‘Perdi meu histórico escolar’ – Como Tirar 2a Via

0

Se você perdeu o seu histórico escolar e está precisando dele, então confira logo abaixo como tirar a segunda via desse documento. Aproveite este artigo também para conferir alguns assuntos relacionados a isso.

O histórico escolar é um documento muito importante, e assim que o aluno termina as suas atividades escolares é essencial solicitar ele e guardar bem esse documento, pois ele é muito importante.

‘Perdi meu histórico escolar’ o que fazer?

O histórico escolar é como se fosse um atestado de escolaridade, que confirma que tal pessoa cursou e concluiu o ensino fundamental ou o ensino médio. Geralmente, esse documento é necessário para entrar em um curso superior ou para entregar ao empregador.

Os dados em relação a educação no Brasil não são tão bons e acabam sendo até preocupantes, pois de acordo com alguns dados do IBGE cerca de 52,6% dos brasileiros que tem mais de 25 anos de idade ainda não concluíram nem o ensino fundamental, que é a educação básica.

Caso tenha perdido o seu histórico escolar original, saiba que tem como obter outro e para fazer isso é necessário ir presencialmente até a escola onde você estudou e concluiu os estudos e pedir a segunda via do seu histórico escolar.

Normalmente é preciso pagar uma taxa para fazer a nova emissão e esperar alguns dias até o estabelecimento providenciar a via nova. Para que você evite perder de novo ou ter algum outro problema com esse documento, recomendamos que você pegue a segunda via e se dirija até um cartório e tire uma cópia autenticada desse documento, pois dessa forma você vai ficar precavido se perder ou sumir com o histórico escolar de novo.

E, se por acaso você não morar na cidade ou estado onde concluiu os seus estudos, então você pode dar uma procuração para um familiar ou amigo e pedir para que ele solicite o histórico escolar em seu nome.

Como tirar segunda via do histórico escola pela internet

Tem alguns lugares que ainda não tem como tirar a segunda via do histórico pela internet, mas nos estados de Santa Catarina, São Paulo e Paraná já é possível fazer isso pela internet. Esses estados saíram na frente e desenvolveram plataformas online que facilitam muito, pois de um jeito totalmente online tem como tirar a segunda via desse documento.

VEJA TAMBÉM ESSE POST:  Agência Santander de Curitiba-PR (Telefone, Endereço)

Veja agora o passo a passo de como conseguir o histórico escolar do ensino médio pela internet do estado de Santa Catarina:

  • Entre no portal do Estudante Online do Governo do Estado de Santa Catarina;
  • Faça login com os seus dados pessoais que é o número da matrícula e data de nascimento;
  • Coloque o cursos do mouse sobre a opção Documentos e depois clique em Histórico Escolar;
  • Informe os dados que são solicitados e pronto, depois disso o seu histórico escolar vai ser exibido.

Confira agora como conseguir histórico escolar do ensino médio pela internet do Estado de São Paulo:

  • Entre no portal da Secretaria Escolar Digital do Estado de São Paulo;
  • Toque em Concluintes;
  • Informe o número do seu RG;
  • Selecione a UF;
  • Toque na opção Pesquisar e pronto, depois disso o seu histórico escolar vai ser gerado.
VEJA TAMBÉM ESSE POST:  Amazon é Confiável? (2021) Leia antes de Comprar

Veja agora como conseguir histórico escolar do ensino médio pela internet do Paraná:

  • Entre no portal Piá do Governo do Estado do Paraná;
  • Informe o seu CPF;
  • Toque na opção Solicitar;
  • Depois você vai ter acesso à área do aluno, então informe o seu CPF de novo e um número de celular válido, que é onde você vai receber o seu código de segurança;
  • Em seguida, escolha a opção Histórico Escolar e solicite a segunda via do documento.

Como já falamos, grande parte dos estados do Brasil ainda não desenvolveram essa tecnologia que permite que os alunos consigam seu histórico escolar do ensino médio direto pela internet. Por isso, para saber se o seu estado já está adepto a essa opção, ligue na escola onde você concluiu os estudos e confira se tem como tirar o histórico online.

VEJA TAMBÉM: Como assinar por outra pessoa

Perdi meu histórico escolar

Quanto custa a segunda via do histórico escolar

A taxa de emissão da segunda via do histórico escolar vai variar muito, mas em geral o valor é de R$15,00 a R$25,00 a taxa. Mas, é importante verificar com a escola antes o valor da taxa cobrada.

Qual a importância do histórico escolar

Muitas pessoas não sabem a importância do histórico escolar, mas saiba que esse documento é muito importante, principalmente para quem está em busca de uma vaga, uma graduação, uma pós graduação ou uma bolsa de estudo.

VEJA TAMBÉM ESSE POST:  Horário de Saque no Caixa Eletrônico da Caixa (2021)

Caso você esteja procurando uma pós-graduação ou um estágio, além do currículo outro documento que é muito analisado é o histórico escolar. Instituições e empresas vão além na lista de documentos e pedem muitas vezes o histórico escolar e avaliam o desempenho dos candidatos. Isso quer dizer que aquelas notas do segundo grau ou da faculdade que você acha que não tinha importância, pode ter mais importância do que se imagina.

Para que serve o histórico escolar

O histórico escolar é um documento oficial que comprova a situação acadêmica do aluno em relação ao seu rendimento escolar, onde nele consta as disciplinas do curso até a série em que o aluno foi matriculado na instituição, e qual a nota e a situação dele de acordo com cada disciplina.

O histórico escolar é um documento muito importante, e pode ser solicitado ao entrar em uma universidade para fazer um curso superior de graduação ou até mesmo uma pós graduação. Além disso, o histórico escolar na maioria das vezes é analisado antes de uma pessoa ser contratada em uma vaga de emprego ou estágio.

Outros documentos de estudantes

Os documentos mais importantes que o estudante deve ter em mãos e tomar cuidado para não perder, é só histórico escolar e também o diploma que comprova a formação do aluno em tal série ou grau. Por isso, aqui já vai uma dica: assim que pegar esses dois documentos, guarde eles bem guardado, pois os dois são documentos essenciais que devem ser preservados do melhor jeito.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui