Perdi o cartão do SUS – O que fazer?

0

Você perdeu, roubaram, quebrou ou sumiu o seu cartão do SUS? Então não se desespere, pois logo abaixo informaremos tudo o que é preciso fazer caso tenha perdido o seu cartão do SUS. Portanto, fique atento para não perder nada.

O Sistema Único de Saúde mais conhecido como SUS é o nome do sistema público de saúde brasileiro, criado pelos constituintes de 1988, na 267ª Sessão da Assembleia Nacional Constituinte, inspirado no National Health Service do Reino Unido.

Perdi o cartão do SUS

O cartão do SUS é um documento do Sistema Único de Saúde que comprova o cadastro da pessoa, para que assim ela possa ser atendida em postos de saúde e hospitais de todo o Brasil. A apresentação da carteirinha do SUS é necessária para agendar consultas e muito mais.

VEJA TAMBÉM ESSE POST:  Cartão Bradesco Vencido - O que fazer? Posso sacar dinheiro?

É comum que as vezes aconteça de perdermos nossos cartões, principalmente se eles estiverem guardados de forma errada, sem muita segurança. Mas, e quando o cartão perdido é o cartão do SUS, o que fazer? Primeiro, é importante não se desesperar, pois pedir uma nova via desse cartão é mais simples do que se pensa.

O que fazer?

Se você perdeu o seu cartão do SUS é necessário pedir a segunda via, e a mesma pode ser solicitada na unidade de saúde mais perto da sua casa. Para isso, se dirija até a unidade de saúde com os seus documentos pessoais como RG e CPF para obter uma nova carteirinha.

Como saber o número do cartão SUS pelo CPF

Há um tempo atrás o Ministério da Saúde lançou a versão digital do cartão SUS, e por meio dele é possível descobrir o número do cartão, informando somente o número do CPF e data de nascimento. O aplicativo do SUS é bem fácil de ser usado e informando somente o seu CPF e a data de nascimento tem como saber o número do cartão do SUS.

VEJA TAMBÉM ESSE POST:  Como Desligar a Máquina Sicredi
Perdi o cartão do SUS

Recadastramento do cartão SUS

O recadastramento do cartão SUS é muito importante para que aconteça o repasse de verbas da União, condição constante do Programa Previne Brasil. Esse Programa Previne Brasil defini novo modelo de financiamento de custeio da Atenção Primária à Saúde no âmbito do SUS.

E, para fazer o recadastramento é preciso apresentar alguns documentos originais, como Documento de Identificação com foto, pode ser CNH, passaporte ou RG, número de CPF, certidão de nascimento ou casamento e comprovante de endereço.

VEJA TAMBÉM ESSE POST:  Qual o Limite Inicial do Cartão do Banco Inter (2020)

Onde fazer um novo cartão

Para fazer um novo cartão é só se dirigir até a Secretaria Municipal de Saúde do seu município ou em uma unidade de saúde mais perto da sua casa, com seguintes documentos em mãos: CPF, RG, certidão de nascimento ou casamento e o número do PIS/PASEP.

O pedido do Cartão Nacional de Saúde também pode ser realizado nos postos ou centros de saúde, em algum dos hospitais da cidade ou em outro local indicado pela Secretaria de Saúde do Município, ou então, pela Secretaria de Saúde do Estado. Com o cartão do SUS é possível ser atendido em qualquer unidade e serviço do SUS no Brasil todo.

Luiza
Gosto de escrever sobre entretenimento. Assisto TV o dia inteiro, sei das fofocas dos famosos e novidades do entretenimento.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui