

Além disso, saiba que o pé de amendoim precisa de uma alta taxa de luminosidade direta e intensa. Por isso, é importante que essa planta receba iluminação solar direta durante algumas horas do dia. E, no caso de plantio doméstico é preciso ficar atento em relação ao local onde o vaso fica localizado, pois é preciso que deixar a luz entrar naturalmente.

VEJA TAMBÉM: Como plantar Azaléia

Pé de Amendoim

Preparo do solo para plantio de Amendoim

O preparo do solo para plantio de amendoim é uma das etapas mais importantes do plantio, pois essa etapa é fundamental para garantir uma boa produtividade. O ideal é dar preferência à um solo arenoso e fértil, com uma boa drenagem para evitar o encharcamento, que pode prejudicar no crescimento da planta.

Uma dica muito valiosa é plantar o amendoim sobre a palha da cultura anterior. Essa prática conserva o solo, diminui a erosão e ainda auxilia na germinação mesmo sob o período de estiagem, pois mantém a umidade. Além disso, outro benefício é que pode ter uma economia grande no custo do preparo do solo.

Inclusive, é preciso utilizar semeadoras específicas e adequadas para evitar que as sementes fiquem retidas na palhada, sem contato com o solo. Além disso, ervas daninhas precisam ser tiradas desde a hora de preparar o solo para o plantio.

Como plantar Amendoim no saco

Para plantar amendoim no saco é preciso pegar um pequeno recipiente forrar ele com papel toalha e borrifar um pouco de água. Depois, é preciso acrescentar em torno de nove sementes de amendoim, pegar outro pedaço de papel toalha colocar em cima dos amendoins e umedecer borrifando um pouco com água.

Feito isso, é preciso aguardar em torno de sete dias e deixar esse recipiente em um local que não pegue sol. Agora é preciso fazer o plantio, para isso é necessário pegar um saco colocar terra adubada e jogar farinha de osso em cima. Depois, é só abrir um pequeno buraco e colocar o amendoim. Saiba que o ideal é plantar cerca de dois pés em cada saco e pronto.

Colheita de Amendoim

O período de colheita do amendoim vai depender do grupo de amendoim orgânico que foi plantado. Porém, normalmente as folhas começam a amarelar depois de 100 dias de germinação. Quando praticamente 70% das folhas estiverem amareladas o produtor poderá colher amostras das vagens e conferir o grau de maturidade que a semente está.

Apenas dessa maneira tem como verificar se já pode começar a colheita. Portanto, depois de retirar as vagens do solo, elas precisam ficam em um local sem umidade para que possam secar durante algumas semanas e, depois, o amendoim orgânico precisa ser ensacado e colocado em sacos limpos.

É importante que você saiba que a umidade quando entra em contato com o amendoim colhido, pode acabar desenvolvendo fungos que tem toxinas prejudiciais, por isso é necessário armazenar o amendoim em um local seco e sem umidade.

Como se chama o pé de Amendoim

O amendoim possui um nome científico que é Arachis hypogaea. O amendoim é uma planta que veio da América do Sul e faz sucesso em vários países. Ele faz parte da família das leguminosas e, no Brasil é uma das oleaginosas mais cultivadas e é considerada uma das mais importantes da cultura brasileira, juntamente com o feijão e a soja.

Ciclo do Amendoim

O ciclo do amendoim dura em torno de 180 dias. A duração do ciclo do amendoim da germinação à plena maturação pode ser em média de 80 a 180 dias, vai depender das condições climáticas e do genótipo.

Agora que você já sabe tudo sobre o amendoim, aproveite as dicas que mostramos neste post e plante já o seu. E, cuide bem do seu amendoim para que ele possa ser consumido em boa qualidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *